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Frequência Cardíaca: aprenda a medir a sua

 

05/05/2010

Autor e Coautor(es)
Maura Gislaine Barros
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TELEMACO BORBA - PR JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar como pode ser feita a medição da frequência cardíaca
  • Aprender como calcular a frequência cardíaca ideal para cada idade
  • Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistema Cardiovascular
Estratégias e recursos da aula

PRÁTICA SOCIAL INICIAL 

Sabemos que nosso coração funciona constantemente, mantendo um ritmo, mas este ritmo pode ser alterado a qualquer momento, nossas emoções são capazes de alterar o ritmo do nosso coração, no momento da prática da atividade física devemos observar o quanto nosso coração trabalha, para isso devemos observar nossa frequência cardíaca.

Aproveite este momento para investigar junto aos alunos o que cada um já sabe sobre a Frequência Cardíaca.

Peça para que os alunos realizem registro no caderno sobre o assunto a ser trabalhado. Podem ser anotadas tanto  dúvidas existentes como curiosidades sobre o tema, entre outras coisas.

Num segundo momento vamos retomar e observar o que foi solucionado ou acrescido aos conhecimentos com o decorrer das atividades.

PROBLEMATIZAÇÃO

Por que devemos monitorar nossa frequência cardíaca?

WORDPRESS.COM: http://bhrace.files.wordpress.com/2010/01/frequencia-cardiaca.jpg acesso em:: 13/04/20010. 

Questione sobre o que cada um entende ao observar a imagem?

Vocês sabem por que existe a necessida de monitorar a frequência cardíca no caso de realizarmos atividade física constante?

INSTRUMENTALIZAÇÃO 

Apresente aos alunos um texto que possa servir como base para a realização das atividades que serão propostas no decorrer da aula.

Sugerimos o seguinte texto: http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Controle_sua_frequencia_cardiaca_e_tenha_melhores_resultados 

Durante a prática de exercícios aeróbios, a frequência cardíaca indica se a intensidade da atividade é adequada. Controlando a frequência, você também evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo.

Além disso, frequências muito baixas (menos de 60 bpm - bradicardias) ou muito altas (mais de 100 bpm - taquicardias),  indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames.

A forma mais simples de determinar a frequência cardíaca é sentindo o pulso no pescoço ou no punho. Podemos usar também o estetoscópio (aparelho para ouvir o coração e a respiração).

Há ainda alguns monitores que são parte de aparelhos de ginástica, como esteiras ou bicicletas, que são colocados na orelha ou na ponta do dedo.

Professor, após trabalhar com o texto realize a seguinte discussão com base nas questões abaixo:

  1. O que é frequência cardíaca?
  2. Como se mede a frequência cardíaca?
  3. Pra que saber a frequência cardíaca?
  4. Todos podem ter a mesma frequência cardíaca? Por quê?
  5. Como podemos medir nossa frequência cardíaca?

Aproveite este momento para resgatar as anotações realizadas no caderno no início da aula, observando as evoluções realizadas desde o início até aquiu.

ATIVIDADE 1

Como vimos anteriormente a frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. E se subdivide em:

  • Frequência cardíaca basal
  • Frequência cardíaca de repouso.
  • Frequência cardíaca de reserva.
  • Frequência cardíaca sub-máxima.
  • Frequência cardíaca máxima.

Para trabalharmos os tipos de frequência cardíaca indicamos a seguinte atividade:

  • Divida a turma em 5 grupos.
  • Cada grupo deverá realizar pesquisa sobre cada divisão da frequência cardíaca.
  • A pesquisa pode ser realizada no laboratório de informática ou na biblioteca da escola.

Neste momento o professor poderá criar uma webquest, pois através desta conseguirá direcionar a realização da atividade, indicando aos alunos um caminho a ser percorrido, podendo ser utilizado o sitio que segue:

WEBQUESTBRASIL.ORG: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2456&id_pagina=1 acesso em: 24/04/2010. 

