Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pilatos? Não Pilates!

 

07/05/2010

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a história,as verdades e mentiras a respeito do método Pilates.

Vivenciar de forma lúdica, algumas práticas e princípios do método Pilates.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários

Estratégias e recursos da aula

     O pilates, ou método pilates é um sistema de exercícios combinados com alongamentos. Atualmente, o método vem ganhando muito espaço  em academias, clínicas fisioterápicas, escolas, entre outros ambientes. Apesar de ser uma prática com inúmeros benefícios, às vezes, têm suas qualidades exageradas pela mídia, sendo vendida como uma modalidade indicada a todos. Como o Pilates é praticado por inúmeras celebridades nacionais e internacionais, apresenta um preço de mercado mais caro que o de outras práticas. É papel do professor provocar que os alunos construam um olhar crítico e consciente sobre as práticas corporais; de forma que eles consigam ver além das propagandas, elegendo as práticas corporais mais adequadas ao seu perfil.

Atividade I: Pilates o que é?            

 Duração: aproximadamente 30 min   

Em uma sala com recursos audiovisuais, o professor deve apresentar para seus alunos as imagens abaixo e perguntar se eles sabem qual modalidade esta sendo representada, ou o que esta sendo praticado em cada uma delas. Caso a escola não possua os recursos audiovisuais, o professor pode imprimir as fotos e apresentá-las em cartazes.         

fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://pilatesrodrigonano.files.wordpress.com/2009/07/42-167015701.jpg&imgrefurl=http://pilatesrodrigonano.wordpress.com/&h=480&w=360&sz=44&tbnid=eqcvbTI7En90jM:&tbnh=129&tbnw=97&prev=/images%3Fq%3Dpilates%2Bgr%25C3%25A1vida&hl=pt-BR&usg=__Rts1Lg1jV1m2WdqnGIXoA3lR-Cc=&ei=hoa3S_-zKI6MuAe-rcm6Dg&sa=X&oi=image_result&resnum=5&ct=image&ved=0CB0Q9QEwBA acesso em março de 2010 

Acesso em março de 2010:   http://saude.hsw.uol.com.br/pilates.htm 

Acesso em março de 2010: http://saude.hsw.uol.com.br/pilates2.htm  

Acesso em março de 2010:  http://www.melhoramiga.com.br/tag/exercicios-para-criancas/ 

Em seguida, deverá iniciar uma discussão a respeito de o que eles sabem sobre o Pilates, se eles já ouviram falar de alguém ou algum lugar onde o Pilates é praticado. E então, passar rapidamente  um breve histórico da modalidade. Abaixo o link com o histórico segundo a Associação Brasileira de Pilates:

http://www.abpilates.com.br/site/metodos.asp?id=3 acesso em março de 2010 

Feito isso, o professor deve construir com seus alunos o seguinte quadro, relacionando e questionando os benefícios atribuídos ao Pilates( segundo os sites http://pilates.tudosobre.org/beneficios e http://www.portalpilates.com/, acesso em março de 2010)  e suas possíveis relações com outras atividades.    

BENEFÍCIOS DO PILATES

MODALIDADES QUE TAMBÉM PODEM ATINGIR ESSE OBJETIVO

Estimula a circulação

Futebol, corrida, natação, ciclismo e etc...

Melhora o condicionamento físico geral

Musculação, hidroginástica, capoeira e etc...

Promove melhoras nos níveis de consciência corporal

Dança, Yoga, Circo e etc...

Melhora a coordenação motora

Circo, Ginástica artística, Capoeira e etc...

Melhora a flexibilidade

Dança, Ginástica rítmica, Yoga e etc...

Melhora a amplitude muscular

Capoeira, Ginástica Artística, Circo e etc...

Auxilia em um alinhamento postural adequado

Dança, Tai chi chuan, Natação e etc...

O quadro acima é apenas um modelo a ser completado com atividades físicas mais presentes e populares em cada região.

Atividade II: Entrevista pela escola.                                                      

Duração: Aproximadamente: 20 min  

Após a discussão e apresentação da modalidade, o professor pedirá que cada estudante saia pela escola e entreviste duas pessoas a respeito do Pilates. Abaixo algumas sugestões de perguntas.

  • Você já ouviu falar do método Pilates?
  • Você sabe quais os benefícios desse método? Ou quais seus objetivos?
  • Você tem conhecimento de alguém que pratique? É uma pessoa próxima de você ou alguém distante, como um artista?

Depois de feita a pesquisa, o professor deverá propor uma breve discussão a respeito de como foi a entrevista e seus resultados.

Atividade III: Experimentação do método.                                                    

Duração: aproximadamente – 30 min  

Nessa parte da aula, o professor deverá distribuir um colchonete para cada aluno e pedir que eles se espalhem no ambiente, de modo que mesmo deitados e com os braços abertos, eles não toquem seus colegas. O professor deverá então passar para seus alunos a seguinte seqüências de exercícios.

http://www.cuidandodocorpo.com/2010/02/pilates-em-casa.html acesso em março de 2010.  

Atividade IV: Produção de cartazes.

Duração: aproximadamente – 20 min

 O professor deverá pedir que seus alunos construam alguns cartazes informativos a respeito do método Pilates a serem compartilhados com a comunidade da escola. Para isso o professor irá dividir a turma em 4 grupos e cada um ficará responsável pela construção de um cartaz com determinado aspecto do Pilates trabalhado na sala. Para isso, o professor deverá fornecer os materiais necessários para a confecção( cartolina, revistas, papel craft e etc...) e auxiliá-los em qualquer questão. Sugestões de temas para cada grupo:   

Grupo 1: História do método Pilates.

Grupo 2: Benefícios do Pilates e suas relações com outras atividades físicas.

Grupo 3: Resultado da pesquisa na escola.

Recursos Complementares

Avaliação

Duração: aproximadamente – 10 min  

Com seus alunos em roda em um ambiente agradável, o professor deverá iniciar uma discussão a respeito de tudo o que foi construído ao longo das aulas. Se os alunos conseguem perceber o que eles sabem agora, que não sabiam no começo da aula. Qual visão eles tem do Pilates? Quais seus benefícios, suas limitações? Quais outras atividades podem atingir objetivos similares aos do Pilates?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.