07/05/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Conhecer a história,as verdades e mentiras a respeito do método Pilates.
Vivenciar de forma lúdica, algumas práticas e princípios do método Pilates.
Não são necessários
O pilates, ou método pilates é um sistema de exercícios combinados com alongamentos. Atualmente, o método vem ganhando muito espaço em academias, clínicas fisioterápicas, escolas, entre outros ambientes. Apesar de ser uma prática com inúmeros benefícios, às vezes, têm suas qualidades exageradas pela mídia, sendo vendida como uma modalidade indicada a todos. Como o Pilates é praticado por inúmeras celebridades nacionais e internacionais, apresenta um preço de mercado mais caro que o de outras práticas. É papel do professor provocar que os alunos construam um olhar crítico e consciente sobre as práticas corporais; de forma que eles consigam ver além das propagandas, elegendo as práticas corporais mais adequadas ao seu perfil.
Duração: aproximadamente 30 min
Em uma sala com recursos audiovisuais, o professor deve apresentar para seus alunos as imagens abaixo e perguntar se eles sabem qual modalidade esta sendo representada, ou o que esta sendo praticado em cada uma delas. Caso a escola não possua os recursos audiovisuais, o professor pode imprimir as fotos e apresentá-las em cartazes.
Acesso em março de 2010: http://saude.hsw.uol.com.br/pilates.htm
Acesso em março de 2010: http://saude.hsw.uol.com.br/pilates2.htm
Acesso em março de 2010: http://www.melhoramiga.com.br/tag/exercicios-para-criancas/
Em seguida, deverá iniciar uma discussão a respeito de o que eles sabem sobre o Pilates, se eles já ouviram falar de alguém ou algum lugar onde o Pilates é praticado. E então, passar rapidamente um breve histórico da modalidade. Abaixo o link com o histórico segundo a Associação Brasileira de Pilates:
http://www.abpilates.com.br/site/metodos.asp?id=3 acesso em março de 2010
Feito isso, o professor deve construir com seus alunos o seguinte quadro, relacionando e questionando os benefícios atribuídos ao Pilates( segundo os sites http://pilates.tudosobre.org/beneficios e http://www.portalpilates.com/, acesso em março de 2010) e suas possíveis relações com outras atividades.
BENEFÍCIOS DO PILATES |
MODALIDADES QUE TAMBÉM PODEM ATINGIR ESSE OBJETIVO |
Estimula a circulação |
Futebol, corrida, natação, ciclismo e etc... |
Melhora o condicionamento físico geral |
Musculação, hidroginástica, capoeira e etc... |
Promove melhoras nos níveis de consciência corporal |
Dança, Yoga, Circo e etc... |
Melhora a coordenação motora |
Circo, Ginástica artística, Capoeira e etc... |
Melhora a flexibilidade |
Dança, Ginástica rítmica, Yoga e etc... |
Melhora a amplitude muscular |
Capoeira, Ginástica Artística, Circo e etc... |
Auxilia em um alinhamento postural adequado |
Dança, Tai chi chuan, Natação e etc... |
O quadro acima é apenas um modelo a ser completado com atividades físicas mais presentes e populares em cada região.
Duração: Aproximadamente: 20 min
Após a discussão e apresentação da modalidade, o professor pedirá que cada estudante saia pela escola e entreviste duas pessoas a respeito do Pilates. Abaixo algumas sugestões de perguntas.
Depois de feita a pesquisa, o professor deverá propor uma breve discussão a respeito de como foi a entrevista e seus resultados.
Duração: aproximadamente – 30 min
Nessa parte da aula, o professor deverá distribuir um colchonete para cada aluno e pedir que eles se espalhem no ambiente, de modo que mesmo deitados e com os braços abertos, eles não toquem seus colegas. O professor deverá então passar para seus alunos a seguinte seqüências de exercícios.
http://www.cuidandodocorpo.com/2010/02/pilates-em-casa.html acesso em março de 2010.
Duração: aproximadamente – 20 min
O professor deverá pedir que seus alunos construam alguns cartazes informativos a respeito do método Pilates a serem compartilhados com a comunidade da escola. Para isso o professor irá dividir a turma em 4 grupos e cada um ficará responsável pela construção de um cartaz com determinado aspecto do Pilates trabalhado na sala. Para isso, o professor deverá fornecer os materiais necessários para a confecção( cartolina, revistas, papel craft e etc...) e auxiliá-los em qualquer questão. Sugestões de temas para cada grupo:
Grupo 1: História do método Pilates.
Grupo 2: Benefícios do Pilates e suas relações com outras atividades físicas.
Grupo 3: Resultado da pesquisa na escola.
.
Duração: aproximadamente – 10 min
Com seus alunos em roda em um ambiente agradável, o professor deverá iniciar uma discussão a respeito de tudo o que foi construído ao longo das aulas. Se os alunos conseguem perceber o que eles sabem agora, que não sabiam no começo da aula. Qual visão eles tem do Pilates? Quais seus benefícios, suas limitações? Quais outras atividades podem atingir objetivos similares aos do Pilates?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/12/2012
Cinco estrelasGostei muito me ajudou bastante.Muito obrigada.Grata!