23/06/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Introdução
O Sol é a fonte de energia que alimenta nosso planeta. Seu calor e suas radiações permitem que o planeta não congele e que as plantas desenvolvam a fotossíntese.
Entretanto, essa energia que provêm do Sol pode ser utilizada de outras maneiras. Com as constantes oscilações no preço do petróleo, busca-se cada vez mais fontes alternativas de energia, dentre elas a solar. Seja em pequenas calculadoras sem pilha ou em painéis solares em residências, a energia solar chegou para ficar.
Embora esses grandes painéis não sejam tão comuns como as calculadoras que funcionam com energia solar, eles estão por aí, e não é difícil de achar se você souber onde procurar. Há conjuntos de células solares inclusive em satélites, para abastecer os sistemas elétricos.
Para saber mais visite:
Ou clique na figura abaixo:
Aula 01 – O que é energia solar?
Caro (a) professor (a), o presente plano de aula tem por objetivo tratar da questão a energia solar e sua crescente importância em diversos países.
Inicie sua aula tratando da temática da energia solar. Explore o que seu alunos sabem sobre o tema. Cite que o sol é fonte de energia renovável, o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz, é uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentarmos os desafios do novo milênio.
Questione:
Cite a seus alunos que a energia solar é abundante e permanente, renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema. A energia solar é a solução ideal para áreas afastadas e ainda não eletrificadas, especialmente num país como o Brasil onde se encontram bons índices de insolação em qualquer parte do território.
A energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia, como: não ser poluente, não influir no efeito estufa, não precisar de turbinas ou geradores para a produção de energia elétrica, mas tem como desvantagem a exigência de altos investimentos para o seu aproveitamento.
Para cada um metro quadrado de coletor solar instalado evita-se a inundação de 56 metros quadrados de terras férteis, na construção de novas usinas hidrelétricas. Uma parte do milionésimo de energia solar que nosso país recebe durante o ano poderia nos dar suprimento de energi a equivalente a:
Se é tão promissora, porque a energia solar ainda não é amplamente utilizada? Para estímulo das idéias apresente o seguinte vídeo, que fala sobre o desafio no uso das fontes renováveis de energia.
Clique no link: http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=596
Ou na imagem abaixo:
Apresentando o vídeo, promova o debate sobre a viabilidade dessa matriz energética no Brasil, a critério do docente, sugere-se compará-la com outras como:
Sugere-se que os alunos formem grupos e montem quadros comparativos, relacionando a energia solar com outras fontes. A que conclusões os alunos chegaram? Sistematize o que foi debatido na turma, escreva no quadro os pontos abordados e medie as conclusões.
Aula 02 - Iniciativas no Brasil
Uma interessante iniciativa brasileira do uso de energia solar, conjuga reciclagem, redução da degradação do meio ambiente, benefícios sociais e ainda ajuda na economia do lar. É a construção de um aquecedor solar de baixo custo, produzido com garrafas PET. Uma proposta simples, que pode envolver toda a comunidade escolar e que contribui para a qualidade ambiental.
Para saber mais sobre o tema e entender o processo de montagem do aquecedor, assista o vídeo de cinco minutos, disponível no link:
http://www.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=104
ou na figura abaixo:
A proposta é que se trabalhe na forma de projeto com os alunos, na construção de um aquecedor solar com garrafas PET na escola. Essa proposta pode envolver toda a comunidade escolar, na coleta de garrafas e confecção do aquecedor.
A seguinte página web disponibiliza o projeto para ser executado, inclusive em escolas, mostrando todas etapas, até o produto final.
Clique no link:
http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual/manual.pdf
Sugere-se que depois de pronto o aquecedor seja utilizado na escola, como exemplo de utilização barata e inteligente de energia renovável.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Duas estrelasUM PLANO DE AULA MUITO BOM, MAS NÃO MOSTRA DETALHADAMENTE POR QUE A ENERGIA SOLAR NÃO E ACEITA NO NOSSO PAÍS, POIS AS GRANDES EMPRESAS QUE PRODUZEM ENERGIA NÃO VÃO DEIXAR A ENERGIA SOLAR SE EXPANDIR NO BRASIL. QUAL O POR QUE DISSO?
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula foi show um sucesso na minha sala de aula SãoMiguel-Quixeramobim-Ceará