Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Twitter como um diário-público de comunicação para a turma

 

10/05/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • criar uma conta no Twitter para cada aluno da turma;
  • utilizar os recursos oferecidos pelo Twitter;
  • desenvolver um espaço individual de comunicação virtual entre os colegas da turma;
Duração das atividades
3h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a presente aula se efetive de forma exitosa, professor e alunos devem:

  • Possuir um conhecimento básico de navegação na internet;
  • conhecer o funcionamento básico de redes de comunicação virtual (Twitter, blogs, Orkut);
  • possuir e dominar o funcionamento de uma conta de e-mail.
Estratégias e recursos da aula

Professor, o Twitter é uma rede social (microblog) que permite aos usuários estarem em constante comunicação com seus contatos. Esses contatos, chamados de “seguidores”, receberão todas as informações que o dono do Twitter inserir em sua página. Por conseguinte, o dono do Twitter receberá todas as atualização dos contatos que está “seguindo”.

Para desenvolver a presente aula, é indispensável que você acesse o site (twitter.com) para dominar as ferramentas que essa rede social oferece. Não inicie a atividade com os alunos sem compreender o funcionamento do Twitter. 

Envolva-os em todo o processo de criação dos microblogs. Mas antes domine todas as ferramentas, já que é possível que alguns deles dominem o Twitter.

 

ATIVIDADE 01

Criando uma conta do Twitter com os alunos

A presente atividade deve, necessariamente, ser desenvolvida em um laboratório de informática.

Caso não seja possível que cada aluno utilize o computador de forma individual, organize-os em duplas ou em trios.

Ao formar tais grupos, reuna os alunos com maior conhecimento de internet e os coloque em grupos separados para que os mesmos auxiliem os demais.

 

O Twitter não possui uma tradução em português. Por isso, procure dominar as poucas palavras que você deverá compreender em inglês ou espanhol.

Dica: Caso o professor não tenha o domínio do vocabulário em inglês e espanhol, poderá:

  • Pesquisar em dicionários, anteriormente, o significados das palavras que serão importantes para o trabalho de inscrição no Twitter;
  • pedir o auxílio de um técnico em informática (caso haja esse profissional na escola);
  • pedir o auxílio de alunos que dominem o vocabulário de internet (a maioria dessas palavras são comuns a várias outras ferramentas virtuais).

 (twitter.com)  

Auxilie os alunos a cumprir cada etapa do acesso ao Twitter:

  • Acessar o site do Twitter;
  • clicar em “Sign up now” (inscreva-se agora);
  • cadastre seu “Full name” (nome completo);
  • cadastre seu “Password”, a senha que você vai usar para acessar o seu Twitter;
  • cadastre seu “Username”, o nome de usuário que você usará para acessar sua conta;

 

(twitter.com

  • após esse cadastro inicial, clique em “Next step: You’re done!” para acessar sua conta do Twitter;
  • a conta do Twitter dos alunos já está criada.
  • informe que eles poderão inserir mensagem de até 140 caracteres;
  • para que possam procurar/adicionar contatos, o aluno deverá clicar em “Find people” (barra superior de ferramentas).

(twitter.com

Como último exercício dessa atividade, lembre-se de pedir que os alunos saiam da página do Twitter, acessando-a novamente. Com isso, eles poderão acessar o Twitter e desenvolver atividades futuras de outro locais (casa, lan house etc).

 

 

ATIVIDADE 02

Twitter: a criação de uma lista de seguidores da turma

A presente atividade deverá ser realizada no laboratório de informática.

É importante que todos os alunos participem ativamente da criação de sua conta no Twitter. Com isso, eles dominarão as principais ferramentas disponíveis, mesmo sendo disponibilizadas em outro idioma (inglês ou espanhol).

Após os alunos terem criados suas contas no Twitter, a segunda atividade consiste em  “seguir” todos os colegas de classe, ou seja, o aluno deverá adicionar os demais colegas da classe em sua lista de contatos.

Para isso, deverá utilizar a ferramenta “Find People”, digitando o “username” do colega de classe para encontrá-lo e segui-lo.

Lembre-se: Cada contato novo é adicionado separadamente (um por um). Assim, essa atividade requer bastante destreza para auxiliar os alunos com mais dificuldades em utilizar as ferramentas do Twitter.

