Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A TEIA / Aracnídeos - Aranhas

 

29/06/2009

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer algumas características dos representantes da Ordem Araneae, da Classe dos Aracnídeos. Reconhecer formas de prevenção de acidentes com aranhas.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Noções sobre classificação dos seres vivos.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

A capacidade que muitos seres vivos têm de construir alguma estrutura sempre foi de interesse dos humanos. A simplicidade e perfeição de um deles fascinam a maioria das pessoas que tem a sensibilidade de admirar esses encantos da natureza.
Estou me referindo às aranhas e suas teias.
Analisar essa capacidade desses pequenos seres pode ser o ponto de partida para conhecer suas características e relações que possuem com o ser humano.

Dica! – Professor, você pode conseguir muitas imagens livres através do creative commons (link abaixo). Utilizando os buscadores ali disponíveis é possível encontrar imagens de todo tipo. Aí é só salvar para apresentar em DVD ou até mesmo impressas em transparências para retro-projetor.
search.creativecommons.org

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/teia_aranha.jpg

 Dica! – Procure sensibilizar os alunos em relação ao tema. Aranhas são criaturas para a quais muitos alunos e pessoas em geral possuem medo ou até mesmo nojo. Esses sentimentos em geral não têm uma explicação racional, uma vez que as aranhas têm sua importância na Natureza e a maior parte das espécies não representam perigo para os humanos. Naturalmente existem aquelas cujo veneno pode causar grandes estragos, como é o caso da aranha marrom, comum no Brasil (embora sua aparência seja de fragilidade).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/atividade.gif
 

Proponha para os alunos a construção de uma teia de aranha.
O documento “A Teia de Aranha”, de Rivelino V. D. Montenegro, disponível no endereço abaixo, apresenta uma seqüência de construção de teia.
www.scb.org.br/fc/FC66_02.pdf

Dica – Estimule os alunos a participarem da construção do material (individualmente, em duplas ou grupos). Essa participação estimula a curiosidade e também a compreensão do fenômeno estudado. A aprendizagem se torna mais divertida e eficiente. Os materiais sugeridos nesta atividade são baratos e de fácil aquisição.

CONSTRUINDO UMA TEIA

Para construir uma teia providencie o seguinte material: quatro tiras de cartão duro (de 30 cm X 3 cm), linha de costura, cola branca, uma agulha de costura, lápis, régua, um prego e martelo.

Cole as quatro tiras de cartão formando um quadro. Com o lápis e régua marque os centros das laterais, os cantos e mais quatro pontos entre as outras marcas, totalizando 16 furos. Amarre duas linhas formando uma cruz no centro do quadro. Corte um pedaço longo de linha e inicie os outros raios a partir de um furo inferior, fazendo vai e vem, passando pelos outros furos até chegar no outro ponto inferior. (Veja imagem)

h ttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/construindo_teia.jpg
 

Para finalizar, com o auxílio de uma agulha passe a linha a partir do centro para fora, formando uma espiral. Cole todos os pontos onde a espiral toca os raios da teia com uma pequena gota de cola branca. 

Após a realização da atividade proponha que os alunos respondam em seus cadernos as seguintes questões:

• O modelo de teia construído pelos alunos é apenas um dos tipos de teia existentes. Que outros tipos de teias já foram observados pelos alunos?
• Qual a finalidade da teia construída pelas aranhas?

Várias fotos de outros tipos de teias de aranha podem ser vistas no endereço abaixo:
http://bocaberta.org/2008/09/incriveis-teias-de-aranha.html


Dica! – Solicite que os alunos procurem, no jardim de suas casas ou nos parques da cidade, uma aranha e sua teia e descrevam sua aparência e outras características observadas, como a sua alimentação. Oriente os alunos para jogarem um pequeno inseto na teia da aranha e observar o que ocorre, registrando isso também. Possibilite a interdisciplinaridade com a disciplina de Português ao realizar esta atividade.


Aula 2

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/nolaboratorio.gif

Antes de acessar o recurso da internet, peça que os alunos desenhem em seus cadernos um esquema representando o corpo de uma aranha interna e externamente, de acordo com as informações que já possuem a respeito desses seres.

A seguir, peça que naveguem no sítio:

http://www.planetabio.com/invertebrados2.html

 

Na página referentes a artrópodes, tela 8. Nessa tela é possível visualizar a anatomia externa e interna das aranhas.

Observando as imagens e animações do recurso deverão registrar em seus cadernos quais as partes do desenho que estavam corretas e quais não estavam, indicando como seria o correto.

