19/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Classificação de animais.
1 MOMENTO
O professor organizará uma roda com as crianças para iniciar uma conversa acerca do tema em estudo, o gato. Para tanto, deve levantar alguns questionamentos como:
Após esse diálogo inicial para saber os conhecimentos prévios dos alunos, o professor faz uma lista escrevendo o nome dos animais citados, em seguida, o professor deve expor a lista no mural da sala.
2 MOMENTO
O professor solicitará ao grupo um desenho de algum gato que conheçam. Após o término do desenho as crianças deverão apresentar para as outras crianças da turma o seu desenho. Neste momento, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para que destaquem as diferenças e semelhanças entre os desenhos, por exemplo: destacando a cor do gato, a forma da calda, a cor dos olhos, etc. Depois o professor irá construir com ajuda dos alunos um quadro comparativo apresentando as características físicas dos gatos.
Para sistematizar os conhecimentos adquiridos nessa atividade, o professor propõe uma atividade na qual a criança irá registrar através do desenho e escrita de um pequeno texto o que aprendeu sobre o gato.
3 MOMENTO
O professor organizará uma apresentação de fotos com diferentes tipos de raças de gatos. Caso o professor não consiga as fotos. Essas fotos podem ser recortadas de revistas ou o professor orgniza uma pesquisa de imagens e apresenta em data show,ou copia em transparência para retroprojetor. Durante a apresentação, o professor deve ler informações pesquisadas em revistas, livros sobre as raças dos gatos.
Fonte: cantodosgatos.blogspot.com
Após, a apreciação das fotos as crianças deverão discutir entre elas o que observaram destacando algumas características das raças de gatos apresentadas. Em seguida, as crianças irão registrar algumas características das raças de gatos que despertaram sua atenção e preferência.
4 MOMENTO
O professor deverá providenciar junto com a escola um gato para ser observado em sala de aula. No dia combinado, as crianças observam o gato que tem em sala . O professor deverá instigar as crianças para observarem gato, pontuando suas características físicas, "mimos", preferência de alimentos, passeios e etc. Dessa forma os alunos poderão ampliar os seus conhecimentos.
Livro:
Gatos:Um guia ilustrado com mais de 250 raças.David Alderton.Ediouro,São Paulo:1997.
O professor deverá observar se o aluno é capaz de:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!