Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A LENDA DO BOTO ROSA

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Conhecer a lenda do boto rosa;
  • Representar a lenda do boto rosa através de uma pintura;
  • Vivenciar a lenda através do teatro.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos acerca do boto rosa.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo a lenda do boto rosa

1º Momento: O professor deve contar a lenda do boto rosa utilizando o livro: BRANDÃO, Antonio de Pádua. O Boto. Ilustrações Denise Rochael. Sao Paulo: Studio Nobel, 2000.  

Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da capa do livro

Em seguida o (a) professor (a) deve questionar as crianças:

  •  O que é  uma lenda?         
  •  De que fala a lenda do boto rosa?

Atividade 2 – Pintar a história ouvida  

1º Momento: O professor deve orientar as crianças que façam uma pintura sobre a lenda do boto rosa . As crianças serão divididas em três grupos para fazerem a pintura. Um grupo desenhará o começo, o outro o meio e o outro o fim da história. Depois as crianças tecem comentários sobre sua pintura. Ao final o professor junto com as crianças expõem seus trabalhos seguindo uma seqüência dos fatos.

OBS: O Professor deverá arrumar a sala antes de iniciar a pintura. Para isto deve organizar os materiais: potes de tintas com diversas cores, pinceis e pedaços de cartolina e forrar as mesas com papel jornal.

As fotos abaixo ilustram o momento:

 2º Momento: O professor a partir da exposição dos trabalhos das crianças deve retomar seqüência das pinturas, elaborando juntamente com as crianças um texto coletivo. Após o registro o docente deve fixar o texto no mural junto as pinturas das crianças.

Atividade 3: Assistir o filme: "Juro que vi o boto"

1º Momento: O professor deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças. Isto também possibilitará que o professor conheça o enredo do filme, possibilitando maior questionamento às crianças. O filme fala sobre a lenda do Boto, uma menina se apaixona pelo homem que é boto.Durante o filme o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar questionando: Quem são os personagens? Quais as características dos personagens? Qual o lugar que acontece o filme?

 2º Momento: Ao final da exibição do filme, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam.

Atividade 4– Encenando a lenda do boto rosa  

1º Momento: A partir do filme o professor deverá propor a realização de uma encenação. Primeiramente deverão dividir a turma em pequenos grupos, depois de lido o texto cada grupo deverá discutir as cenas, pautados nos procedimentos dos jogos teatrais propostos por Viola Spolin:

  • ONDE? Lugar em que vai acontecer a cena;
  •  QUEM? Personagens da história.
  • O QUÊ? Enredo da história.

As fotos abaixo ilustram o momento em que as crianças brincam de faz-de-conta imitando o boto no mar.

2º Momento: Após discutirem o lugar da cena, os personagens e o que irão fazer, os grupos poderão utilizar alguns elementos cênicos para a apresentação, como: figurino, cenário e maquiagem. As cenas devem ser apresentadas para o restante do grupo. Ao final da apresentação deverá ser feita uma avaliação do trabalho apresentado, lembrando que a avaliação não é para apontar os erros dos colegas, mas apresentar outras possibilidades para melhorar a comunicação com a platéia.

Recursos Complementares

 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram a lenda do boto rosa;
  •  Representaram a lenda do boto rosa através de uma pintura;
  •  Vivenciaram a lenda através do teatro.
  •  Utilizaram a criatividade durante a pintura e encenação sobre a lenda do boto rosa;
  •  Desenvolveram habilidades de expressão;
  •  Respeitaram e apreciaram a produção dos colegas.
  •  Participaram das atividades com envolvimento.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.