Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


What is too for you? What is enough for you?

 

08/06/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a usar Too / Enough and not enough em situações reais de comunicação.

Duração das atividades
03 horas/aulas de 50 minutos, cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá trabalhar, previamente, o uso de advérbios e adjetivos em inglês.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Material necessário: Giz; Quadro; Revistas (pedir aos alunos que tragam pelo menos duas revistas de casa ou disponibilize as revistas, se você tiver um número suficiente).   

Motive os alunos, mostrando os pares de fotos. Se você não puder ter acesso a essas foros, você pode usar fotos retiradas de revistas.

Obs: Siga o modelo das fotos selecionadas.

Par 1:         

 

                                                                                                                                                             

Fonte: http://hubsville.files.wordpress.com/2008/02/060711010.jpg  (acesso: 07/04/10)    

  

Fonte: http://mypreview.files.wordpress.com/2007/11/brazilpnew-2reais-2001_f.jpg (acesso: 07/04/10)              

Par 2:

Fonte: http://slog.thestranger.com/files/2007/09/cheese.jpg (acesso: 07/04/10) 

 Fonte: http://slog.thestranger.com/files/2007/09/cheese.jpg (acesso: 07/04/10)    

Par 3:  

Fonte: http://www.uniquedaily.com/wp-content/uploads/2009/06/too-tall-jail.jpg (acesso:07/04/10) 

Fonte: http://tinyhouseblog.com/wp-content/uploads/2008/03/small_house.jpg (acesso:07/04/10) 

 Enquanto mostra as figuras aos alunos, questione-os:  

 Par número 1: Do you have enough money to buy this car? Answer: No, I don’t.  

 Par número 2: We have too much cheese to prepare a hamburguer. Don’t we? Answer: Yes, we do.  

 Par número 3:  Is this boy too tall to live in this small house? Answer : Yes, he is.   

 Enough means “Suficient” or “as much or many of something as necessary”

Too means “more than enough” or “more than is necessary or wanted”    

Enough comes after adjectives and adverbs and before nouns:    Do you have enough money to buy this car?  

Too comes before adjectives and adverbs:    Is this boy too tall to live in this small house?

Você pode criar outros exemplos a partir de outras figuras que você encontrar.

Após responderem as perguntas, os alunos deverão montar os seus próprios pares de fotografias (peça que eles procurem as imagens em revistas ou incentive os "artistas" a fazer desenhos) e produzirem perguntas e respostas similares aos exemplos já dados. Auxilie-os a relembrarem adjetivos e/ou qualquer outro vocabulário necessário para que possam completar a tarefa.

Observação: Esta atividade deverá ser feita em grupos de 4 pessoas no máximo. Distribua as revistas para que os alunos possam retirar as figuras que desejar.  

 Sugestão: Incentive-os a apresentarem para o restante da turma os pares produzidos. Peça-os que colem as figuras em cartazes, assim, será possível usar os exemplos dos mesmos na explicação que acontecerá na segunda aula.   

Aula 2  

 Retome a aula, usando os exemplos que os alunos produziram no final da aula 1. Revise a explicação dada, fazendo com que eles relembrem a estrutura através de frases usando o vocabulário trabalhado como foco dessa atividade.

Proponha um quiz para seus alunos. Acesse:  http://www.usingenglish.com/quizzes/239.html     (acesso: 07/04/10) 

 Divida a sala em grupos de 5 alunos e faça o quiz acima com eles (caso você não tenha acesso a internet em sua escola, copie as questões em cartolinas e faça a brincadeira dentro de sala.)   

Sugestão: Se quiser dificultar o nível da brincadeira, omita as alternativas de respostas dadas no quiz. Dessa forma, eles terão que saber qual outro vocábulo acompanhará  too/enough para completar corretamente as sentenças oferecidas.   Corrija os alunos quando eles cometerem erros gramaticais.  

