04/05/2010
Suzana Maria Brito e Shirley Albuquerque
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter tido contato com as letras que constituem o alfabeto.
1° MOMENTO – Conversando sobre o alfabeto e construindo o texto coletivo.
Iniciamos essa aula reunindo as crianças, e lançando para a turma o seguinte questionamento: O que é o alfabeto?
O professor deverá perguntar a cada criança o que ela entende que seja o alfabeto, podendo a medida que eles forem falando, ir registrando no quadro essas informações. Depois desse momento constrói com eles coletivamente esse conceito, isso é, a partir do que as crianças trouxeram o professor escreve, no quadro ou em uma cartolina, um texto com essas informações.
Após essa discussão o professor poderá solicitar que as crianças o auxiliem para escrever o alfabeto, podendo chamar atenção do grupo que, de acordo com o novo acordo ortográfico, as letras K, Y e W são incluídas agora no alfabeto.
Ao escrever o alfabeto o professor poderá destacar que esse é dividido em consoantes e vogais, podendo destacar para o grupo de crianças quais dessas letras são vogais e quais são consoantes.
Depois o professor poderá proporcionar uma pesquisa sobre o que é alfabeto, em gramáticas, dicionários, etc.
Ao final de toda essa etapa o professor poderá, junto ao grupo, construir um texto síntese das informações trazidas pelas crianças e as novas informações lidas pelas mesmas. O professor poderá, ao concluir o texto, solicitar que as crianças copiem esse texto em seu caderno (lembramos que a cópia é extremamente importante, contanto que tenha significado) ou reproduzí-lo para que seja colado no caderno das crianças.
2° MOMENTO – Conversando o conceito de ordem alfabética.
Nesse momento o professor trará para a sala de aula um alfabeto móvel e poderá solicitar algumas crianças para organizar as letras na ordem. Em conjunto o professor vai questionando qual letra vem antes, qual vem depois etc.
Depois desse momento pode-se ser aberta uma conversa com as crianças lançando o questionamento se existem objetos ou situações que necessitam ser organizados pela ordem alfabética.
O professor poderá solicitar que as crianças se organizem pela ordem alfabética, organizem os livros de história da sala como qualquer outra situação que seja significativa para o grupo. Lembrando que é importante que também se destaque situações onde apareça a necessidade de se colocar em ordem palavras iniciadas pela mesma letra.
3º MOMENTO – Jogando a adedonha
A adedonha é um jogo coletivo no qual todos devem responder sobre alguns temas de acordo com a letra que foi sorteada. Aquele que responder primeiro é o vencedor.
Se o grupo já conhece o jogo o professor poderá relembrar as regras coletivamente escrevendo-as no quadro.
Depois desse momento, o professor poderá dividir a sala em grupos e pedir que as crianças joguem a adedonha.
Se o grupo não conhece o jogo da adedonha, o professor poderá construir com eles as regras desse jogo e depois dessa construção, dividir a sala em grupo e solicitar que os mesmos joguem.
APRESENTO AS REGRAS CONSTRUÍDAS PELA TURMA DO 2º ANO DO NEI
Exemplo de ficha.
LETRA |
FRUTA |
OBJETO | PAIS/CIDADE/ESTADO |
NOME DE PESSOA |
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Os atributos das colunas poderão ser alterados.
O professor também poderá proporcionar em uma ambiente de multi mídia o jogo com as letras no endereço eletrônico abaixo:
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 1 classificações
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11/02/2013
Quatro estrelasMuitoa boa a aula, conceitos e estratégias as crianças com certeza irão gostar.