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Trabalhando com a inclusão nas aulas de basquete

 

01/07/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marco Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Incentivar a participação de todos alunos nas tomadas de decisões durante a aula.

- Desenvolver atividades relacionadas ao basquete que envolva todos os alunos da turma.

- Aprender a respeitar as dificuldades dos colegas de turma.  

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A formação de indivíduos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todos tenham acessos a condições dignas de moradia, alimentação, trabalho e saúde, também passa pela escola e, mais específicamente, pelas aulas de educação física.

Nesta aula, abordaremos o tema da inclusão, nas aulas de educação física, através de atividades ligadas ao basquete. Através dessas atividades, buscamos  a construção de um indíviduo comprometido e engajado na busca de uma sociedade realmente inclusiva.

O basquete é uma atividade de fácil aceitação e de amplo conhecimento, estando ligada ao esporte competitivo a sua prática mais conhecida. Nesta aula, tentaremos mostrar outra maneira de trabalhar o esporte, que também pode ser uma ferramenta importante no processo de inclusão.

Professor, ao iniciar a aula, apresente alguns questionamentos aos seus alunos, a respeito da participação deles na atividade, procurando fazer com que eles sugiram formas de auxiliar os seus colegas, pensadas de forma coletiva e não apenas individual, para tornar a aula efetivamente inclusiva, .

Primeira atividade: “Basquete Participativo”. Nesta atividade, a turma será dividida em quatro grupos. Dois grupos devem ficar em uma metade da quadra e os outros dois grupos na outra metade. Com esta formação, ocorrem dois jogos ao mesmo tempo, um em cada metade da quadra. Cada grupo deve ter no máximo quatro alunos em quadra, ao mesmo tempo, para que o jogo não fique confuso.

Promova um rodízio entre os alunos, para que todos participem da atividade proposta. Os alunos só podem arremessar a bola na cesta, depois de trocar um número de passes igual à quantidade de alunos do grupo, por exemplo, se o grupo tem quatro alunos, eles terão que trocar quatro passes seguidos, antes de arremessar. Não permita que o mesmo aluno arremesse duas vezes seguidas para a cesta. Antes que isso aconteça, é preciso que todos os outros alunos do grupo já tenham arremessado. As regras do jogo serão as regras do basquete tradicional.   

Dica: Professor, se a sua escola não possui uma quadra com tabela de basquete, adapte duas cestas de plástico ou arco, para servirem como alvos. Peça que alunos segurem as cestas.

Segunda atividade:  “Basquete Inclusivo”. Nesta atividade, a turma deve ser dividida em dois grandes grupos e cada grupo deve ocupar uma metade da quadra. O jogo será disputado na quadra inteira. Neste jogo, a movimentação da bola será feita somente através de passes, não é permitido driblar (quicar a bola no solo), nem correr com a bola nas mãos. Também não é permitido voltar a bola para o jogador que fez o passe. Ao receber a bola, o jogador deverá passá-la para outro companheiro da equipe. Assim, o jogo torna-se mais democrático, pois mais alunos participarão.

Dica: Não permita que apenas os mesmos alunos arremessem a bola para a cesta e que um mesmo aluno arremesse duas vezes seguidas, para que isso não aconteça, todos os alunos do grupo precisam ter arremessado pelo menos uma vez.

Terceira atividade:  “Basquete sempre Juntos”. Como na atividade anterior, a turma será dividida em dois grandes grupos, que devem ocupar, cada um deles, uma metade da quadra. Peça que os alunos formem duplas dentro dos seus próprios grupos, essas duplas ficarão unidas por um pedaço de barbante amarrado na perna (na altura do tornozelo). O deslocamento pela quadra será feito sempre em duplas. Não é permitido passar a bola para o companheiro de dupla, o passe deve ser feito entre duplas.

Dica: Estimule a formação das duplas, entre alunos que tenham níveis de habilidade diferentes, a fim de que essa troca de experiência possa ser enriquecedora para os dois alunos,  os mais habilidosos ajudarão os que têm mais dificuldade.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor promova um debate com os seus alunos abordando algumas questões importantes para a compreensão da proposta da aula desenvolvida:   

1)Vocês acham que essa atividade foi realmente inclusiva, fez com que todos os alunos participassem efetivamente da aula?   

2) O que você aprendeu nesta aula que pode ser levado e posto em prática na sua vida fora das aulas de educação física?

  3) Vocês gostariam de participar de mais aulas com essa proposta? Porque?  

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