Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Descrever a si mesmo, pensar em si e dizer para os outros como é; falar para o grupo sobre o que gosta de fazer; o que gosta de comer; qual a brincadeira que mais aprecia; o filme que mais gosta; a música que gosta de ouvir; desenhar a si mesmo sozinha e junto aos seus amigos.    

Duração das atividades
6 aulas de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

diferenciar-se de outras pessoas; reconhecer cor de pele; manipular régua e medir com régua.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Medir a própria altura como característica determinante da auto-imagem.  

   1º momento – o professor fixa o  metro na parede e as crianças formam duplas para medir uma a outra e cada uma recorta a sua régua de cartolina do tamanho da sua altura marcada na fita métrica.   Em duas folhas de cartolina branca (coladas) ou folha de papel madeira, cada  criança marca a sua altura com lápis grafite, usando a régua elaborada em sala, faz seu desenho do tamanho real, traçando olhos, cílios, boca, sobrancelhas, nariz, orelhas, cabelo; coloca roupa e sapato e pinta com lápis cera a cor dos olhos, da pele e do cabelo. As meninas podem colar fita no cabelo e os meninos podem colocar boné. Terminado essa atividade as crianças identificam sua arte com seu nome.    

 Obs. Essa forma de desenhar é importante para o desenvolvimento não só da auto-imagem, mas do conhecimento matemático, visto que, as crianças calculam a proporcionalidade dos membros do corpo, conforme a altura delimitada, tomando como referência a própria imagem.  Medem o tamanho do sapato, da roupa e outros adereços.    

 2º momento - O professor ajuda as crianças a  decorar  a sala com seus desenhos e elaborar convites aos pais, professores e colegas da escola para visitar a exposição em um determinado horário.   

3º momento – o professor e os alunos planejam o momento da exposição e na hora de visitação cada criança fica ao lado do seu desenho e explica aos visitantes de quem é o auto-retrato e como foi elaborado.       

  Atividade 2 –  Interação entre os pais e a turma   

1º momento – O professor agenda com os pais um horário  para que eles falem para as outras crianças, das coisas boas dos seus filhos. Nesse dia se o pai ou a mãe não tiver disponibilidade pode vir um tio, ou tia, avô ou avó, ou uma pessoa próxima que conhece a sua criança.  No momento da dinâmica é feita uma roda dupla, o adulto fica fora e a criança dentro. O representante de cada criança fala do que ela mais gosta de fazer no horário oposto ao da escola, o que gosta de comer, as músicas que gosta de ouvir, de cantar e de dançar; as histórias que gostam de ler e de ouvir, os filmes que gostam de assistir e os seus heróis preferidos.  

 

 Fonte: Ilustração construída com imagem de autoformas - formas básicas (Microsoft Word).

Atividade 3 -  Desenhar brinquedos e brincadeiras que gostam de realizar.  

   1º momento - O professor incentiva as crianças a pensar nos brinquedos e brincadeiras que gostam de fazer e desenham essa idéia e escreve sobre ela. Durante o desenho das crianças, o professor ajuda-os a trabalhar em dupla, primeiro cada uma, em voz alta fala ao seu par do brinquedo e brincadeira que mais gosta de fazer na escola e em casa, o outro escuta e depois é sua vez de se pronunciar. Em seguida cada uma desenha o que falou, pinta e escreve sobre o desenho.

    

2º momento - O professor oportuniza que cada criança, em um grande grupo, apresente seu desenho, falando do brinquedo e brincadeira preferida. Nesse momento, o professor vai criando estratégias para as crianças desenvolverem a capacidade de tolerância de ouvir o outro, prestar atenção no que ele diz,  interagir na conversa, dando opinião e sugestões, elogiando  o desenho do outro.

Recursos Complementares

 Fita métrica, cartolina ou papel madeira, tiras de cartolina.

BERUTTI, F. Vó é sempre vó.(RB=1.209), 2006.

Avaliação

Avaliar se cada criança conseguiu falar sobre si mesma para as outras crianças: o que gosta de fazer; o que gosta de comer; qual a brincadeira que mais aprecia; o filme que mais gostam; a música preferida e se na atividade de grafia conseguiu desenhar a si mesma.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.