19/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Identificar estratégias de uma leitura fluente e com entonação adequada para ler um texto.
Estimular a leitura oral.
Identificar as funções de cada sinal de pontuação para melhorar a leitura oral.
Desenvolver o espírito crítico em relação às leituras dos colegas e a sua própria.
Desenvolver técnicas de postura e comportamento durante a apresentação de uma leitura e/ou locução.
Melhorar a comunicação e a expressão oral.
Domínio de habilidades de leitura e de escrita.
Habilidade de comunicar com concisão informações de seu interesse.
Domínio do registro linguístico adequado aos propósitos do trabalho proposto.
Identificação, nos suportes, de fontes de informação.
Habilidade de identificação de informações explícitas.
É necessário que os alunos tenham conhecimentos mínimos de internet e das ferramentas que ela oferece para a sua utilização; compreendam a dinâmica de um debate ou "mesa redonda".
Professor,
Inicie as aulas, perguntando aos alunos se já ouviram ou leram alguma história fantástica, que tenha como personagem um lobisomem.Ouça as respostas e peça que façam um breve reconto do que já ouviram ou leram.
Você pode fazer um registro escrito e/ou gravado das histórias recontadas pelos alunos. Para não ficar cansativo, você pode selecionar ou inscrever um limite de alunos para recontar a sua história.
Que informações em comum aparecem nos relatos? Que características podemos destacar sobre personagens do universo fantástico?
Liste-as e depois mostre algumas informações já selecionadas sobre o assunto.
Peça para que os alunos façam a leitura da lenda do Lobisomem:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_ lobisomem.htm (Acesso em 02/04/2010)
Apresente, por fim, um curta de animação, cujo título é "O Lobisomem e o Coronel".
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1518 (Acesso em 02/04/2010)
Peça que os alunos observem:
1. A forma que é contada a história.
2. A ilustração da história.
A forma utilizada para contar a história é o "repente". Pergunte aos alunos se eles sabem ou já ouviram um repentista "contar uma história". Se não, você pode falar brevemente sobre essa técnica oral de "contar e cantar histórias"
Professor, mostre a sua turma uma apresentação de repentistas, para ilustrar a sua explanação. Acesse:
http://www.teatrodecordel.com.br (Acesso em 02/04/2010)
http://www.juazeiro.ce.gov.br/gerenciador/noticias/fotos/med_09072009_2879_repentistas.jpg (Site e imagem acessadas em 02/04/2010)
Professor,
Pergunte aos alunos como seria o curta de animação apresentado anteriormente, se fosse contado de uma forma "convencional", através da leitura oral.
Em um primeiro momento, improvise essa leitura. Peça para que um aluno faça essa locução, vendo apenas as imagens. Tire o som do curta.
Em um segundo momento, divida a turma em grupos. Peça que cada um escreva a história a ser lida oralmente. Deixe o curta de animação passando, enquanto os alunos escrevem suas versões. Disponibilize tempo para que os alunos corrijam suas produções, trocando-as entre si. Escolha alguns alunos ou pergunte quem gostaria de ler em voz alta a sua redação para que os colegas avaliassem se a escrita está clara e facilmente compreendida por todos e se atendeu os objetivos propostos. Deixe que escrevam quantas versões forem necessárias para que o texto fique 'bom' no julgamento deles mesmos. Se precisar, faça alguma intervenção quando observar algum problema mais grave de redação ou de textos com uma qualidade inferior ao nível desejável do ano escolar em que estiver lecionando.
Professor,
É o momento de apresentação das produções escritas pelos grupos. Peça que escolham a melhor maneira de apresentá-las. Um narrador único ou a divisão em falas das personagens da história, entre os integrantes do grupo, incluindo um narrador.
Não se esqueça de registrar as apresentações, quer seja por gravações, quer seja por filmagem.
Durante as apresentações, observe a fluência na leitura dos alunos, bem como a entonação, o ritmo, as pausas necessárias decorrentes da pontuação. Além da sua observação, peça que os alunos que assistem à apresentação, façam o mesmo e registrem as observações críticas.
Professor,
Inicie as aulas com uma "mesa redonda", uma discussão das leituras apresentadas. Reflitam sobre algumas questões:
Para ilustrar e ajudar nessa reflexão, apresente a gravação ou filmagem feita na aula anterior de cada grupo.
Além desses aspectos a serem observados e evidenciados em discussão em sala de aula, observe a maturidade dos alunos em aceitar as críticas ao trabalho produzido. Saber ouvir o outro é tão importante quanto falar, expor sua opinião.
Ao final da "mesa redonda", faça um levantamento dos aspectos a serem observados pelos grupos, a fim de serem corrigidos e melhorados nas próximas aulas.
Professor,
Antes de propor a retextualização e a nova leitura com as correções a serem feitas, converse com os alunos sobre o trabalho de um dublador - algo muito parecido com o que eles estariam fazendo.
