Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA.

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas.
  2. Perceber a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema.     
  3. Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e em outros espaços sociais.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos conheçam o conceito de cooperação e que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: O professor deverá iniciar a aula apresentando aos alunos uma sequência de imagens que remetem à idéia de cooperação, para que eles possam se expressar sobre elas.

No momento de apresentação das imagens, o professor poderá fazer a pergunta: O que estas imagens representam para vocês? Ele deverá registrar a fala dos alunos na lousa.   

Imagem 1:

Fonte: http://www.masternewmedia.org/images/p2p-governance_id3929961_size480.jpg

Imagem 2: 

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_wArDD7Vl5vI/S50pQoXqQlI/AAAAAAAAACA/EPMveLfuaQ4/s320/teamwork_guru.gif 

Imagem 3:

Fonte: http://api.ning.com/files/VBPhPo0Zb*rmO3jUrnajNGTU6TdrSjXSRFkMdgxLs4Rx5*b--NwonJvvkkO-C*jFAviRPAdDnLHaLIm6frxt7Bv8-H0Taz6p/childrenholdinghandssm.jpg

Dando continuidade, o professor deverá propor aos alunos o exercício de, a partir das palavras/frases listadas na lousa, pensar coletivamente, ou seja, considerar as idéias expressas pelo outro e rever as próprias idéias, se necessário, culminando em uma construção coletiva. Poderá também ressaltar a importância do trabalho em equipe, comentar que juntos podemos muito mais do que cada um separadamente, pois nos tornamos mais fortes, conquistamos objetivos comuns, enfim, fazemos a diferença.

A partir deste exercício, alunos e professores produzirão um texto sobre a importância da cooperação em nossas vidas (Professor, você deverá sugerir aos alunos que criem um título bem criativo!). O texto deverá ser registrado em um cartaz para ser utilizado em outro momento da aula.

2ª ATIVIDADE: O professor deverá sugerir aos alunos que se organizem em pequenos grupos para a resolução de uma situação-problema: “O enigma das cores”. Em seguida, deverá distribuir para cada grupo uma folha com a regra e o material necessário para a resolução do enigma.   

Material: 16 peças de borracha (“tapetes” de EVA) de 30x30, sendo: 03 peças vermelhas, 03 peças azuis, 03 peças verdes, 03 peças na cor rosa e 04 peças na cor laranja.   

Regra: O desafio do grupo é formar um quadrado utilizando todas as 16 peças, de modo que a mesma cor nunca poderá se repetir nas horizontais, nas verticais e nas diagonais. Bom trabalho!

(Professor, visitando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=kN1Vch9R88U você poderá assistir à cena de um grupo de pessoas tentando resolver o “Enigma das cores”).    

O professor deverá observar o trabalho dos grupos, procurando perceber as formas de participação e de comunicação entre os alunos, as estratégias utilizadas por eles, enfim, o processo do grupo para resolver a situação-problema.

Após a realização da tarefa, os grupos serão convidados a expressar o que sentiram e o que perceberam em relação a si mesmos e aos colegas no momento de resolver o enigma, as estratégias utilizadas por eles para atingir o objetivo comum - construir o quadrado de acordo com a regra -, se conseguiram partilhar idéias, escutar o outro, testar as sugestões dadas pelos colegas, ajudar-se mutuamente, interagir de forma respeitosa e solidária. O professor poderá contribuir com novos elementos, de acordo com sua observação dos grupos.     

Alunos e professor deverão retomar o cartaz com o texto produzido anteriormente, para ser reescrito, considerando os aspectos explicitados a partir desta atividade e que poderão ampliar o conhecimento dos alunos acerca da importância do exercício da cooperação em nossas vidas. O cartaz poderá ser ilustrado pelos alunos.

3ª ATIVIDADE: O professor deverá propor aos alunos uma atividade de pesquisa que se iniciará na sala de aula, com os próprios colegas, e que terá continuidade fora da escola, atingindo outros espaços sociais, como família, clube, praças, parques, ruas, dentre outros.   

Primeiramente, em duplas, farão o exercício de entrevistar o colega, com o intuito de conhecer e resgatar atitudes cooperativas praticadas no espaço escolar. Em um segundo momento, a ser previamente definido pelo professor e a turma, com prancheta, roteiro de entrevista e lápis na mão, os alunos deverão entrevistar as pessoas para conhecer situações de cooperação vividas por elas (Professor, segue abaixo um roteiro de entrevista para ser utilizado pelos alunos. Poderá ser modificado, de acordo com novos objetivos!).

Roteiro de Entrevista   

Sexo: (  ) Feminino  (  ) Masculino   

Idade: ___ anos   

Você se lembra de alguma situação em que cooperou com alguém? Conte como ela aconteceu.

De volta para a sala, os alunos deverão ler as entrevistas realizadas por eles, para que todos conheçam os diferentes relatos das pessoas entrevistadas. O professor da área de Matemática poderá colaborar com o professor da turma, na tabulação e nas formas de apresentação dos resultados quantitativos referentes a sexo e idade das pessoas. Poderá também utilizar esses resultados para trabalhar em suas aulas com situações-problema e desafios lógicos referentes ao conteúdo curricular.   

Os alunos, mediados pelo professor, deverão escolher e analisar algumas situações interessantes, curiosas e originais contadas pelos entrevistados, para serem reescritas por eles nas aulas de Língua Portuguesa. Depois de reescritas, deverão ser colocadas em um painel intitulado: “COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA” juntamente com o cartaz produzido pelos alunos.

Recursos Complementares

Professor, ao acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=-ieq2oXwETk você encontrará uma proposta muito interessante de atividade cooperativa para trabalhar com os alunos. Vale à pena conferir!

Visando ampliar os seus conhecimentos acerca do debate sobre a cooperação, sugerimos a leitura do texto “A pedagogia da Cooperação: construindo um mundo onde todos podem VenSer!” de Fábio Otuzi Brotto, disponível no sítio http://www.projetocooperacao.com.br/2009/04/14/a-pedagogia-da-cooperao-construindo-um-mundo-onde-todos-podem-venser/   

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram perceber a importância de cooperar uns com os outros para resolver o “Enigma das cores”; realizar com responsabilidade a pesquisa; analisar os relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e em outros espaços sociais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • aline gondim, E.E.F FCO SABOIA , Ceará - disse:
    alingondim@hotmail.com.br

    01/06/2015

    Quatro estrelas

    adorei a aula, estava precisando trabalhar a coopração com uma sal muito desunida, creio q dara certo!!


  • carla, E.E.M. ANA FACO , Ceará - disse:
    carlota_sampa@hotrmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    achei muito criativas as sugestões de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.