Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cigarro? Tô Fora!/ Combate ao Fumo

 

20/03/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as conseqüências para a saúde resultantes do uso do cigarro.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/atividade.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/som.jpg

Professor, inicie a aula apresentando aos alunos o recurso de áudio disponível no portal do professor, intitulado “Combate ao fumo”.
Este áudio procura demonstrar como o cigarro é prejudicial a saúde. O trecho de interesse tem início aos 13 minutos e termina aos 22 minutos (a duração é de 9 minutos).

Dica! – Faça um download do áudio e utilize um equipamento que reproduz mp3, tocando o referido trecho do áudio algumas vezes, solicitando para que os alunos registrem as informações apresentadas de forma sintética.

O áudio recomendado está no seguinte endereço do portal do professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1555/combateaofumo.mp3

Combate ao fumo


RESUMO DO TRECHO DO ÁUDIO:

O “Matuto” (personagem do áudio) está vestido de lutador de boxe porque resolveu combater o fumo (o cigarro). “Cadu” (o outro personagem) apresenta os combatentes: de um lado o terrível cigarro (peso leve que pode causar diversas doenças) e de outro “Matuto Balboa”, que pede logo pra soltar o adversário pra ser combatido. Soa o gongo e começa o combate. Depois de uma boa pancadaria o cigarro é derrotado pelo Matuto. Na seqüência os personagens discutem sobre os prejuízos causados pelo cigarro (charuto e fumo para cachimbo) para o organismo humano; sobre as substâncias presentes no cigarro e também sobre os fumantes passivos, que sofrem as conseqüências do uso do cigarro por outras pessoas.
Após a apresentação do combate, ainda há uma conversa entre um repórter e um psicólogo e educador (Antonio Carlos Egito), para tentar entender porque as pessoas fumam e como o professor pode tratar sobre esse assunto em sala de aula.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/problematizacao.gif

Promova uma análise do que foi apresentado no áudio. Organize a turma em pequenos grupos e solicite que respondam as seguintes questões:


Questão 1: O que pode representar a situação inicial em que é proposta uma “luta entre uma pessoa e o cigarro”? Ganhar a luta pode ser tão fácil como é apresentado no áudio?

Questão 2: Quais as três principais substâncias presentes no cigarro mencionadas pelo “Matuto”? (Nicotina, Alcatrão e Monóxido de Carbono)

Questão 3: Na segunda metade do programa é apresentada uma entrevista com um psicólogo. Nessa conversa o psicólogo comenta alguns motivos que levam as pessoas a fumarem. Quais são esses motivos? Após uma reflexão que outros motivos levam jovens, adultos (e até crianças) a fumarem?

Questão 4: Que atitudes de respeito devem ser adotadas por pessoas que fumam e pessoas que não fumam, umas em relação às outras?

Peça para que cada grupo apresente suas conclusões e promova um pequeno debate considerando a coerência dos pontos apresentados.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/atividade.gif
 

Finalize a aula solicitando que cada aluno entreviste uma pessoa que fuma (pode ser de sua família ou não), realizando as seguintes perguntas:

• Como começou a fumar?
• Por que continua fumando?
• Acha que o cigarro faz mal?
• Tem intenção de parar?

Dica! – Para facilitar a análise da pesquisa podem ser pensadas respostas para cada pergunta, elaborando um questionário com questões fechadas (objetivo). Isso também permitirá concluir se as proposições sobre os motivos que levam as pessoas a fumarem estavam corretas.


Aula 2

Inicie a aula realizando uma compilação dos dados da pesquisa realizada pelos alunos a partir da aula anterior. Solicite a formação de grupos que deverão ler as respostas trazidas por eles, registrando apenas as respostas que não são repetidas. Em seguida, registre no quadro um resumo das respostas obtidas pela classe inteira e discuta o que foi apresentado.

• Quais os principais motivos que levam as pessoas a fumarem (apesar de serem apresentadas, na própria embalagem do cigarro, fotos e informações a respeito das substâncias nocivas e risco de dependência física ou psíquica que ele causa)?
• O cigarro realmente resolve essas situações?
• Como os motivos / necessidades que levam a fumar poderiam ser supridos por outras formas de satisfação que não fosse o uso do cigarro?

Dica! – A partir das respostas obtidas pode ser feito um trabalho interdisciplinar com o professor de matemática, elaborando tabelas e gráficos que apresentem o assunto investigado.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/experiencia.jpg
 

Ainda nesta aula haverá tempo de realizar uma experiência simples que mostra como apenas um cigarro deposita grande quantidade de resíduos no organismo. Para isso construa e utilize um “Fumante Artificial”.

Dica! – É recomendável que o professor faça a experiência como forma de demonstração, já que irá manipular cigarros. Também é importante que o professor prepare o material e teste antes de apresentá-lo aos alunos. Realizar a atividade no laboratório ou em local aberto evitará o mau cheiro na sala de aula.

Para construir o “Fumante Artificial” faça dois furos na tampa de uma garrafa descartável. Introduza nesses furos dois pedaços de mangueira transparente (um maior e outro menor) de diâmetro interno quase igual à espessura de um cigarro. Use cola quente ou de silicone para vedar os locais onde as mangueiras foram colocadas.

