Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AIDS? Tô fora! / Características dos Vírus e Prevenção à AIDS

 

20/03/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as características fundamentais dos vírus; Valorizar atitudes de respeito em relação aos portadores de AIDS.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções componentes químicos dos seres vivos e atividade celular. Conhecimentos sobre o sistema imunológico (produção de anticorpos).
Estratégias e recursos da aula

Aula 01

Nesta primeira aula o professor pode trabalhar com o conceito básico sobre os VÍRUS.

Professor, utilizando imagens em transparências, ou com desenhos simplificados no quadro de escrever, explique os seguintes tópicos em relação aos vírus:

• As características que os vírus apresentam que nos permite classificá-los como seres vivos (composição química, reprodução e mutação);
• A necessidade de parasitar células para reproduzir-se;
• A especificidade celular (cada vírus tem tropismo por um tipo celular);
• As diferentes ações durante a infecção (ciclo lítico ou ciclo lisogênico);
• A possibilidade de ocorrer mutação com os vírus;
• As medidas curativas (repouso e boa alimentação) e preventivas (vacinas) em relação às viroses.

 Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro projetor.

search.creativecommons.org


Aula 2
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1844/imagens/nolaboratorio.gif 

Para reforçar o que foi exposto na aula anterior solicite que os alunos observem o recurso do Portal do Professor: “Estrutura dos Vírus”, disponível no seguinte endereço:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9914/virus.swf

Estrutura dos vírus

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1844/imagens/diversidade_virus.jpg

Oriente também para que visualizem o recurso “Ciclo Lítico”, disponível no Portal do Professor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10081/ciclo_litico.swf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1844/imagens/diversidade_virus_ciclo_litico.jpg

 Passe a relação dos tópicos apresentados na aula anterior e solicite que os alunos registrem um resumo das informações em seus cadernos pesquisando no sítio abaixo ou através de sítios de busca.
http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus


Aula 03

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1844/imagens/dinamica.jpg

UMA DAS VIROSES MAIS TEMIDAS
Esta aula tem início com uma dinâmica que representa a facilidade da transmissão de determinadas viroses como a AIDS.

MATERIAL NECESSÁRIO
• Pequenos cartões com nomes masculinos e femininos, equivalentes à quantidade de alunos da turma. (veja modelo)
• Tiras de papel com instruções para a dinâmica. (veja modelo)

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1844/imagens/dinamica_aids_01.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1844/imagens/dinamica_aids_02.jpg

Dica! – Crie nomes diferentes (pode ser de artistas) dos nomes dos alunos da turma ou distribua cartões que não sejam o próprio nome do aluno. Nomes fictícios criam a ilusão de que não é o próprio aluno que participa da simulação, mas uma personagem irreal. Isso possibilita que não sejam criados estereótipos depois da dinâmica e tampem impede que um aluno seja discriminado pelo papel que representou.

PROCEDIMENTOS

• O professor distribui pequenos cartões para cada aluno, com um nome masculino ou feminino já escrito nesse cartão.
• Dois desses cartões terão uma pequena marca no canto (um masculino e outro feminino).
• Distribua, além dos cartões, tiras de papel com a instrução para realizar a dinâmica. Um aluno deverá receber a instrução 1, um aluno a instrução 2 e todos os demais deverão receber a instrução 3.

IMPORTANTE – Peça para que mantenham em sigilo a informação que receberam.

• Solicite que durante alguns minutos os alunos circulem pela sala (pode ser tocada uma música enquanto isso) aleatoriamente e sigam as instruções que receberam na tira de papel.
• Após alguns minutos, encerre a movimentação e peça que os alunos voltem aos seus lugares.

ANALISANDO A DINÂMICA

• Inicie a análise da dinâmica informando os alunos que as trocas de assinaturas representam diferentes relações existentes entre as pessoas. Uma delas é a relação sexual, que também foi representada pela troca de assinaturas.
• A segunda informação é de que dois personagens estavam contaminados com uma doença – a AIDS, representada por um X no cartão.
• Peça para que os dois alunos com esses cartões venham até a frente da sala.
• Como a troca de assinaturas representa também a relação sexual, é possível que outros personagens tenham se contaminado. Por isso peça para que todos que receberam a assinatura desses dois venham até a frente também.
• Como a doença pode continuar sendo transmitida, peça agora para que todos que receberam assinaturas dos que estão na frente também façam parte do grupo, afinal podem ter sido contaminados.
• Repita esses procedimento até que ninguém mais venha para a frente (o que poderá ocorrer com poucos alunos ou somente com aqueles que receberam as instruções 1 e 2).
• Peça para que retornem a seus lugares e proponha as questões abaixo.

IMPORTANTE – Lembre os alunos de que eles representaram personagens que não são eles mesmos, evitando assim a possibilidade de discriminações.

