Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de Rebater: conhecendo os materiais

 

17/05/2010

Autor e Coautor(es)
Tiago Lisboa Bartholo
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Listar jogos, brincadeiras e modalidades esportivas que trabalhem a técnica de rebater.

Identificar os implementos utilizados para rebater a bola.

Selecionar, a partir da lista de atividades, diferentes jogos de rebater.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Caro professor, essa é a primeira aula de um plano de unidade que pretende apresentar diferentes jogos e modalidades esportivas que trabalham diferentes técnicas de rebatida. A primeira parte da aula consistirá na elaboração de uma grande lista de jogos e brincadeiras com jogos de rebater. Os alunos serão divididos em grupos de 6 alunos cada. Como estratégia metodológica, o professor utilizará a técnica do brainstorming (tempestade de idéias) com a pergunta: “Quem conhece um brincadeira que utiliza a técnica de rebater durante o jogo?”

Dica: Caso o professor atue em mais de uma turma da mesma série poderá repetir a aula e certamente encontrará brincadeiras diferentes em cada turma.

Compare as listas e estimule o encontro entre as turmas. Dessa forma, os alunos poderão ensinar, uns aos outros, brincadeiras e jogos que eles conhecem. A formulação da lista deverá durar 10 minutos. Ao final cada grupo deverá apresentar ao restante da turma sua lista de jogos. A medida que os alunos apresentam os jogos o professor irá listá-los no quadro negro. Um grupo após o outro, teremos, ao final, um grande mural com os jogos de rebater conhecidos pela turma.   

Atividade 2: A segunda parte da aula será a divisão dos jogos a partir dos implementos utilizados para rebater a bola ou outro objeto. Teremos assim jogos que utilizam diferentes tipos de raquete, bastão, as mãos etc. Nesse momento o professor deverá mostrar aos alunos alguns exemplos de implementos utilizados nos jogos de rebater. Recomendo ilustrar com materiais diversificados como, por exemplo, um bastão de basebol, bastão de taco feito de madeira, raquete de tênis, raquete de tênis de mesa, raquete de frescobol etc. Os alunos deverão ser capazes de identificar, a partir dos materiais apresentados, os respectivos jogos de rebater. O professor poderá explorar também a evolução dos materiais. A raquete de tênis poderá ser um bom exemplo. Procure fotos ou mesmo um exemplar para levar para a escola de raquete de tênis de madeira (década de 1970) outro de alumínio (década de 1980) e uma raquete moderna feita de grafite ou kevlar (década de 1990). Os alunos deverão observar a diferença de peso, espessura das raquetes e o desenho das raquetes (design).

 

Dica: Posteriormente os alunos poderão experimentar em aulas práticas as diferenças de desempenho das raquetes supracitadas.   

 

Atividade 3: Na parte final da aula, os alunos deverão selecionar, a partir do grande mural sobre os jogos de rebater, 4 atividades para serem praticadas em aulas posteriores de educação física. Dependendo do interesse dos alunos e da disponibilidade de aulas, o professor poderá aumentar ou diminuir o número de jogos selecionados. Para fins desse bloco de unidade serão apresentadas estratégias de ensino dos seguintes jogos: 1) Tênis de Quadra, 2) Taco, 3) Beach Tennis, 4) Frescobol. Os jogos selecionados apresentam diferentes implementos para rebater e diferentes locais/pisos para a prática dos jogos de rebater.

Recursos Complementares

Para maiores informação sobre a modalidade esportiva Tênis acessar o site da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) 

 

Para maiores informação sobre a modalidade esportiva Beach Tennis acessar o site da Federação de Beach Tennis do Estado de Rio de Janeiro 

 

Avaliação

Ao final da aula, o professor reunirá a turma e iniciará um debate sobre os pontos trabalhados na aula: 1) Quais materiais são utilizados nos jogos de rebater? 2) Quais diferenças podem ser destacadas entre os diferentes jogos listados? Em relação as regras/ aos locais utilizados para a prática/ aos implementos para rebater.   

A lista elaborada pelos alunos, na primeira atividade da aula, também poderá ser utilizada como instrumento de avaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ramon Lima, Escola Marcelino Champagnat , Paraná - disse:
    ramonedfis@yahoo.com.br

    04/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula, muito bem estruturada, podendo ser utilizada até mesmo de forma separada, para dar maior ênfase à alguns pontos, ou até mesmo, temas transversais como pluralidade e diversidade de culturas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.