 Aula 3  

 Distribua aos alunos o email a seguir, que foi enviado para o site: http://www.thumpertalk.com/forum/archive/index.php/t-468040.html  (acesso 07/04/10) 

  Sugestão: Se for interessante, divida o texto abaixo em partes e apresente cada parte separadamente para os estudantes. Dessa forma, compreender o texto ficará mais fácil.  

 Observação: apesar de ser um email, não há registros de quem o enviou, portanto a autoria é desconhecida.

  I'm trying to get back into a routine that was working for me last year but I've got a question. First off, my old routine goes like this... Get up at 7:30 and go to the gym. Usually 10 mins of running or biking and then I do a quick weights workout. 2 sets of 15 reps each. Bench, Lat Pull, Rows, Military Press, Curls, Triceps, Situps and I'm done. It takes me about 30 mins and I'm out. I then usually didn't eat anything until about 10:30 when I'd eat a granola bar. Then I'd go to subway and eat their 6" special of the day. Another granola bar at 3ish. Then for dinner I'm kinda all over the place. If I'm busy, I might not eat anything. If I'm feeling lazy, I'd make a pb&j sandwich. If I'm feelin motivated, I'll make chicken stirfry... my favorite easy meal. About once or twice a week I'll then go for a mile run at night around 9ish. And then bed time at 11:30 or 12. I know that this routine means that I'm not eating too many calories compared to what I'm supposed to have. When I did this last year, it seemed to work well. People told me it was really bad for me, although I never got sick from it or anything. I don't think I felt like I was starving myself after I got use to it. I'm 6'0", 30 years old, and last year went from 190 to about 175 in a month or two and stayed right at 175-180. I'm now at about 185 and feelin a little chubby, and am trying to get back into shape for the summer. My girlfriend's diet people told her at one point that she was exercising too much without eating enough food to lose weight . Well isn't the weight loss because your body is burning fat because you didn't give it enough food?  Maybe it's more complicated than that, and I'm just trying to see if I can be smarter about how I do this. This subway diet seems really weird I know, but it's easy for me, and relatively healthy I think. I don't get mayo or anything fatty other than cheeze. I'm not sure what I'd want to eat for breakfast if you'd suggest it. I've never been a breakfast person. Any suggestions?  

- Decida se apresentará o texto integral ou em partes para os estudantes.

- Determine um tempo para que eles leiam o texto.

- Esteja preparado para explicar as formas de peso e medidas que o email apresenta. Um bom dicionário Inglês-Português traz essas informações bem detalhadas.

 Apresente aos alunos as seguintes questões:

a)      Is this person eating enough food?

b)      What is this person doing too much?

c)      And what about his girlfriend’s diet. Is she eating enough? Is she doing too much exercise?  

 Passos a serem seguidos depois da leitura:  

 - Divida a sala em grupos ou duplas.

- Incentive os alunos a responderem a pergunta final do texto: “Any suggestions?”.

 - Eles deverão usar too/enough para responder a essa pergunta. Peça-os que anotem, no caderno, as sugestões.   

 Sugestão: Incentive a produção de cartazes com as sugestões dadas por todos os grupos    

Recursos Complementares

Dicionário bilíngüe -

caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.

 RECURSO - Dictionary.com http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false  (acesso:07/04/10) 

Avaliação

Observe a estruturação dos cartazes produzidos. Isso poderá ser avaliado como exercício de writing. Uma outra forma de avaliação, desta vez oral, é produzir um debate dentro de sala. Monte um círculo e inicie falando sobre como seria uma dieta feita por você. Não esqueça de incentivar o uso de too e enough. Deixe com que todos os alunos participem.

Uma outra sugestão de avaliação: proponha aos alunos a produção de frases que expressem a realidade que eles vivem, usando as palavras alvo desta unidade didática.

Ex.: The world is too dangerous.

Peça aos alunos que produzam uma ilustração para cada frase (ou que encontrem imagens em revistas que ilustrem cada frase - o inverso também pode ser feito: eles encontram uma imagem e criam uma frase para ela). Os trabalhos realizados deverão ser expostos na sala de aula ou em algum lugar da escola para que outros alunos e os professores possam ver.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.