Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O PAPEL DOS LIMITES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

 

18/06/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar a relação entre limite e aprendizagem.
  2. Analisar o que dificulta e o que facilita esta relação.
  3. Perceber o papel do limite na aprendizagem escolar.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos já tenham conhecimento do conceito de limite nas relações interpessoais.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade: O professor iniciará a aula pedindo aos alunos que se organizem em grupos. Cada grupo deverá analisar uma situação do cotidiano de sala de aula, em que a falta de limites sociais tem prejudicado, dificultado ou até mesmo impedido a própria aprendizagem e a dos colegas. Os grupos deverão registrar, por escrito, a situação de análise e as reflexões realizadas, podendo exemplificar com experiências vividas por eles no interior da sala de aula.

Possíveis situações de análise: Interrupções inoportunas dos alunos nos vários momentos de explicação do conteúdo escolar pelo professor; conflitos entre alunos e entre professores e alunos que perturbam o ambiente da sala de aula; desrespeito às falas, opiniões e idéias dos colegas prejudicando os trabalhos em grupo; indisciplina em sala de aula - brigas, agressões, roubos, etc. -, desviando o foco de atenção e dificultando a concentração dos alunos; perda de aula por atraso, retirada de sala por indisciplina ou, ainda, suspensões disciplinares, gerando descontinuidade na construção de determinados conhecimentos; não cumprimento de tarefas escolares, não participação em atividades fora do horário regulamentar que auxiliariam na aprendizagem de conteúdos programáticos e outros (Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=684  adaptação do texto de Maria Lúcia Weiss, intitulado “Indisciplina ou problema de aprendizagem?”). 

Em seguida, cada grupo será convidado a realizar a leitura de seus registros, compartilhando-os com a turma.

Dando continuidade, o professor e os alunos deverão elaborar uma síntese coletiva sobre os aspectos que facilitam e os que dificultam a aprendizagem na própria sala de aula, relacionando-os às atitudes de respeito e desrespeito às regras combinadas, aos limites colocados, às normas sociais.

2ª atividade: Neste momento, o professor deverá propor uma atividade para ampliar a percepção dos alunos acerca do papel do limite na aprendizagem escolar. Para isto, os alunos deverão entrevistar os colegas de outras salas de aula, seguindo um roteiro mais “aberto” de entrevista, ou seja, algumas questões poderão surgir durante o encontro com os entrevistados – alunos de outras salas.

Sugerimos algumas questões para compor o roteiro semi-estruturado de entrevista: Em sua opinião, a falta de limites dos alunos prejudica a aprendizagem? Quais comportamentos dos alunos relacionados à falta de limites são mais frequentes em sua sala de aula? (ex: discussões desrespeitosas, brigas, agressões verbais, agressões físicas, desrespeito às opiniões e idéias dos colegas, apelidos pejorativos, interrupções inoportunas nos momentos de explicação da matéria e outros). Quais as consequências destas atitudes dos alunos para o processo de aprendizagem? (ex: notas baixas, dificuldades em relação a alguns conteúdos, não perguntar, não tirar dúvidas com o professor, desviar o foco da atenção, dispersar, não se interessar pela matéria, não conseguir se concentrar, não participar das atividades propostas e outros).

Com os dados da entrevista em mãos, alunos e professor deverão organizar as respostas obtidas, acrescentando-as à síntese coletiva elaborada anteriormente. Neste sentido, o trabalho adquire uma identidade mais coletiva, dando visibilidade à relação entre limite e aprendizagem no contexto escolar.

3ª atividade: O professor deverá propor aos alunos a realização de um “Encontro entre escola e família” para socializar o trabalho desenvolvido acerca do papel dos limites na aprendizagem escolar. Pretende-se neste encontro, que família e escola criem alternativas conjuntas, possíveis de serem concretizadas, para lidar com a questão dos limites na educação dos filhos e dos alunos, a fim de favorecer o processo de construção do conhecimento.

Os alunos deverão elaborar convites individuais para as famílias e também criar cartazes com frases criativas, que despertem o interesse da comunidade escolar em participar do evento. Os cartazes deverão ser colocados em pontos estratégicos, nos diferentes espaços da escola. Para esta atividade, o professor deverá colocar à disposição dos alunos: cartolinas de cores variadas, pincel atômico, canetas hidrocor, lápis de cor, gravuras diversas para ilustrar os cartazes, tubos de cola e outros, dependendo da criatividade do grupo.

Professor e alunos deverão definir os papéis de cada um no dia do encontro: aqueles que farão a explicação de todo o processo desenvolvido para a realização do trabalho e os que ficarão responsáveis pela apresentação da síntese coletiva elaborada pelo grupo de alunos com a colaboração do professor. No decorrer do evento, alguns alunos deverão anotar as proposições da família e da escola para lidar com os limites, de modo a possibilitar a aprendizagem de todos na escola.

No momento final, os participantes poderão registrar a sua opinião sobre o evento realizado e fazer novas sugestões para os próximos encontros, fortalecendo assim o vínculo e as relações entre escola e família. 

Recursos Complementares

Professor, como possibilidade de ampliar os seus conhecimentos acerca da relação entre limite e aprendizagem, sugerimos a leitura do texto: “Limites também gera educação”, disponível no sítio http://www.webartigos.com/articles/4592/1/Limites-Tambem-Gera-Educacao/pagina1.html

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica - acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços na aprendizagem.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram analisar os comportamentos em que a falta de limites sociais prejudica a própria aprendizagem e a de seus colegas e se foram capazes de perceber a relação entre limite e aprendizagem escolar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.