 

ATIVIDADE 03

Twittando com os colegas da turma

Cada aluno deverá possuir em sua lista de contatos todos os colegas da turma.

Essa atividade deve ser desenvolvida no laboratório de informática. Caso julgue possível, adapte-a para ser desenvolvida em casa, levando em consideração se os alunos possuem acesso à internet.

Peça que cada aluno escreva um twitt - mensagem do Twitter - em sua própria página;

Você deve nortear a temática desse primeiro texto do Twitter.

Sugira, por exemplo:

  • Um comentário sobre o livro de literatura que a turma está lendo;
  • um comentário sobre algum acontecimento de grande repercussão;
  • um comentário sobre sugestões de melhorias da convivência escolar.

 

Os alunos receberão os textos criados de todos os colegas da turma.

Demonstre para os alunos que, ao serem seguidores de seus colegas, tudo aquilo que for escrito, eles receberão como novas mensagens em seu Twitter.  

 

ATIVIDADE 04

Respondendo e retwittando as mensagens dos colegas

A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.

Após desenvolver as atividades 01, 02 e 03, aguarde alguns dias para aplicar a atividade 04. No entanto, sugira que os alunos continuem twittando com os colegas da turma, indicando a eles alguns assuntos para discussão.

Se possível, participe também das discussões empreendidas via Twitter.

Depois de alguns dias twittando (em casa, em lan house, na escola), todos os alunos já estarão dominando as ferramentas do Twitter.

Vamos à atividade 04:

O foco dessa atividade são as ferramentas "responder" e "retwittear", que ficam no rodapé de cada mensagem do Twitter.

A ferramenta "responder", obviamente, permite que o usuário envie uma mensagem ao emissor da mensagem.

A ferramenta "retwittear" permite que o usuário envie uma mensagem que recebeu a todos os contatos de seu Twitter, automaticamente.

Proponha que os alunos escrevam um microtexto no Twitter sobre, por exemplo:

  • Seu desenho animado/filme predileto;
  • sua banda musical favorita;
  • seu time do coração;
  • seu artista de cinema/televisão favorito.

Tais discussão são apenas sugestões.

Lembre-se: Os textos (twitts) serão recebidos por todos os alunos da turma, já que todos são "seguidores" entre si.

Escreva também seu texto.

Posterior a escrita de tais textos, você deverá sugerir que cada aluno:

  1. Escolha quatro textos que lhe agradaram (provavelmente por compartilhar dos gostos do emissor) e retwitte-os para os contatos da lista;
  2. escolha dois textos que não lhe agradaram. Ambos textos deverão ser questionados por meio da ferramenta "responder". Participe desse debate de forma a mediar os questionamentos/argumentos dos debatedores.

Após essa atividade, os alunos terão participado ativamente enquanto sujeitos sociais, uma vez que:

  • Falaram sobre os gostos pessoais;
  • compartilharam de ideias comuns;
  • questionaram ideias contrárias;
  • debateram argumentos antagônicos.
Recursos Complementares

1. O texto em questão revela um estudo de um professor australiano sobre a linguagem adotada para a comunicação na internet e no celular.

Texto da Veja.com:  "Linguagem de internet e celular"

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml 

 

Texto que discute a influência da linguagem utilizada na internet, dentro da sala de aula: " Linguagem da internet influencia sala de aula": 

http://idgnow.uol.com.br/internet/2005/07/04/idgnoticia.2006-03-12.8953881510/ 

 

 

Avaliação

AVALIAÇÃO

Professor,

para que todas as quatro atividades sejam efetivadas de forma positiva, é indispensável que você seja o moderador da atividade inicial e participe, juntamente com os alunos, de todas as discussões e debates empreendidos. Para isso, obviamente, você utilizará a sua conta do Twitter.

Você poderá avaliar os alunos de diferentes formas:

  • compreender e domínar das ferramentas oferecidas pelo Twitter;
  • argumentar e debater durante as discussões empreendidas;
  • sintetizar textos, uma vez que o Twitter permite textos de apenas 140 caracteres.

Ainda que vários alunos possuam domínio de ferramentas de comunicação virtual como, por exemplo, o Twitter, a efetivação da presente aula contribui para o inclusão digital. Cada vez mais esse conceito de inclusão deve adentrar os muros da escola para que a tecnologia e a informática não sejam mais uma forma de desigualdade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.