Utilizando o “Fumante Artificial”

Introduza na mangueira menor um pequeno pedaço de algodão limpo e empurre um pouco para dentro. Em seguida encaixe um cigarro nessa mesma mangueira. Acenda o cigarro. Para simular o fumo segure a garrafa com uma das mãos e a mangueira maior com a outra. Aperte a garrafa deixando o ar sair pela mangueira maior. Ao soltar a garrafa tampe com o dedo a entrada da mangueira maior. Isso fará com que o ar seja aspirado através do cigarro, fazendo com que ele queime. Faça isso repetidas vezes, até que o cigarro queime por completo. Quando isso ocorrer retire o cigarro, apague e jogue no lixo.
Finalmente retire o algodão com o auxílio de uma pinça e compare-o com outro pedaço de algodão limpo. A experiência também pode ser feita queimando dois ou três cigarros, o que resultará em um acúmulo maior de resíduos. (Veja fotos)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/fumante_artificial.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/algodao_fumante.jpg

Após a demonstração da experiência promova uma conversa a respeito do resultado obtido:

• Qual o aspecto do algodão após aspirar um cigarro? E depois de aspirar três cigarros?
• A que conclusões o experimento nos leva em relação ao uso do cigarro?


Aula 3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/atividade.gif 

Solicite, na aula anterior, que os alunos tragam caixas vazias de cigarro para recortar as fotos com as advertências do Ministério da Saúde e montem um painel com todas elas, destacando os problemas de saúde causados pelo uso do cigarro.

Dica! – Os painéis produzidos pelos alunos podem ser exibidos em diferentes locais da escola, contribuindo para divulgar os males causados pelo cigarro. Além das fotos presentes nas embalagens podem ser criadas frases e slogans contra o uso do cigarro e à favor de uma vida saudável.

Dica! – Pode ser promovida outra pesquisa para investigar o impacto que causam as imagens veiculadas nas embalagens de cigarro nas pessoas que fumam.


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1841/imagens/nolaboratorio.gif

Oriente para que os alunos utilizem sítio de busca para pesquisem a respeito dos problemas de saúde causados pelo cigarro apresentados nos painéis produzidos.

O professor pode, neste momento, explicar para os alunos qual o efeito do monóxido de carbono no organismo e porque quem o respira fica com o fôlego prejudicado.

Dica! – Podem ser formados pequenos grupos para pesquisar diferentes problemas, realizando, em uma outra aula, uma apresentação de cada pesquisa.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Combate ao fumo Áudio
Recursos Complementares
O recurso de áudio do Portal do Professor, intitulado “Consumo de carne curada piora a ação do tabagismo como causador de doenças pulmonares crônicas” apresenta um estudo realizado por americanos que explica por que o consumo de carne curada (hambúrgueres, salsichas, bacon etc.) pode piorar os efeitos do tabagismo. Está disponível no endereço abaixo (copie e cole no seu navegador): http://ciencia.fapeal.br/noticiasantigas/Consumo_de_carne_curada_piora_a_acao_do_tabagismo_como_causador_DPOC.mp3
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o desenvolvimento das atividades e a resolução das questões apresentadas, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário. A montagem do painel permitirá que o professor avalie o grau de compreensão sobre o tema estudado. Solicite a redação de um relatório que contenha um resumo das atividades e discussões realizadas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alan , Latif , Pará - disse:
    alan_moletom@hotmail.com

    30/11/2014

    Cinco estrelas

    Otima Atividade


  • loirena, Portugal - disse:
    lauraestefanyalc@gmail.com

    07/04/2012

    Cinco estrelas

    que bommm!!!


  • Gisele, E M Bernardino de Souza Pereira , São Paulo - disse:
    gisarrais@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Obrigada por compartilhar suas idéias !!! Já trabalhei o tema com entrevistas realizadas pelos alunos, posteriormente os mesmos tabularam os dados no Excel e montaram gráficos.


  • renato, cederj , Rio de Janeiro - disse:
    renato79espindola@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    aula muito interessante. o experimento anexado ao conteúdo da aula a enrriqueceu bastante. muito bom!


  • Paula Helena Rocha Silva, Colégio Estadual de Goiatuba , Goiás - disse:
    paulahelena33@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Em primeiro lugar quero parabenizá-lo por suas estratégias simples e tão condizentes com a realidade, sua aula serviu para que eu desenvolvesse um tema muito importante de um curso q. estou fazendo sobre tecnologia na educação. Obrigada pela sua contribuição.


  • Ana Galgane Barreto Lima, Colégio Est. Prof. Fernando Azevedo , Sergipe - disse:
    anagalgane@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professor Alfredo, parabéns pela excelente aula. Gosto muito desse tema já trabalhei com ele muito bem , mas confesso, sua aula foi 10.


  • Janice Moraes, COLÉGIO ESTADUAL HENRIQUE EMILIO MEYER , Rio Grande do Sul - disse:
    janicemoraes@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Alfredo e Ezequiel, quero parabeniza-los pelo grandioso e simples projeto. Numa sociedade onde enfrentamos tantos problemas no combate as drogas começando pelas ilícitas encontrei no projeto uma fácil adaptação a todas as séries do ensino fundamental e médio para o seu desenvolvimento. Obrigada pelas sugesões.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.