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Trabalhando a paráfrase

 

15/06/2010

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a paráfrase como recurso intertextual;

reconhecer, em um texto, estratégias e/ ou marcas explícitas e implícitas de intertextualidade com outros textos ou discursos sociais;

explicar os efeitos de sentido decorrentes da posição ideológica assumida pelo autor da paráfrase;

parafrasear um texto lido em sala de aula.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Apresente aos alunos o seguinte vídeo: http://www.istoe.com.br/busca.htm?searchParameter=a+liberdade+de+express%E3o+na+era+dos+blogs  

Em seguida, converse com os alunos sobre o vídeo, seguindo alguns dos itens abaixo:

- se gostaram ou não do vídeo;

- por que o assunto é polêmico;

- se eles têm blogs e se postam assuntos polêmicos;

- se eles concordam com a liberdade de expressão nos blogs.

(professor: há, disponível em http://www.istoe.com.br/reportagens/35527_A+LIBERDADE+DE+EXPRESSAO+NA+ERA+DOS+BLOGS  a reportagem sobre o tema, que também pode ser apresentada aos alunos) 

2ª aula:

Antes de apresentar o conceito de paráfrase, peça aos alunos que reproduzam a fala de Rodrigo Martins, apresentando a história do blog "Desencalhei".

Em seguida, peça a alguns alunos que leiam seus textos.

Após isso, para iniciar a aula sobre a paráfrase, é preciso conceituá-la no âmbito da intertextualidade. É importante esclarecer para o aluno que a paráfrase é um recurso de produção textual que contribui para o aprimoramento do vocabulário, a melhoria do desempenho na escrita, a fixação de conteúdo estudado, além de ser um exercício importante para o auxílio na produção de resumos e resenhas, por exemplo. Se necessário, passe os conceitos de paráfrase para os alunos:

Affonso Romano de Sant'Anna aponta para algumas particularidades da paráfrase em relação ao texto "fonte", em conformidade com o seu sentido.

Para ele, a paráfrase "é um efeito ideológico de continuidade de um pensamento, fé ou procedimento estético".

E mais: "(...) a paráfrase é um discurso sem voz, pois quem está falando está falando o que o outro já disse. É uma máscara que se identifica totalmente com a voz que fala atrás de si".

(SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase e cia. São Paulo: Editora Ática, 1988, p. 21-29).

Portanto, para o aluno, deve ficar claro que a característica predominante da paráfrase é a reprodução, ou seja, a continuidade do discurso do texto parafraseado. Este estará em repouso, sendo a paráfrase uma espécie de sua tradução, sobretudo, para fins didáticos.

Um exemplo como o que está abaixo pode ser demonstrado aos alunos para que percebam essa ressonância da voz do texto "fonte" na produção da paráfrase. Lembrar que a autoria geralmente vem explícita para não incorrer o plágio:

 

Segundo Nicolau Sevcenko (1989), foram quatro os princípios fundamentais que regeram a metamorfose da cidade: a condenação dos hábitos e costumes ligados pela memória à sociedade tradicional; a negação de todo e qualquer elemento de cultura popular que pudesse macular a imagem civilizada da sociedade dominante; uma política rigorosa de expulsão dos grupos populares da área central da cidade, que será praticamente isolada para o desfrute exclusivo das camadas aburguesadas; e um cosmopolitismo agressivo, profundamente identificado com a vida parisiense.

 

3ª aula

Assista com os alunos a primeira parte do debate sobre "Legalização da maconha", disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=saaCkgCmJN0  

Primeiramente, deixe que os alunos falem sobre suas impressões sobre o debate, já que trata-se de tema polêmico.

Em seguida, peça que os alunos parafraseiem a fala dos participantes. Depois, peça que leiam seus textos e confira se são boas paráfrases.

(professor, esse debate está disponível no Youtube em cinco partes. Caso haja tempo, salve todas as partes e passe para os alunos o debate completo,

já que é tema de interesse dos adolescentes. Não haverá mudança na atividade).

4ª aula

Nessa aula, os alunos poderão se exercitar produzindo mais paráfrases.

O exemplo abaixo, criado para esta aula, trata-se de um informe fictício no qual a direção do "Colégio Juventude", entidade também fictícia, noticia a previsão de início de um projeto de leitura e algumas medidas tomadas para sua boa execução (imagem do autor):

Partindo deste exemplo, o estudante poderá exercitar a parárase, com o objetivo de transformar a estrutura da mensagem (sintaxe e léxico) nitidamente formal e documental, para uma menos formal e mais sintética, porém, com o mesmo sentido do primeiro registro (imagem do autor):

 

Recursos Complementares

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica. 3ªed. São Paulo: Atlas, 1997.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase e cia. São Paulo: Editora Ática, 1988.

http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/parafrase 

http://www.infoescola.com/portugues/intertextualidade-parafrase-e-parodia/ 

Avaliação

Após a leitura e a compreensão do texto indicado pelo professor, o aluno deverá refazê-lo, compondo uma paráfrase.

Ao final da atividade, deverá ficar claro para o aluno que a paráfrase consiste na mudança de alguns elementos discursivos (léxico; sintaxe), conforme a individualidade do estilo, mas que a idéia central do texto (semântica) deve ser confirmada pelo novo texto, que reafirma o que foi dito no texto fonte.

Se for pertinente, peça aos alunos que assistam a mais um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=vbL1uok56FM) 

(também dividido em 5 partes, sobre "Religião na escola pública") e exercitem mais, escolhendo qual participante querem parafrasear.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Evandro, Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo , Pernambuco - disse:
    evandrorcavalcante@yahoo.com.br

    01/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito criativa e estimulante, acredito que meus alunos irão adorar a experiência. Parabéns aos professores que criaram esta aula.


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