10/05/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Cor de pele, de cabelo, de olhos, forma do rosto e dos olhos, comprimento e textura de cabelo.
ATIVIDADE 1: DESCRIÇÃO DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO.
1º momento - O professor deve trazer um espelho para o espaço da roda e orienta os alunos, dizendo o que devem fazer. Explica como olhar-se no espelho e falar as suas caracteristicas em voz alta: Cada criança diante de sua imagem vai fazendo sua descrição:
Fonte: http://petragaleria.wordpress.com/2009/02/page/2/
2º momento - O professor orienta as crianças para registrar a observação, desenhando a sua imagem no espelho. Em seguida apresenta para os colegas, fazendo os comentários pessoais.
Atividade 2: Observar os colegas e escolher um parecido consigo.
1º momento - O professor orienta cada criança para observar os colegas e escolher aquele que acha mais semelhante a si, em seguida fala em voz alta, o que há no colega que lhe faz lembrar. Dando continuidade, forma uma dupla para trabalhar, combinando um desenho que gosta de fazer.
Fonte: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008_05_01_archive.html?
Atividade 3: Pesquisar imagens de crianças
1º momento - O professor divide as crianças em grupo, para fazer uma pesquisa sobre imagens de crianças e destacar aquelas que parecem com os membros do grupo.
Fonte: http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/03/11/
Cada grupo apresenta o resultado da pesquisa aos demais colegas. É importante que o professor conduza uma discussão, proporcionando aos alunos a possibilidade de fazer comparação entre as imagens pesquisadas e suas semelhanças com as crianças do grupo. Na exposição, as crianças dizem para as outras com quem a imagem escolhida se parece e por quê.
2º momento - As crianças devem pesquisar a origem das características étnicas das imagens destacadas e fazer uma discussão no grande grupo, observando as diferentes etnias existentes na sala de aula. A partir desse fato, o professor conta para as crianças como se formou o nosso povo brasileiro. A história de formação do nosso povo reflete as características de nossas crianças, essa tese desemboca nos argumentos desenvolvidos em sala de aula.
3º momento - O professor orienta as crianças para fazer um inventário sobre a sua história de vida, vinculada a história de seus pais e de sua família. Sugestão para o tema: “Quem sou eu”, criança tem história. Assim, cada criança escreve um caderno de dez folhas (o professor divide um papel oficio ao meio, recorta e monta, colando as páginas, essa atividade é feita em vários dias) a composição do caderno é uma negociação entre o professor e os alunos, mas antes da elaboração eles planejam o que será escrito e ilustrado em cada página.
Bibliografia
COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo história e geografia: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: ed. Ática, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para a educação infantil. 3v. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ALMEIDA, H. Todo o mundo é diferente. Belo Horizonte: Editora Lê,1996.
O professor avalia antes do inicio do tema para diagnosticar o que sabem os alunos e ter certeza do que aprenderão durante o processo de ensino-aprendizagem;
Durante o processo, a avaliação serve para verificar como as crianças estão entendendo as orientações para identificar as características físicas de cada componente do grupo e procurar crianças com características similares, considerando a sua cor da pele, a cor dos seus olhos, a textura do seu cabelo e o jeito de ser criança; Analisar imagens de crianças e escolher aquelas com as quais se parece; analisar a autoconfiança e auto-estima; como descreve as peculiaridades de cada colega; se os respeita como eles são; se conta sua história e se ouve a historia do outro.
No final da aula se faz a avaliação para analisar as habilidades dos alunos e conhecimentos adquiridos referentes a suas características e comportamentos, as crianças fazem auto-avaliação recorrendo as suas lembranças sobre as suas ações.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/04/2012
Cinco estrelasExcelente,principalmente a atividade 1 que é descrição de si próprio e do outro. Todas as atividades são muitos boas.