Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Composição – Elementos de Contraste

 

03/05/2010

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Compreender as mudanças de partes em uma peça musical por meio do contraste entre elas;

b) Compreender a diferença entre os “materiais musicais” existentes nas diferentes partes da peça e as diferenças entre eles ;

c) Compor uma peça, analisar suas partes e identificar as diferenças no material sonoro utilizado.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      Não é obrigatório nenhum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:

MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573  

MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575 

MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576  

MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577  

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, a coleção “Música: Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração.  

      Atividade 1

      Inicie a aula discutindo sobre a estrutura de um edifício. Ele possui divisões ou apenas uma parte? É todo construído com o mesmo material? Existem funções diferentes para as partes?

      Após as conclusões resultantes da discussão, explique que as composições musicais também possuem uma estrutura com diferentes partes, feitas de diferentes materiais, produzindo diferentes sensações quando ouvidas.

      Atividade 2

      Inicie uma atividade de apreciação: você pode tocar peças para eles no seu instrumento. Opte por músicas que tenham partes claramente distintas. A seguir, algumas sugestões:

- “Beleza Pura” (Caetano Veloso) - http://www.youtube.com/watch?v=ZB0M4IDQ0cM 

- “Eu não sei o que quero” (Mauro/Mao/Sukata) - http://www.youtube.com/watch?v=wZIzh18ygPs              

- "Quadros de uma Exposição" (Mussorgsky) - Passeio, Gnomo e O Castelo Medieval - Veja mais em Recursos Complementares

    http://www.youtube.com/watch?v=k_98452AxFI 

      Peça para que eles identifiquem onde terminam e onde começam as partes das músicas. Que diferenças as partes possuem entre si? Que diferentes sensações essas partes produzem a quem ouve?

      Atividade 3

      Após a audição e discussão sobre as partes das músicas ouvidas, vamos partir para o exercício de composição: divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para comporem uma peça com, pelo menos, duas partes bem contrastantes. Visite os grupos e ajude quando necessário. Discuta qual estratégia será tomada para fazer com que as partes fiquem diferentes – qual ou quais parâmetros ou aspectos da música serão modificados de uma para outra? As duas partes terão letra? Que tal fazer uma introdução? E um final?

Recursos Complementares

"Reflexões sobre unidade em música" - Artigo com observações interessantes sobre a utilização dos elementos de contraste em Música

http://www.anppom.com.br/opus/opus14/104/104-Barbosa.pdf  

Quadros de uma Exposição (Mussorgsky)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadros_de_uma_Exposição 

Avaliação

      Ao fim, os grupos deverão apresentar os trabalhos. Estes deverão ser discutidos pela turma. Aponte aspectos relevantes que não forem comentados. Ajude provocando com perguntas quando julgar necessário. Se possível, grave para posterior apreciação. Avalie:

  1. Os elementos de contraste estavam claros?
  2. Quais as principais diferenças entre as partes contrastantes?

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.