IMPORTANTE – Neste momento aproveite para explicar como as aranhas se alimentam e porque todas elas possuem veneno (embora de variada toxicidade para os humanos)


Aula 3

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/atividadecomplementar.gif

Esta atividade, criada por Anderson Roque, disponível no Portal do Professor, é uma excelente oportunidade para vivenciar a interdisciplinaridade com a disciplina de Matemática. O recurso é uma animação de um jogo onde o aluno movimenta uma aranha em uma teia, que representa o plano cartesiano, com o objetivo de capturar abelhas. As abelhas apresentam as coordenadas de um ponto no plano que fazem parte do seu percurso, pela teia, e nestas coordenadas a aranha têm a possibilidade de capturar a abelha para alimentar outra aranha companheira.
Está disponível no endereço abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14694/Teia Cartesiana.exe
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/jogo_aranha.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/LEITURAS.gif

Oriente para que os alunos pesquisem sobre os perigos de acidentes com a aranha marrom, quais podem ser as conseqüências e como esses acidentes podem ser prevenidos. Alguns sítios interessantes são sugeridos a seguir:

Informações diversas sobre aranhas podem ser encontradas neste sítio:
http://www.aranhas.info/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=35

O sítio Info Escola apresenta informações a respeito da aranha marrom.
http://www.infoescola.com/aracnideos/aranha-marrom/

Informações sobre a prevenção de acidentes com aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos podem ser encontradas no sítio abaixo:
http://www.butantan.gov.br/perguntas.htm

Dica! – Solicite que sejam elaborados relatórios sobre a pesquisa e programe uma apresentação das informações pesquisadas para a turma.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1845/imagens/atludica.png 

NA TEIA DA ARANHA!

Para finalizar a aula desenvolva uma atividade lúdica utilizando a teia confeccionada pelos alunos na primeira aula.

Dica! – Se a turma for grande providencie a formação de pequenos grupos para realizar esta atividade.

Os alunos deverão elaborar uma séri e de perguntas (em cartões) sobre o tema estudado.
Deverão também construir pequenos modelos de insetos (de acordo com o número de integrantes do grupo) e uma aranha, todos de material reciclável. Esses insetos e a aranha deverão ser pendurados na teia.
As cartas com as perguntas são embaralhadas e sorteadas uma a uma para cada aluno (representado por um inseto na teia). As perguntas vão sendo respondidas pelos alunos. Aqueles que acertarem três respostas estarão livres da teia. Aqueles que errarem três respostas serão comidos pela aranha e estão fora do jogo. Uma pergunta errada anula uma certa e vice-versa.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Teia Cartesiana Animação/simulação
Recursos Complementares
Utilize o livro “Trabalhando com esquemas – Biologia – Animais”, da editora Ática, São Paulo, 1993. Este livro apresenta diversos esquemas para serem pintados e atividades para serem resolvidas, com diferentes seres vivos.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos. O professor também acompanhará o desenvolvimento da aula e a resolução das questões apresentadas, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e retomada de conteúdos, se necessário. Solicite a redação de um relatório que contenha um resumo das atividades e discussões realizadas. A coerência das perguntas elaboradas para a atividade lúdica e a capacidade de respondê-las corretamente também auxiliará no processo de avaliação da aprendizagem em relação ao tema proposto.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 6/7 - 85.71%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 1/7 - 14.29%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Josilene lima, Creche Municipal Tia Dora , Rio de Janeiro - disse:
    jslnlima99@gmail.com

    09/09/2015

    Cinco estrelas

    Trabalho com educação infantil e estou trabalhando ciências esse bimestre e o tema dessa semana são os insetos, a aula foi muito útil, vou apenas adaptar algumas coisas.


  • rebeca vitoria, fundação bradesco , Pernambuco - disse:
    regvitoria5@hotmail.com

    01/10/2013

    Cinco estrelas

    Eu achei muito legal foi super maximo como entro pra joga


  • Gabriela de Amorim, Escola Particular , Santa Catarina - disse:
    gabiruzinha2@yahoo.com.br

    12/03/2011

    Três estrelas

    Ótimas sugestões! Aproveito para comunicar que o link: http://www.butantan.gov.br/perguntas.htm Não está funcionando ;)


  • wagner, EEFM MONSENHOR ANTERO JOSÉ DE LIMA , Ceará - disse:
    wagdfer@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula é bastante interessante pois é bastante ilustrada e bem conceituada.


  • Monica Takeute, Estados Unidos - disse:
    takeute@fuse.net

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito original e criativo!!!!


  • Luiz Eduardo dos Santos, CIEP 341 , Rio de Janeiro - disse:
    profedu.arbitro@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula bastante dinãmica!!!


  • josilaine, CEDERJ , Rio de Janeiro - disse:
    grasiosasa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O conteúdo foi bem explorado, abordando sobre a sua existência no meio ambiente, como construir uma teia de aranha, buscando sempre o trabalho em grupo. A faixa etária adquada para alunos de ensino fundamental, buscando o interesse dos alunos,etc. A avaliação foi bem desenvolvida através da construção da teia de aranha, atividades como jogos bem divertido. É uma aula exelente!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.