04/05/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros e Shirley Albuquerque
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam ter construído a hipótese alfabética do nosso sistema de escrita, numa perspectiva significativa e funcional, ou seja de letramento, aliada ao conhecimento do código escrito, com uma noção do que sejam letras e palavras.
1° MOMENTO – Dividindo as palavras
Iniciamos essa aula reunindo as crianças em uma roda, o professor deverá escrever palavras em papeis depois distribuir no centro da roda e lançar o seguinte questionamento: Como poderemos dividir essas palavras?
À medida que as crianças vão anunciando as possibilidades de divisão o professor , com uma tesoura, vai recortando as palavras de acordo com as possibilidades anunciadas pelas crianças.
Se a turma não alertar para a divisão com relação ao som das palavras o professor pode trazer essa possibilidade. Ler as palavras mais lentamente fazendo com que as crianças percebam que podemos dividir as palavras também a medida emitimos um som.
DISCUTINDO A DIVISÃO DAS PALAVRAS
2° MOMENTO – Apresentando um texto com divisões silábicas.
Nesse momento o professor traz para a sala um cartaz escrito a mão em que propositalmente existam palavras separadas ao final da linha, ou realize uma brincadeira com as palavras separadas anteriormente. Por exemplo, sugira a construção de um texto coerente e coletivo no quadro e provoque a separação de algumas palavras ao término da linha. Explicar para as crianças que se uma palavra ao ser escrita, se ela não couber inteira em uma linha, essa não pode ser dividida de qualquer forma. Podendo exemplificar as possíveis situações que a separação silábica acontece.
3º MOMENTO – Construindo coletivamente o conceito de separação silábica.
Depois desses momentos o professor poderá trazer uma gramática e apresentar para as crianças o que ela apresenta sobre separação de sílabas. Após a leitura dessas informações, o professor deverá construir com as crianças o conceito de separação silábica, não deixando de exemplificar que dependendo da quantidade de sílabas de uma palavras ela poderá ser classificada em: monossílaba, dissílaba e trissílaba, polissílaba.
Essa experiência pode prosseguir dividindo o nome de cada criança da turma em sílabas também.
4º MOMENTO – Exercitando no laboratório de informática
Após os momentos apresentados nessa aula, o professor poderá levar a turma ao laboratório de informática para trabalhar a temática através dos seguintes endereços.
http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas2.html
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Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:
Quatro estrelas 8 classificações
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28/02/2016
Quatro estrelasGostei muito
14/01/2016
Três estrelasMuito boa a aula, mas os links disponíveis não estão abrindo.
20/08/2015
Quatro estrelasAmei a ideia. Vou trabalhar com meus alunos. Parabéns.
15/03/2015
Cinco estrelasAmei essa ideia. Já trabalhei de vária formas e vou fazer assim essa semana. obrigado.
15/02/2015
Cinco estrelasmuito bom
03/11/2013
Três estrelasEsta aula foi muito bem feita , porem nessecitava de mas incentivos para os alunos se enteresarem mas pela aula
14/08/2013
Cinco estrelasAula ativa e reflexiva!
29/05/2011
Cinco estrelasParabéns a todos, gostei muito das idéias de vocês. De agora para frente eu irei precisar de aulas para interagir com os meus alunos, estou começando agora e preciso conquistar a confiança deles como professora. Boa Semana a todos.