19/05/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
1º Momento – Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
Desde o inicio da história, que o homem usa formas diversas para se fazer entender. Se nesse momento um de nós fosse orientado a passar uma determinada informação para outras pessoas, como poderíamos fazer esse trabalho? (através da fala, escrita, desenho, gestos etc.).
Normalmente usamos a forma mais direta e simples para realizar uma tarefa como essa, no entanto, a forma escolhida está diretamente ligada ao contexto. (exemplo: Se temos que passar uma informação para uma pessoa que está muito longe, e não temos como chegar até ela, ou ainda, o local que encontramos essa pessoa está muito escuro, mal podemos enxergá-la). Com base nessa idéia, o homem criou durante a história recursos (físicos e tecnológicos) para superar algumas dificuldades de comunicação. Quando o problema é temporário (ex. uma determinada pessoa não se encontra presente no momento, um simples aparelho celular pode levar a informação até a pessoa.). Porém se o problema é permanente, como no caso de um deficiente auditivo, recursos mais complexos devem ser utilizados.
Se pensarmos bem, podemos dividir as formas de comunicação desenvolvidas pelo homem em três grupos:
- Grupo de informações sonoras (fala, música, sons, etc.),
- Grupo de informações gráficas (desenhos, escrita, sinais gráficos, etc.),
- Grupo de informações gestuais (mímica, sinais, dança, etc.),
Cada um dos grupos está direta ou indiretamente ligada a alguns sentidos do nosso corpo.(ex. informações sonoras podem não adiantar muito para deficientes auditivos, porém informações gestuais e gráficas são preciosas.).Alguns recursos que visam adaptar a linguagem a falta de um determinado sentido já foram criados pelo homem: Quando nos comunicamos com deficientes auditivos, podemos usar de um recurso já conhecido, que é a linguagem de Libras (através de gestos), outro exemplo, é o acesso à escrita que deficientes visuais tem graças à linguagem Braile (através do tato).
O professor poderá aprofundar nos temas a partir de informações encontradas nos sites presentes nos recursos complementares ou ainda na atividade a seguir (Braile).
Atividade 01: Sentindo a informação
A Linguagem Braile é baseada na combinação de seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos que permite a formação de 63 caracteres diferentes. A disposição dos pontos é sentida através do tato pelo deficiente que já tem memorizado o que significa cada disposição de pontos. Nós aqui não memorizada essa combinação, porém podemos entender como o tato age nesse sentido. Todos nós conhecemos o formato das letras do nosso alfabeto. Então agora o desafio é ler sem enxergar.
2º Momento – Vamos agora utilizar toda nossa criatividade e sentidos para trabalhar os diversos meios de comunicar.
Atividade 02: Jogo da comunicação
Obs. O professor poderá estipular um tempo para cada transmissão de informação.
Atividade 03: Criando novos meios
Como complementação da aula e forma de avaliação o professor poderá propor um desafio para os grupos que participaram da atividade anterior. Cada grupo ficaria responsável por um tipo de informação (gráfica/sonora/gestual) e deverá criar uma nova forma de comunicação utilizando os sentidos e as especificidades de cada grupo de informações. Não pode ser nada conhecido ou criado anteriormente como forma de comunicação pelo homem.
A tarefa poderá ser feita durante a aula ou como tarefa para uma próxima. O grupo criará os seus meios, memorizará os mesmos e ao final da atividade deverá participar de uma competição para testar qual forma será mais eficiente na transmissão das informações.
http://www.acessobrasil.org.br/libras/
http://falabonito.wordpress.com/2007/03/14/proverbios-e-ditos-populares/
Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais sentidos são mais importantes diante dos diferentes tipos de comunicação? No seu ponto de vista, a falta de qual sentido compromete mais o comunicar? Quais foram as impressões de se ler utilizando o tato? Qual é a sensação de não poder contar com todos os sentidos ou possibilidades de movimento? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas? A vivência da falta de um sentido deveria ser mais abordada na escola?
Além da discussão final, o professor deverá observar e analisar todo o processo de vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, criatividade, desenvoltura, raciocínio, expressividade, cumplicidade e consciência corporal durante as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.
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