Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A COOPERAÇÃO E OS JOGOS ESCOLARES.

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Listar e analisar os diferentes jogos praticados no espaço escolar, classificando-os em dois tipos básicos: jogos cooperativos e jogos competitivos.

2. Conhecer o tipo básico de jogo predominante na escola.

3. Diferenciar as características que pertencem aos jogos cooperativos das que são próprias dos jogos competitivos.

4. Criar e participar de uma “Oficina de Jogos Cooperativos” na escola.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam o conceito de cooperação e de competição; tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita; saibam utilizar a Internet.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

Professor, sugerimos que compartilhe a proposta desta aula com os professores das áreas de Educação Física, Informática e Língua Portuguesa da escola. A participação deles nas atividades propostas poderá enriquecer muito a sua aula e, ao final, todos sairão ganhando!

1ª ATIVIDADE: O professor deverá iniciar a aula pedindo aos alunos que listem de memória os vários jogos realizados por eles na sala de aula, no pátio, na quadra e em outros espaços da escola. Em seguida, cada aluno deverá fazer a leitura de sua lista de jogos para, juntamente com o professor, construír uma única lista que inclua todos os jogos citados pelo grupo.  

Organizados em pequenos grupos, os alunos deverão analisar os diferentes tipos de jogos listados, procurando classificá-los em: jogos cooperativos e jogos competitivos. Nesse momento, o professor de Educação Física poderá mediar o trabalho dos alunos, trazendo as características próprias das duas modalidades de jogos (Professor, relacionamos algumas características dos jogos que favorecerão a sua mediação com os alunos: Jogos competitivos: visão de que “só tem para uns”; objetivos exclusivos; ganhar do outro; jogar contra; tensão; a vitória é somente para alguns. Jogos cooperativos: visão de que “tem para todos”; objetivos comuns; ganhar com o outro; jogar com; descontração; a vitória é compartilhada.

Fonte: http://niltonzumba.blogspot.com/2008/01/jogos-cooperativos-e-jogos-competitivos.html).    

Dando continuidade, os grupos deverão compartilhar os seus trabalhos de classificação dos jogos com os outros colegas e, nesse momento, poderão fazer as modificações que julgarem necessárias.   

Em seguida, deverão elaborar um cartaz sobre as classificações dos jogos em competitivos e cooperativos. Este exercício possibilitará aos alunos conhecer o tipo básico de jogo predominante na escola (Professor, você poderá constatar que a prática do jogo dominante na escola caracteriza-se sob a forma de competição. O desafio proposto nesta aula, e que faz eco com outros movimentos sociais, é o de criar uma cultura que valorize os jogos cooperativos no contexto escolar. Para isso, é necessário buscar o equilíbrio entre os jogos competitivos e cooperativos na escola e na vida).

2ª ATIVIDADE: Alunos sentados em roda. O professor deverá construir dois círculos no centro da roda, utilizando cordões. Em um dos círculos, o professor colocará um pequeno cartaz escrito: JOGOS COOPERATIVOS e no outro círculo, o cartaz: JOGOS COMPETITIVOS.   

Os alunos receberão tiras de papel contendo palavras e frases referentes às características dos dois tipos de jogos. Após a leitura, eles decidirão em qual círculo colocar cada uma delas. Em caso de dúvida, os alunos poderão trocar idéias entre si, solicitar informações aos professores, o que favorecerá o processo de escolha de cada um. Algumas palavras e frases poderão ser avaliadas pelos alunos como pertencentes simultaneamente aos dois tipos de jogos. Nesse caso, o professor deverá fazer um novo arranjo nos círculos de cordões, criando um espaço de intersecção entre eles, um espaço comum para estas palavras e frases.   

Palavras e frases sugeridas: medo, fracasso, derrota, diversão, alegria, tristeza, ganhar, perder, inclusão, respeito, participação de todos, desrespeito pelo outro, eliminar o outro, apenas um é o vencedor, todos são vencedores, colaboração, superar o outro, aprender uns com os outros, solidariedade, diálogo, objetivos comuns, divisão de tarefas, troca de informações, omissão de informações, trabalho coletivo, trabalho individual, rivalidade, dentre outras.   

Em seguida, o professor deverá abrir espaço de reflexão sobre as características dos jogos, os sentimentos relacionados a cada modalidade de jogo, os valores morais e sociais inerentes à prática destes jogos na escola. Os alunos deverão reproduzir a configuração dos círculos com as palavras e frases, em um cartaz.

