Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pensando sobre o gênero: POESIA

 

02/06/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a leitura de um poema.                    

Reconhecer as especificidades de um texto poético.                    

Reconhecer a forma gráfica do poema.                    

Identificar a rima, o ritmo e a musicalidade de um poema.    

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimento de algumas cantigas, poesias infantis. 

Estratégias e recursos da aula

1. Sentados em círculo, o professor irá fazer a leitura de um livro de poesias.

Sugestão: Se essa rua fosse minha de Eduardo Amos.

2. Após a leitura do livro, entregar aos alunos uma folha contendo:

Texto poético 1.

Se essa rua fosse minha

Se esssa rua fosse minha,

não mandava ladrilhar.

não mandava botar pedras,

não deixava asfaltar.

**************************

Deixaria o chão de terra,

ou talvez plantasse grama.

Encheria  as calçadas de flores,

um vasinho em cada poste.

Margarida, amor-perfeito,

azaleia, dália e rosa.

E na janela de cada casa um gerânio

ou, quem sabe, uma violeta.

**************************

Tudo isso eu faria,

se essa rua fosse minha.

*************************

Se essa rua fosse minha,

seria toda colorida.

Teria casa amarela,

casa vermelha,

 lilás, azul e laranja.

Só não teria casa cinza,

porque cinza é a cor da sombra.

Mas teria casa verde,

porque o verde é a cor da esperança.

(...)                                                                       Eduardo Amos. Se essa rua fosse minha, Editora Moderna.

3. Pedir que os alunos observem a forma do texto e respondam oralmente:

a) As palavras ocupam todo o espaço da página ou apenas parte dela?

b) Há espaços em branco entre algumas linhas do texto?

c) Essa forma sugere que você vai ler uma carta ou um poema? Por quê?

*É importante que os alunos percebam que  a distribuição espacial de um texto pode constituir um elemento de antecipação de leitura.

4. Solicitar aos alunos que leiam o poema individual e silenciosamente.

5. Em seguida, o professor deverá ler o poema de forma expressiva para os alunos, obedecendo as pausas e o ritmo.

6. A seguir, explicar aos alunos que o texto lido é um poema e que possui algumas características próprias:

*Poema ou poesia: é um texto estruturado em versos.

*Verso: é o nome que se dá a cada linha de um poema.

*Estrofe: é um conjunto de versos separado por um espaço em branco.

*Rima: é a coincidência de sons no final das palavras.

7. Realizar as seguintes atividades:

Texto poético 2.

Você conhece a poesia abaixo?

Se essa rua, se essa rua fosse minha,

Eu mandava, eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes,

Para o meu, para o meu amor passar.

a) Em que os dois textos são diferentes?

b) Com o que e para que a rua da poesia 2 seria ladrilhada?

c) Por que, na sua opinião, o poeta da poesia 2 não mandaria ladrilhar a sua rua?

d) Quais as vantagens e as desvantagens de se morar em uma rua asfaltada e em uma rua sem asfalto?

e) Que sensação, as flores nos postes e nas janelas produziriam na rua que o poeta mora?

f) E as casas coloridas, que efeito produziriam?

g) Por que a rua do poeta não teria casa cinza? Por que ela teria casa verde?

h) Em sua opinião, a cor escolhida para uma casa determina sensações diferentes? Por quê?

8. No seu caderno, desenhe a rua que o poeta imagina e depois escolha as palavras que você usaria para caracterizar a rua imaginada e descrita pelo poeta e copie-as.

simples - calma - sossegada - agitada - aconchegante - violenta - triste - alegre - tranquila - elegante - poética - encantadora - fascinante - adorável - agradável

9. Escreva palavras que, no poema, pudessem rimar com:

- minha: (fininha)

- flores: (amores)

- colorida: (atrevida)

- amarela: (bela)

10. Ao final das atividades, pedir aos alunos que, em duplas, façam a leitura oral do poema, na frente, para os colegas e professor (cada aluno da dupla lê uma estrofe).

Professor: esclareça aos alunos que a leitura de um poema necessita de ritmo, musicalidade.

11. Se for possível, o professor poderá gravar as leituras dos alunos para posterior escuta. Ao escutar a sua leitura, o aluno observará o seu ritmo, o tom da sua voz e a musicalidade que deu ao seu poema.

 

 

 

Recursos Complementares

Poderá complementar a sua aula: 

http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/ 

Avaliação

Ao final das atividades, o professor avaliará se os alunos:

- desenvolveram a leitura de um poema;                    

- reconheceram as especificidades de um texto poético;                    

- reconheceram a forma gráfica do poema;                    

- identificaram a rima, o ritmo e a musicalidade de um poema.      

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.