Questões:

• Que relações se percebem entre a transmissão da doença representada pela dinâmica e o que se observa na vida real com a AIDS?
• Por que a maioria dos participantes coleta três assinaturas se na instrução dizia até três?
• Um dos participantes foi orientado a não coletar assinaturas (instrução 1). Ele fez isso? Por quê? Isso fez diferença para que ele se contaminasse ou não?
• Um dos participantes foi orientado a coletar apenas uma assinatura (instrução 2). Ele fez isso? Por quê? Isso fez diferença para que ele se contaminasse ou não?
• Os personagens contaminados inicialmente com o vírus não sabiam dessa condição. Se soubessem do que se tratava como seria seu comportamento?
• Qual foi o sentimento dos participantes quando recebem a notícia da contaminação? (Tanto dos dois iniciais como de todos os outros) E dos que não se contaminaram?
• Depois que todos os participantes ficam sabendo da origem de sua contaminação qual o sentimento em relação aos contaminados iniciais?
• A culpa da contaminação foi apenas dos personagens contaminados inicialmente?
• Que medidas poderiam ter sido tomadas para evitar a contaminação?

Dica! – Professor, debata todas essas questões propostas, relacionando-as sempre com fatos reais relacionados à AIDS. Reforce, ao final da atividade, quais as medidas utilizadas para prevenir-se da doença e que comportamentos devemos ter em relação àqueles que são portadores ou doentes.

Dica! – Peça que os alunos elaborem uma redação relacionada ao tema, simulando situações semelhantes à vivida na dinâmica. Possibilite a interdisciplinaridade com a disciplina de Português ao realizar esta atividade.


RECURSOS COMPLEMENTARES

Disponíveis em pdf nos endereços abaixo:


http://unesdoc.unesco.org/images/0014/001400/140095POR.pdf

http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001252/125251por.pdf

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ciclo lítico Animação/simulação
Recursos Complementares
Duas publicações podem subsidiar o professor com conhecimentos a respeito da AIDS: Respostas aos desafios da AIDS no Brasil: limites e possibilidades. – Brasília: UNESCO, Ministério da Saúde, 2005. 608 p. Avaliação das ações de prevenção de DST/AIDS e uso indevido de drogas nas escolas de ensino fundamental e médio em capitais brasileiras / Maria das Graças Rua e Miriam Abramovay. – Brasília: UNESCO, Brasil Telecom, Fundação Kellogg, Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2001. 256p. Ambos endereços e links estão disponíveis no final da aula.
Avaliação
A dinâmica da segunda aula desperta o interesse dos alunos e promove a verificação dos conceitos apresentados na aula anterior, refletidos nas questões apresentadas logo em seguida. Após o desenvolvimento das três aulas o professor pode elaborar um teste com questões relacionadas às viroses e mais especificamente à AIDS. Se os alunos tiverem condições de dar respostas a essas questões, perceber-se-á que houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente à situação apresentada, no que se refere à superação de idéias do senso comum.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JUCI NEY SANTOS VASCONCELOS, COLÉGIO EST. ADÁ DE ASSIS TEIXEIRA , Tocantins - disse:
    juciney.to@hotmail.com

    19/02/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula é ótima adorei!!!


  • Maristela Alexandre de Abreu Venancio, EEB PROFº MARCILIO DIAS S THIAGO , Santa Catarina - disse:
    stellalexandre@gmal.com

    15/09/2010

    Cinco estrelas

    adorei a aula, com certeza irei trabalhar com meus alunos de 8ª séries, obrigada por compartilhar!!!


  • RIVA DALVA LEMOS GONÇALVES DOS SANTOS, FRANCISCO SANTANA , Tocantins - disse:
    rdlgs@yahoo.com.br

    09/09/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, bem planejada e com informações muito importantes.


  • adriana da silva ribeiro, COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    Adriana_SilvaRibeiro@hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    Um assunto otimooo para fazer um debate debtro de sala de aulaaa .Gostei de maiss! Beijo


  • Marcelo ferreira da Costa, Universidade Católica de Goias PUC-Goiás , Goiás - disse:
    m.costa@superig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Boa dinâmica. Pode inclusive ser utilizada no ensino superior principalmente nas licenciaturas para propagrar a ideia de boas aulas.


  • Luiz Cláudio, EEFM EDITE ALCANTARA MOTA , Ceará - disse:
    lcbgjunior@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Sem estrelas

    A aula sobre vírus apresenta muitos recursos audiovisuais, necessitando assim, de um tempo amplo de três aulas ou mais. Em relação as estratégias pedagógicas, gostei da utilização das imagens e dos textos ilustrativos. Pois assim, esse tema tão necessário para a prevenção, se torna estimulante para alunos e professores no combate às doenças sexualmente transmisíveis, como a AIDS por exemplo..


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.