03/05/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
a) Compreender as mudanças de partes em uma peça musical por meio do contraste entre elas;
b) Compreender a diferença entre os “materiais musicais” existentes nas diferentes partes da peça e as diferenças entre eles ;
c) Compor uma peça, analisar suas partes e identificar as diferenças no material sonoro utilizado.
Não é obrigatório nenhum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as aulas sobre os parâmetros do som:
MÚSICA: Parâmetros do som 1 - altura
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15573
MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15575
MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15576
MÚSICA: Parâmetros do som 4 - timbre
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15577
Caro professor, a coleção “Música: Composição” tem o propósito de oferecer um grupo de aulas introdutórias que despertem o interesse dos alunos sobre o ato de compor e de mostrar a existência de um trabalho racional por trás do que muitas vezes é considerado um trabalho divino, um ato de pura inspiração.
Atividade 1
Inicie a aula discutindo sobre a estrutura de um edifício. Ele possui divisões ou apenas uma parte? É todo construído com o mesmo material? Existem funções diferentes para as partes?
Após as conclusões resultantes da discussão, explique que as composições musicais também possuem uma estrutura com diferentes partes, feitas de diferentes materiais, produzindo diferentes sensações quando ouvidas.
Atividade 2
Inicie uma atividade de apreciação: você pode tocar peças para eles no seu instrumento. Opte por músicas que tenham partes claramente distintas. A seguir, algumas sugestões:
- “Beleza Pura” (Caetano Veloso) - http://www.youtube.com/watch?v=ZB0M4IDQ0cM
- “Eu não sei o que quero” (Mauro/Mao/Sukata) - http://www.youtube.com/watch?v=wZIzh18ygPs
- "Quadros de uma Exposição" (Mussorgsky) - Passeio, Gnomo e O Castelo Medieval - Veja mais em Recursos Complementares
http://www.youtube.com/watch?v=k_98452AxFI
Peça para que eles identifiquem onde terminam e onde começam as partes das músicas. Que diferenças as partes possuem entre si? Que diferentes sensações essas partes produzem a quem ouve?
Atividade 3
Após a audição e discussão sobre as partes das músicas ouvidas, vamos partir para o exercício de composição: divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para comporem uma peça com, pelo menos, duas partes bem contrastantes. Visite os grupos e ajude quando necessário. Discuta qual estratégia será tomada para fazer com que as partes fiquem diferentes – qual ou quais parâmetros ou aspectos da música serão modificados de uma para outra? As duas partes terão letra? Que tal fazer uma introdução? E um final?
"Reflexões sobre unidade em música" - Artigo com observações interessantes sobre a utilização dos elementos de contraste em Música
http://www.anppom.com.br/opus/opus14/104/104-Barbosa.pdf
Quadros de uma Exposição (Mussorgsky)
Ao fim, os grupos deverão apresentar os trabalhos. Estes deverão ser discutidos pela turma. Aponte aspectos relevantes que não forem comentados. Ajude provocando com perguntas quando julgar necessário. Se possível, grave para posterior apreciação. Avalie:
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