20/05/2010
KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Conhecimentos acerca do boto rosa.
Atividade 1 – Conhecendo a lenda do boto rosa
1º Momento: O professor deve contar a lenda do boto rosa utilizando o livro: BRANDÃO, Antonio de Pádua. O Boto. Ilustrações Denise Rochael. Sao Paulo: Studio Nobel, 2000.
Figura 1 – Recurso Didático: Imagem da capa do livro
Em seguida o (a) professor (a) deve questionar as crianças:
Atividade 2 – Pintar a história ouvida
1º Momento: O professor deve orientar as crianças que façam uma pintura sobre a lenda do boto rosa . As crianças serão divididas em três grupos para fazerem a pintura. Um grupo desenhará o começo, o outro o meio e o outro o fim da história. Depois as crianças tecem comentários sobre sua pintura. Ao final o professor junto com as crianças expõem seus trabalhos seguindo uma seqüência dos fatos.
OBS: O Professor deverá arrumar a sala antes de iniciar a pintura. Para isto deve organizar os materiais: potes de tintas com diversas cores, pinceis e pedaços de cartolina e forrar as mesas com papel jornal.
As fotos abaixo ilustram o momento:
2º Momento: O professor a partir da exposição dos trabalhos das crianças deve retomar seqüência das pinturas, elaborando juntamente com as crianças um texto coletivo. Após o registro o docente deve fixar o texto no mural junto as pinturas das crianças.
Atividade 3: Assistir o filme: "Juro que vi o boto"
1º Momento: O professor deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças. Isto também possibilitará que o professor conheça o enredo do filme, possibilitando maior questionamento às crianças. O filme fala sobre a lenda do Boto, uma menina se apaixona pelo homem que é boto.Durante o filme o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar questionando: Quem são os personagens? Quais as características dos personagens? Qual o lugar que acontece o filme?
2º Momento: Ao final da exibição do filme, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam.
Atividade 4– Encenando a lenda do boto rosa
1º Momento: A partir do filme o professor deverá propor a realização de uma encenação. Primeiramente deverão dividir a turma em pequenos grupos, depois de lido o texto cada grupo deverá discutir as cenas, pautados nos procedimentos dos jogos teatrais propostos por Viola Spolin:
As fotos abaixo ilustram o momento em que as crianças brincam de faz-de-conta imitando o boto no mar.
2º Momento: Após discutirem o lugar da cena, os personagens e o que irão fazer, os grupos poderão utilizar alguns elementos cênicos para a apresentação, como: figurino, cenário e maquiagem. As cenas devem ser apresentadas para o restante do grupo. Ao final da apresentação deverá ser feita uma avaliação do trabalho apresentado, lembrando que a avaliação não é para apontar os erros dos colegas, mas apresentar outras possibilidades para melhorar a comunicação com a platéia.
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/08/2010
Cinco estrelasAdirei a aula foi muito sugestiva pois até então eu só trabalhava a história e as crianças apenas coloriam o boto.