3ª ATIVIDADE: “Oficina de Jogos Cooperativos” 

Professor, na tentativa de buscar o equilíbrio entre os jogos competitivos e cooperativos praticados na escola e procurando potencializar os jogos na modalidade cooperativa, você deverá propor aos alunos a realização de uma “Oficina de Jogos Cooperativos” no contexto escolar.   

Inicialmente, os alunos serão convidados a participar do jogo da “Dança das Cadeiras” nas duas modalidades: competitiva (proposta tradicional) e cooperativa.   

No jogo tradicional da “Dança das Cadeiras”, o número de cadeiras é menor que o número de jogadores. Ao som de uma música, os jogadores dançam em volta das cadeiras e, de repente, quando a música pára, têm de se sentar. Aqueles que não conseguem, são eliminados do jogo. Retiram-se mais cadeiras e o jogo continua até que um único jogador consiga se assentar na última cadeira, vencendo o jogo.   

Na versão cooperativa do jogo, em lugar de se eliminar os jogadores que não conseguiram se sentar em uma cadeira coloca-se a regra de estes não ficarem com os pés no chão. Cada vez que a música pára, é retirada uma cadeira e os jogadores são levados a cooperar entre si, podendo um se sentar no colo do outro. Todos saem vencedores e se divertem muito! (Professor, ao acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=SdayHBAobqM você poderá assistir a um grupo de alunos participando da “Dança da Cadeira Cooperativa”).    

 

Prosseguindo, os alunos poderão se expressar sobre como foi o jogar na forma competitiva e cooperativa, o que sentiram, o que perceberam sobre os seus jeitos de jogar e os de seus colegas e como classificariam essas formas de jogo, sendo permitida a consulta aos cartazes produzidos por eles anteriormente.   

Dando continuidade, o professor deverá propor a criação de uma “Oficina de Jogos Cooperativos” para ser realizada com outros alunos da escola. O desafio colocado é que os alunos realizem uma pesquisa para conhecer as várias possibilidades de jogos cooperativos, façam escolhas daqueles que julgarem mais interessantes, joguem entre si para conhecer as reais possibilidades dos jogos selecionados e produzam um álbum sobre os jogos. Neste trabalho, será muito interessante contar com participação e o envolvimento dos professores de Informática e de Língua Portuguesa da escola, para colaborar com os alunos no momento da realização da pesquisa dos jogos pela Internet, no exercício de leitura e interpretação das regras dos jogos, próprias do gênero discursivo - Texto Instrucional - e na produção do álbum sobre os jogos cooperativos.   

Sugestões de alguns sítios para a pesquisa:     

http://www.cdcc.sc.usp.br/CESCAR/Conteudos/26-05-07/Dinamicas_Jogos_Cooperativos.pdf    

http://www.uebmg.org.br/indabaarquivos/william/jogoscooperativos_004.pdf    

http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm    

No dia e horário previamente agendado, os alunos e os professores coordenarão o trabalho de “Oficina de Jogos Cooperativos” na escola. Todos serão convidados a jogar JUNTOS! Nesse momento, os participantes da oficina poderão conhecer o álbum com a coletânea de jogos cooperativos, podendo também deixar registrada a sua avaliação da oficina.     

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para esta aula, sugerimos a leitura de alguns textos disponíveis nos sítios relacionados abaixo:  

http://www.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/simbio_logias/documentos/v1n1/RELATO_EXPERIENCIA_01_EDU_favorecendo_cooperacao_entre_cri%E2%80%A6.pdf   “Favorecendo a cooperação entre as crianças: relato de uma experiência”.  

http://intranet.liceu.com.br/ftp/FTP/educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf   “Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real”.  

http://www.efdeportes.com/efd127/jogos-cooperativos-na-escola-inclusao-nos-curriculos-da-educacao-fisica.htm   “Jogos cooperativos na escola: possibilidade de inclusão no currículo de Educação Física”.

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: listar e analisar os diferentes jogos praticados no espaço escolar, classificando-os em jogos cooperativos e jogos competitivos; conhecer o tipo básico de jogo predominante na escola; diferenciar as características que pertencem aos jogos cooperativos das que são próprias dos jogos competitivos; criar e participar ativamente da “Oficina de Jogos Cooperativos” na escola.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LENA, COOPERATIVA EeDUCACIONAL DE jAGUARARI , Bahia - disse:
    lenaleninha10@hotmail.com

    14/02/2011

    Cinco estrelas

    Estou trabalhando com a disciplina cooperativismo e esta aula foi ótima. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.