20/05/2010
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecimentos acerca do boto rosa e cinza.
Atividade 1: Assistir um documentário sobre o boto rosa e cinza
1º Momento: O professor deverá assistir os documentários antes de exibi-los às crianças, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante a exibição o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
As sugestões do documentário e encontram nos sites abaixo. (Recursos complementares)
2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que observaram, registrando suas falas. Através das falas das crianças construir listas com semelhanças e diferenças existentes entre o boto rosa e cinza.
Atividade 2 – Fazendo Trilha
1º Momento: Na roda, o professor deve retomar o que as crianças observaram e aprenderam durante a exibição do documentário. Durante a discussão o professor deverá registrar suas falas para elaboração do jogo de trilha.
2º Momento: Alguns jogos podem ser confeccionados com os alunos para construirem de forma lúdica e criativa, os conceitos trabalhados. O professor deve organizar a estrutura do jogo, traçando uma trilha numa folha de cartolina ou similar, ou mesmo no chão. O jogo deve ser construido juntamente com as crianças, respeitando suas opiniões e retomando os aprendizados acerca do boto rosa e cinza.
Atvidade 3 - Como jogar trilha?
1º Momento: O professor deve questionar as crianças sobre as regras do jogo de trilha e elaborar juntamente com elas as regras do jogo. O jogo deve ser jogado com no mínimo dois jogadores. Escolhe quem irá começar o jogo com par ou ímpar ou cara/coroa. O jogador iniciante joga o dado e o número que sair será a quantidade de casas que o jogador irá avançar. Pode-se usar tampas de garrafa pet de cores diferentes para avançar as casas que srvirá de pinos. A trilha indica algumas ações que devem ser observadas pelos jogadores. Quando a tampinha parar nessas observações o jogador deverá ler e realizar a ação.
Exemplos de Observações:
Casa 3: O boto cinza deu um mergulho. Volte para a saída.
Casa 9. Os botos nadam juntos. Avance até a casa mais próxima que está ocupada.
Casa 14. O boto rosa deu um grande salto. Pule para a casa 20.
Casa 22. Volte para casa 15.
Casa 25. O boto cinza deu uma pirueta. Avance duas casas.
RECURSO DIDÁTICO: Exemplo de jogo de trilha
Atividade 4 - Jogando Trilha
1º Momento: Após a construção da trilha, o professor deve possibilitar momentos em que as crianças compartilhem o jogo, respeitando as regras propostas pelo próprio grupo.
SUGESTÃO: O professor poderá fazer grupos de quatro componentes para jogar a trilha.
As fotos abaixo ilustram o momento:
Os documentários podem ser encontrados no site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=TMCf7SNUb-Q&feature=related
As diferenças entre o boto rosa e o cinza podem ser encontradas nos sites abaixo:
http://animais.bicodocorvo.com.br/informacoes/mamiferos/grandes/boto
: Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2010
Cinco estrelasAmei. Me ajudou muito!