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Por que o ferro enferruja? (Eletroquímica Aplicada)

 

25/03/2009

Autor e Coautor(es)
ALEXANDRE RODRIGUES SOARES
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GRAVATAI - RS COL ESTADUAL PROFESSOR NICOLAU CHIAVARO NETO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1) Efeito do sal na velocidade de corrosão; 2) Uso de metais de sacrifício; 3) Influência de um pequeno ânodo frente a uma grande superfície de cátodo nas edificações e equipamentos.
Duração das atividades
Uma semana, três aulas (150 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
número de oxidação; reações de oxidação-redução; reatividade dos metais.
Estratégias e recursos da aula

A atual tecnologia é fortemente dependente do uso de materiais metálicos devido às excelentes propriedades físicas e químicas dos metais.
Por outro lado, quase todas as ligas metálicas se deterioram pelo ataque que sofrem do ambiente onde são utilizadas. Os problemas de corrosão são frequentes e ocorrem nas mais variadas atividades (indústria química, naval, automotiva, de construção civil, etc.).
A corrosão preocupa o mundo, que gasta bilhões de dólares ao ano para repor as perdas por ela causada.

Experimento
Este experimento tem por objetivo ilustrar ou desenvolver alguns conceitos básicos da corrosão:
1) Efeito do sal na velocidade de corrosão;
2) Uso de metais de sacrifício;
3) Influência de um pequeno ânodo frente a uma grande superfície de cátodo nas edificações e equipamentos.

Material
- 4 latas de folha de flandres (leite em pó, creme de leite, etc.);
- zinco metálico (5g por conjunto de latas);
- água do mar ou usar solução aquosa de cloreto de sódio (NaCl) a 3,5% (p/v).

Procedimento
Use 4 latas semelhantes, limpas e em bom estado. Numere-as de 1 a 4.
Faça um risco no fundo das latas 2, 3 e 4 (utilize um objeto pontiagudo como um prego, saca-rolhas, etc.). Arranhe duas ou três vezes para garantir que a camada de estanho seja removida.
Para um conjunto de latas pequenas de nescau (de 200g) são suficientes 800 ml de água do mar (ou prepare a solução aquosa de cloreto de sódio).
As latas deverão ser usadas como indicado a seguir:

1) lata sem arranhão, com água até 2 ou 3 cm da boca;
2) lata com arranhão, com água até 2 ou 3 cm da boca;
3) lata com arranhão, com a água salgada;
4) lata com arranhão, com água salgada e zinco.
O zinco deve ser colocado no fundo da lata 4, próximo ao arranhão, formando um pequeno monte.
Faça as observações de 24 em 24 horas e anote-as numa tabela com a seguir (copie-a em tamanho adequado para fazer as anotações):

________________

Professor: A explicação dos fenômenos envolvidos é complexa para o aluno, a experiência serve muito bem para ilustrar (introduzir) o que o professor irá explicar nas aulas seguintes a respeito de eletroquímica (reações de oxidação-redução).

Avaliação
Análise qualitativa das anotações feitas pelos alunos. É importante a qualidade das observações feitas pelos alunos para poder acompanhar as aulas seguintes.
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