Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SEPARAÇÃO DE SÍLABAS

 

04/05/2010

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:

  • Construir o conceito de separação silábica;
  • Identificar a constituição das palavras e das sílabas;
  • Identificar a classificação da divisão silábica.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam ter construído a hipótese alfabética do nosso sistema de escrita, numa perspectiva significativa e funcional, ou seja de letramento, aliada ao conhecimento do código escrito, com uma noção do que sejam letras e palavras.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO – Dividindo as palavras

Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá escrever palavras em papeis depois distribuir no centro da roda e lançar o seguinte questionamento: Como poderemos dividir essas palavras?  

À medida que as crianças vão anunciando as possibilidades de divisão o professor , com uma tesoura, vai recortando as palavras de acordo com as possibilidades anunciadas pelas crianças.

Se a turma não alertar para a divisão com relação ao som das palavras o professor pode trazer essa possibilidade. Ler as palavras mais lentamente fazendo com que as crianças percebam que podemos dividir as palavras também a medida emitimos um som.

DISCUTINDO A DIVISÃO DAS PALAVRAS

 

 

2° MOMENTO – Apresentando um texto com divisões silábicas.

Nesse momento o professor traz para a sala um cartaz escrito a mão em que propositalmente existam palavras separadas ao final da linha, ou realize uma brincadeira com as palavras separadas anteriormente. Por exemplo, sugira a construção de um texto coerente e coletivo no quadro e provoque a separação de algumas palavras ao término da linha. Explicar para as crianças que se uma palavra ao ser escrita, se ela não couber inteira em uma linha, essa não pode ser dividida de qualquer forma. Podendo exemplificar as possíveis situações que a separação silábica acontece.

3º MOMENTO – Construindo coletivamente o conceito de separação silábica.

Depois desses momentos o professor poderá trazer uma gramática e apresentar para as crianças o que ela apresenta sobre separação de sílabas. Após a leitura dessas informações, o professor deverá  construir com as crianças o conceito de separação silábica, não deixando de exemplificar que dependendo da quantidade de sílabas de uma palavras ela poderá ser classificada em: monossílaba, dissílaba e trissílaba, polissílaba.

Essa experiência pode prosseguir dividindo o nome de cada criança da turma em sílabas também.

4º MOMENTO – Exercitando no laboratório de informática

Após os momentos apresentados nessa aula, o professor poderá levar a turma ao laboratório de informática para trabalhar a temática através dos seguintes endereços.

http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas2.html  

http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/ 

Recursos Complementares

.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Participaram da construção do conceito de sílaba;
  • Conseguiram separar as sílabas corretamente ;
  • Conseguiram classificas as palavras quanto a quantidade de sílabas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • abigail, CEAG , Rio de Janeiro - disse:
    abigail.paula@outlook.com

    03/11/2013

    Três estrelas

    Esta aula foi muito bem feita , porem nessecitava de mas incentivos para os alunos se enteresarem mas pela aula


  • viviane, Ainda não estou exercendo a profissão , Rio de Janeiro - disse:
    vinyfamily@hotmail.com

    14/08/2013

    Cinco estrelas

    Aula ativa e reflexiva!


  • Lidiane machado Magri, EMEB " Pedro Milaneze " , Espírito Santo - disse:
    lidiane_magri@hotmail.com

    29/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns a todos, gostei muito das idéias de vocês. De agora para frente eu irei precisar de aulas para interagir com os meus alunos, estou começando agora e preciso conquistar a confiança deles como professora. Boa Semana a todos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.