Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O BOTO ROSA E O BOTO CINZA

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  •   Perceber as diferenças entre o boto rosa e o cinza, através de documentários e pesquisas;
  •  Elaborar um jogo de trilha a partir dos conhecimentos sobre o boto rosa e cinza;
  •    Refletir sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras de trilha.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Conhecimentos acerca do boto rosa e cinza.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Assistir um documentário sobre o boto rosa e cinza

1º Momento: O professor deverá assistir os documentários antes de exibi-los às crianças, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante a exibição o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:

  •  Onde o boto rosa e cinza vivem?
  • O que eles comem?
  • O que eles estão fazendo?
  • Quais as semelhanças entre o boto rosa e cinza?
  • Quais diferenças entre o boto rosa e cinza?

As sugestões do documentário e encontram nos sites abaixo. (Recursos complementares)

2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que observaram, registrando suas falas. Através das falas das crianças construir listas com semelhanças e diferenças existentes entre o boto rosa e cinza.

Atividade 2 – Fazendo Trilha

1º Momento: Na roda, o professor deve retomar o que as crianças observaram e aprenderam durante a exibição do documentário. Durante a discussão o professor deverá registrar suas falas para elaboração do jogo de trilha.

2º Momento: Alguns jogos podem ser confeccionados com os alunos para construirem de forma lúdica e criativa, os conceitos trabalhados.  O professor deve organizar a estrutura do jogo, traçando uma trilha numa folha de cartolina ou similar, ou mesmo no chão. O jogo deve ser construido juntamente com as crianças, respeitando suas opiniões e retomando os aprendizados acerca do boto rosa e cinza. 

Atvidade 3 - Como jogar trilha?

1º Momento: O professor deve questionar as crianças sobre as regras do jogo de trilha e elaborar juntamente com elas as regras do jogo.  O jogo deve ser jogado com no mínimo dois jogadores. Escolhe quem irá começar o jogo com par ou ímpar ou cara/coroa. O jogador iniciante joga o dado e o número que sair será a quantidade de casas que o jogador irá avançar. Pode-se usar tampas de garrafa pet de cores diferentes para avançar as casas que srvirá de pinos. A trilha indica algumas ações que devem ser observadas pelos jogadores. Quando a tampinha parar nessas observações o jogador deverá ler e realizar a ação.

Exemplos de Observações:

Casa 3: O boto cinza deu um mergulho. Volte para a saída.

Casa 9. Os botos nadam juntos. Avance até a casa mais próxima que está ocupada.

Casa 14. O boto rosa deu um grande salto. Pule para a casa 20.

Casa 22. Volte para casa 15.

Casa 25. O boto cinza deu uma pirueta.  Avance duas casas.

RECURSO DIDÁTICO: Exemplo de jogo de trilha

Atividade 4 - Jogando Trilha

1º Momento: Após a construção da trilha, o professor deve possibilitar momentos em que as crianças compartilhem o jogo, respeitando as regras propostas pelo próprio grupo.

SUGESTÃO: O professor poderá fazer grupos de quatro componentes para jogar a trilha.

As fotos abaixo ilustram o momento:

Recursos Complementares

Os documentários podem ser encontrados no site abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=TMCf7SNUb-Q&feature=related   

As diferenças entre o boto rosa e o cinza podem ser encontradas nos sites abaixo:

http://animais.bicodocorvo.com.br/informacoes/mamiferos/grandes/boto  

http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/boto_cinza.htm 

Avaliação

: Avaliar se as crianças:

  •  Perceberam as diferenças entre o boto rosa e o cinza, através de documentários e pesquisas;
  •  Elaboraram o jogo de trilha a partir dos conhecimentos sobre o boto rosa e cinza;
  •  Refletiram sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras de trilha.
  •  Participaram das atividades com envolvimento.    
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.