Apresente a eles um vídeo reportagem sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=E9H_FjGWay0&feature=related (Acesso em 02/04/2010)
Professor,
Reorganize os grupos. Se possível, cada grupo em um lugar e separados dos outros grupos, para que possam assistir às imagens e fazer a retextualização da leitura da história.
Feita a correção do texto, faça o registro da leitura oral de cada grupo.
http://bloglog.globo.com/FCKeditor/UserFiles/Image/Dublagem%20013(4).jpg (Acesso em 02/04/2010)
Se necessário, interrompa-os para reverem a leitura oral feita de um determinado trecho.
Além disso, os grupos podem incluir na gravação e/ou filmagem, alguns elementos sonoros para compor a "trilha sonora" da história. Os alunos podem ter acesso ao site de como produzir uma trilha sonora de uma história. Ei-lo:
http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/som-e-trilha-sonora/exercicio (Acesso em 02/04/2010)
Professor,
Incentive seus alunos a produzirem o seu próprio curta de animação. Apresente a eles uma técnica fácil e de um belo resultado - a xilogravura de cordel, bem dentro do contexto do estilo do curta de animação apresentado. Eles podem, ao invés de utilizar as ferramentas próprias para a xilogravura, usar instrumentos que têm em seus estojos escolares: uma tesoura, uma caneta sem tinta, a ponta fina de um compasso, palito de dente, pau de laranjeira (daqueles usados por manicures) e papel cartão ou outros. Há várias técnicas de impressão de gravuras: usar bandejas de isopor, papel cartão com tinta nanquim...
http://www.youtube.com/watch?v=4p96AWO5Kgw (Acesso em 02/04/2010)
Professor,
Você pode pedir o auxílio do(a) seu(sua) colega da área de artes para tal intento. Ele (a) auxiliaria os alunos no que fosse preciso para criar as ilustrações da história. Registre esses momentos de criação e confecção, para uma galeria de fotos de todo o processo a ser colocada em exposição no painel da escola.
Depois, professor, você pode transformar o produto final da sequência de aulas - as gravações com a leitura das histórias feitas pelos alunos em várias possibilidades:
.Um áudio livro e este ser presenteado para a biblioteca da escola e para alguma instituição que atende portadores de necessidades especiais.
.Apresentar a gravação e as cenas do curta de animação em uma sessão para os alunos das outras salas e/ou à comunidade escolar, juntamente com o trabalho de ilustração do curta de animação em xilogravura.
Proponha também a leitura de uma obra literária, cujo título se assemelha ao do curta de animação:
http://blogs.utopia.org.br/levi/files/coronelelobisomem.jpg (Acesso em 02/04/2010)
E ainda, podem assistir ao filme baseado na obra homônima.
Professor,
Para ilustrar melhor as aulas, acesse os seguintes links:
www.teatrodecordel.com.br - Teatro de Cordel (Link acessado em 02/04/2010)
http://www.ablc.com.br/ - Academia Brasileira de Literatura de Cordel. (Link acessado em 02/04/2010)
Livro: ESCHER. M. C. Gravura e Desenhos. São Paulo: Paisagem, 2004.
Professor,
Observe a partir dessas aulas, se os alunos se sentiram mais motivados a ler oralmente na escola, se criaram o hábito da leitura.
Avalie a leitura dos alunos, se houve uma melhora na fluência, na entonação ao ler, nas pausas necessárias, na utilização de uma pontuação adequada, principalmente daqueles que ainda não tinham essa habilidade.
Observe como os alunos recepcionaram a ideia de ler imagens. Avalie a aceitação deles em relação a essa prática.
Durante o desenvolvimento da atividade de xilogravura, observe os alunos quanto à aptidão para tal atividade e também em relação à organização e limpeza dos materiais de pintura e da área de trabalho.
Essa proposta de aula exige uma participação efetiva dos alunos em relação à manifestação oral e expressão de opiniões. Portanto, observe se todos os alunos estão realmente envolvidos nas discussões promovidas em sala.
No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto à capacidade de produção escrita e oral, competência para organização e desenvolvimento de um esquema que antecede a produção do texto; sua habilidade em amarrar os elementos textuais, de forma a tornar o texto coerente e coeso; a aptidão para fazer inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e a sua realidade imediata.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/04/2011
Cinco estrelasCristiane sua aula está maravilhosa, bem estruturada e desenvolvida. O aluno vai ler bastante, e o envolver da literatura de cordel deu um fecho com chave de ouro. Gosto muito de cordel, repente, rap são estilos que registram as histórias humorísticas do nosso dia a dia. Parabéns.
09/08/2010
Cinco estrelasSua aula está maravilhosa. Menina, quanta criatividade, hém? Estou fazendo um curso que solicitou analisar uma aula do portal do professor. Escolhi a sua. Posso pegar umas idéias? Claro que vou ter que fazer muitas adaptações, pois trabalho com o 1º ano do ciclo incial. Mas, gostei muito e você me deu ótimas sugestões. Valeu mesmo. xauzinho e muito obrigada.