Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


NOSSAS SEMELHANÇAS, NOSSAS DIFERENÇAS: cada criança é única (características físicas, étnicas).

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Tomar consciência de si como pessoa com características físicas e comportamentais. ·        
  •  Identificar as características físicas de cada um componente do grupo;        
  •  Procurar no grupo, crianças com características similares;       
  •  Analisar imagens de crianças e escolher aquelas com as quais  se parece.      
  • Aumentar a autoconfiança e auto-estima;         
  •  Descrever as peculiaridades de cada criança do grupo e procurar respeitar cada uma como ela é;
  • Conhecer a história de cada criança do grupo.
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cor de pele, de cabelo, de olhos, forma do rosto e dos olhos, comprimento e textura de cabelo.

Estratégias e recursos da aula

  ATIVIDADE  1:     DESCRIÇÃO DE SI PRÓPRIO E DO OUTRO.  

1º momento - O professor deve trazer um espelho para o espaço da roda e orienta os alunos, dizendo o que devem fazer.  Explica como olhar-se no espelho e falar as suas caracteristicas em voz alta: Cada criança diante de sua imagem vai fazendo sua descrição:   

  • Cor, textura, comprimento do cabelo (se o cabelo é louro, castanho, ou preto;  se é liso, cacheado ou crespo; se é curto ou comprido); como é o corte, como penteia;
  • Cor dos olhos (preto, azul, verde ou castanho); tamanho (olhos grandes ou pequenos, formato (arredondados ou puxados), se usa óculos;
  • Cor da pele (branca, negra, morena ou parda);
  • formato do rosto, do nariz, como são os lábios, o queixo, as orelhas, sobrancelhas. 
  • Com quem se acha parecido(a), com a mãe ou com o pai ou com outra pessoa de seu afeto
  • Descrever a roupa que está vestindo;

Fonte: http://petragaleria.wordpress.com/2009/02/page/2/ 

2º  momento - O professor orienta as crianças para registrar a observação, desenhando a sua imagem no espelho. Em seguida apresenta para os colegas, fazendo os comentários pessoais.  

Atividade 2: Observar os colegas e escolher um parecido consigo.

 1º momento - O professor orienta cada criança  para observar os colegas e  escolher aquele que acha mais semelhante a si, em seguida fala em voz alta, o que há no colega que lhe faz lembrar. Dando continuidade, forma uma dupla para  trabalhar, combinando um desenho que gosta de fazer.   

  Fonte: http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008_05_01_archive.html?   

 Atividade 3: Pesquisar  imagens de crianças

1º momento - O professor divide as crianças em grupo, para fazer uma pesquisa sobre imagens de crianças e destacar aquelas que parecem com os membros do grupo.   

 

Fonte:  http://peregrinacultural.wordpress.com/2009/03/11/  

          

Cada grupo apresenta o  resultado da pesquisa aos demais colegas. É importante que o professor conduza uma discussão, proporcionando aos alunos a possibilidade de fazer comparação entre as imagens pesquisadas e suas semelhanças com as crianças do grupo. Na exposição, as crianças dizem para as outras com quem a imagem escolhida  se parece e por quê.      

 2º  momento - As crianças devem pesquisar a origem das características étnicas das imagens destacadas e fazer uma discussão no grande grupo, observando as diferentes etnias existentes na sala de aula. A partir desse fato, o professor conta para as crianças como se formou o nosso povo brasileiro. A história de formação do  nosso povo reflete as características de nossas crianças, essa tese desemboca nos argumentos desenvolvidos em sala de aula.

3º momento - O professor orienta as crianças para fazer um inventário sobre a sua história de vida, vinculada a história de seus pais e de sua família. Sugestão para o tema: “Quem sou eu”, criança tem história. Assim, cada criança escreve um caderno de dez folhas (o professor divide um papel oficio ao meio, recorta e monta, colando as páginas, essa atividade é feita em vários dias) a composição do caderno é uma negociação entre o professor e os alunos, mas antes da elaboração eles planejam o que será escrito e ilustrado em cada página.

Recursos Complementares

Bibliografia   

COLL, C. TEBEROSKY, A. Aprendendo história e geografia: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1ª a 4ª série. São Paulo: ed. Ática, 2000.

BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para a educação infantil. 3v. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ALMEIDA, H. Todo o mundo é diferente. Belo Horizonte: Editora Lê,1996.

Avaliação

O professor avalia antes do inicio do tema para diagnosticar o que sabem os alunos e  ter certeza do que  aprenderão durante o processo de ensino-aprendizagem; 

 Durante o processo,  a avaliação  serve para verificar como as crianças estão entendendo as orientações para identificar as características físicas de cada componente do grupo e  procurar crianças com características similares, considerando a sua cor da pele, a cor dos seus olhos, a textura do seu cabelo e o jeito de ser criança;  Analisar imagens de crianças e escolher aquelas com as quais  se parece;  analisar a  autoconfiança e auto-estima; como descreve as peculiaridades de cada colega; se os respeita como eles são; se conta sua história e se ouve  a historia do outro.

No final da aula se faz a avaliação para analisar as habilidades dos alunos e conhecimentos adquiridos referentes a suas características e comportamentos, as crianças fazem auto-avaliação recorrendo as suas lembranças sobre as suas ações.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • elaine, NUCLEO (Peti) , Mato Grosso - disse:
    elainecristina390@gmail.com

    18/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente,principalmente a atividade 1 que é descrição de si próprio e do outro. Todas as atividades são muitos boas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.