05/05/2010
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Sabemos que nosso coração funciona constantemente, mantendo um ritmo, mas este ritmo pode ser alterado a qualquer momento, nossas emoções são capazes de alterar o ritmo do nosso coração, no momento da prática da atividade física devemos observar o quanto nosso coração trabalha, para isso devemos observar nossa frequência cardíaca.
Aproveite este momento para investigar junto aos alunos o que cada um já sabe sobre a Frequência Cardíaca.
Peça para que os alunos realizem registro no caderno sobre o assunto a ser trabalhado. Podem ser anotadas tanto dúvidas existentes como curiosidades sobre o tema, entre outras coisas.
Num segundo momento vamos retomar e observar o que foi solucionado ou acrescido aos conhecimentos com o decorrer das atividades.
Por que devemos monitorar nossa frequência cardíaca?
WORDPRESS.COM: http://bhrace.files.wordpress.com/2010/01/frequencia-cardiaca.jpg acesso em:: 13/04/20010.
Questione sobre o que cada um entende ao observar a imagem?
Vocês sabem por que existe a necessida de monitorar a frequência cardíca no caso de realizarmos atividade física constante?
Apresente aos alunos um texto que possa servir como base para a realização das atividades que serão propostas no decorrer da aula.
Sugerimos o seguinte texto: http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Controle_sua_frequencia_cardiaca_e_tenha_melhores_resultados
Durante a prática de exercícios aeróbios, a frequência cardíaca indica se a intensidade da atividade é adequada. Controlando a frequência, você também evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo.
Além disso, frequências muito baixas (menos de 60 bpm - bradicardias) ou muito altas (mais de 100 bpm - taquicardias), indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames.
A forma mais simples de determinar a frequência cardíaca é sentindo o pulso no pescoço ou no punho. Podemos usar também o estetoscópio (aparelho para ouvir o coração e a respiração).
Há ainda alguns monitores que são parte de aparelhos de ginástica, como esteiras ou bicicletas, que são colocados na orelha ou na ponta do dedo.
Professor, após trabalhar com o texto realize a seguinte discussão com base nas questões abaixo:
Aproveite este momento para resgatar as anotações realizadas no caderno no início da aula, observando as evoluções realizadas desde o início até aquiu.
Como vimos anteriormente a frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto. E se subdivide em:
Para trabalharmos os tipos de frequência cardíaca indicamos a seguinte atividade:
Neste momento o professor poderá criar uma webquest, pois através desta conseguirá direcionar a realização da atividade, indicando aos alunos um caminho a ser percorrido, podendo ser utilizado o sitio que segue:
WEBQUESTBRASIL.ORG: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=2456&id_pagina=1 acesso em: 24/04/2010.
A webquest é uma forma simples de levar os alunos a resolverem situações do cotidiano escolar, através desta atividade o professor será capaz de incentivar seus alunos a atingirem com mais interesse os objetivos propostos na aula.
Neste momento oriente os grupos para que realizem a apresentação da pesquisa realizada no momento da atividade 1.
Devendo cada grupo explicar cada subdivisão da frequência cardíaca expĺorando cada uma delas.
Apresente aos alunos o recurso a seguir:
O recurso ensina como confeccionar um estetoscópio caseiro, a partir de um funil e uma mangueira para escutar as batidas do coração.
Afinal, o que é e para que serve um estetoscópio?
Estetoscópio ou fonendoscópio é um aparelho utilizado por diversos profissionais como médicos e enfermeiros para amplificar sons corporais, foi desenvolvido por René Laennec em 1816, tem a capacidade de ouvir sons cardíacos e os sons dos pulmões.
1. Pedir para que os alunos formem duplas ou trios.
2. Cada grupo irá confeccionar um estetoscópio.
3. Os alunos deverão revesar para ouvir o coração um do outro e após cada um ouvirá o seu coração.
Roteiro de discussão
1. O que cada um achou de interessante no momento da realização da atividade?
2. Conseguiram observar diferenças entre as batidas de cada coração?
3. Por quê cada um apresenta frequência cardíaca diferenciada?
A prescrição de exercícios pela freqüência cardíaca representa uma das formas mais simples e práticas de orientação de atividades físicas.
Devemos controlar nossa frequência cardíaca durante o esforço para aprendermos a conhecer o nosso corpo e o seu nível de condicionamento, melhorando a performance.
Do ponto de partida sobre a apresentação de cada grupo cada aluno deverá realizar anotação no caderno sobre sua frequência cardíaca.
Após peça para que comparem com os resultados dos colegas, observando as diferenças que ocorre em cada medição de pessoa para pessoa.
Quem não tem um frequêncímetro pode improvisar medindo a FC com as mãos.
Basta colocar os dedos indicador e médio na artéria carótida (na região do pescoço) ou na artéria radial (na região do pulso) e contar as pulsações durante 10 segundos e multiplicar por 6 ou contar as pulsações durante 15 segundos e multiplicar por 4, para indicar os batimentos cardíacos em 1 minuto.
2. Os alunos deverão comparar os resultados.
3. Questione:
LEMBRE-SE QUE:
A frequência cardíaca diminui rapidamente após o esforço, estabilizando-se depois de aproximadamente 3 minutos - tempo que pode variar de acordo com o grau de esforço e condicionamento.
Nome | Tipo |
---|---|
Ficha som 2 | Experimento prático |
BOASAUDE.UOL.COM.BR: http://boasaude.uol.com.br/tools/freq_card/ acesso em: 13/04/2010. Calculadora para frequência cardíaca.
Quatro estrelas 4 classificações
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02/12/2013
Cinco estrelasExcelente plano de aula, coeso para a turma, parabéns.
04/11/2012
Cinco estrelasmto boa essa aula!!! exelente!!! sou Professora de Educação Física e vou usá-la com meus alunos!!!!
26/06/2012
Quatro estrelasfoi uma otima aula, aprendi muito! vlw
19/03/2011
Cinco estrelasÓtima aula. Possui os conceitos necessários, nas linguagem do aluno e tem práticas interessantes e motivadoras para os alunos.