A webquest é uma forma simples de levar os alunos a resolverem situações do cotidiano escolar, através desta atividade o professor será capaz de incentivar seus alunos a atingirem com mais interesse os objetivos propostos na aula.

ATIVIDADE 2

Neste momento oriente os grupos para que realizem a apresentação da pesquisa realizada no momento da atividade 1.

Devendo cada grupo explicar cada subdivisão da frequência cardíaca expĺorando cada uma delas.

Apresente aos alunos o recurso a seguir:

Ficha som 2 

O recurso ensina como confeccionar um estetoscópio caseiro, a partir de um funil e uma mangueira para escutar as batidas do coração.

Afinal, o que é e para que serve um estetoscópio?

Estetoscópio ou fonendoscópio é um aparelho utilizado por diversos profissionais como médicos e enfermeiros para amplificar sons corporais, foi desenvolvido por René Laennec em 1816, tem a capacidade de ouvir sons cardíacos e os sons dos pulmões.

ATIVIDADE 3

1. Pedir para que os alunos formem duplas ou trios.

2. Cada grupo irá confeccionar um estetoscópio.

3. Os alunos deverão revesar para ouvir o coração um do outro e após cada um ouvirá o seu coração.

Roteiro de discussão

1. O que cada um achou de interessante no momento da realização da atividade?

2. Conseguiram observar diferenças entre as batidas de cada coração?

3. Por quê cada um apresenta frequência cardíaca diferenciada?

A prescrição de exercícios pela freqüência cardíaca representa uma das formas mais simples e práticas de orientação de atividades físicas.

CATARSE

Devemos controlar nossa frequência cardíaca durante o esforço para aprendermos a conhecer o nosso corpo e o seu nível de condicionamento, melhorando a performance.  

Do ponto de partida sobre a apresentação de cada grupo cada aluno deverá realizar anotação no caderno sobre sua frequência cardíaca.

Após peça para que comparem com os resultados dos colegas, observando as diferenças que ocorre em cada medição de pessoa para pessoa.

PRÁTICA SOCIAL FINAL

ATIVIDADE 4

Quem não tem um frequêncímetro pode improvisar medindo a FC com as mãos.

Basta colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida (na região do pescoço) ou na artéria radial (na região do pulso) e contar as pulsações durante 10 segundos e multiplicar por 6 ou contar as pulsações durante 15 segundos e multiplicar por 4, para indicar os batimentos cardíacos em 1 minuto.

  1. Peça para que os alunos contem e anotem a frequência cardíaca ao final de cada atividade:
  • Em repouso
  • Caminhada rápida
  • Trotando
  • Corrida
  • Pique de 50 metros

2. Os alunos deverão comparar os resultados.

3. Questione:

  • Existiu diferença da frequência cardíaca entre cada atividade realizada?
  • Como será que nosso coração se sente com tantas modificações da FC?
  • O que podemos fazer para que nosso coração se habitue a sempre trabalhar num mesmo ritmo?
  • Por que cada atividade exige um certo ponto do nosso coração?

LEMBRE-SE QUE:

A frequência cardíaca diminui rapidamente após o esforço, estabilizando-se depois de aproximadamente 3 minutos - tempo que pode variar de acordo com o grau de esforço e condicionamento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ficha som 2 Experimento prático
Recursos Complementares

 BOASAUDE.UOL.COM.BR: http://boasaude.uol.com.br/tools/freq_card/   acesso em: 13/04/2010. Calculadora para frequência cardíaca.

Avaliação
  • Perceber se através da participação nas atividades propostas (teórica e prática) cada um conseguiu assimilar o que venha ser e como podemos medir a frequência cardíaca.
  • Através da realização do trabalho em grupo foi capaz de compreender o funcionamento da frequência cardíaca.
  • Se participou com fidelidade da webquest oferecida pelo professor para fixação do conteúdo.
  • Observar se nos momentos de discussão realizou intervenções pertinentes ao assunto.
Opinião de quem acessou

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  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
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