10/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Para que a presente aula se efetive de forma exitosa, professor e alunos devem:
Professor, o Twitter é uma rede social (microblog) que permite aos usuários estarem em constante comunicação com seus contatos. Esses contatos, chamados de “seguidores”, receberão todas as informações que o dono do Twitter inserir em sua página. Por conseguinte, o dono do Twitter receberá todas as atualização dos contatos que está “seguindo”.
Para desenvolver a presente aula, é indispensável que você acesse o site (twitter.com) para dominar as ferramentas que essa rede social oferece. Não inicie a atividade com os alunos sem compreender o funcionamento do Twitter.
Envolva-os em todo o processo de criação dos microblogs. Mas antes domine todas as ferramentas, já que é possível que alguns deles dominem o Twitter.
ATIVIDADE 01
Criando uma conta do Twitter com os alunos
A presente atividade deve, necessariamente, ser desenvolvida em um laboratório de informática.
Caso não seja possível que cada aluno utilize o computador de forma individual, organize-os em duplas ou em trios.
Ao formar tais grupos, reuna os alunos com maior conhecimento de internet e os coloque em grupos separados para que os mesmos auxiliem os demais.
O Twitter não possui uma tradução em português. Por isso, procure dominar as poucas palavras que você deverá compreender em inglês ou espanhol.
Dica: Caso o professor não tenha o domínio do vocabulário em inglês e espanhol, poderá:
Auxilie os alunos a cumprir cada etapa do acesso ao Twitter:
Como último exercício dessa atividade, lembre-se de pedir que os alunos saiam da página do Twitter, acessando-a novamente. Com isso, eles poderão acessar o Twitter e desenvolver atividades futuras de outro locais (casa, lan house etc).
ATIVIDADE 02
Twitter: a criação de uma lista de seguidores da turma
A presente atividade deverá ser realizada no laboratório de informática.
É importante que todos os alunos participem ativamente da criação de sua conta no Twitter. Com isso, eles dominarão as principais ferramentas disponíveis, mesmo sendo disponibilizadas em outro idioma (inglês ou espanhol).
Após os alunos terem criados suas contas no Twitter, a segunda atividade consiste em “seguir” todos os colegas de classe, ou seja, o aluno deverá adicionar os demais colegas da classe em sua lista de contatos.
Para isso, deverá utilizar a ferramenta “Find People”, digitando o “username” do colega de classe para encontrá-lo e segui-lo.
Lembre-se: Cada contato novo é adicionado separadamente (um por um). Assim, essa atividade requer bastante destreza para auxiliar os alunos com mais dificuldades em utilizar as ferramentas do Twitter.
ATIVIDADE 03
Twittando com os colegas da turma
Cada aluno deverá possuir em sua lista de contatos todos os colegas da turma.
Essa atividade deve ser desenvolvida no laboratório de informática. Caso julgue possível, adapte-a para ser desenvolvida em casa, levando em consideração se os alunos possuem acesso à internet.
Peça que cada aluno escreva um twitt - mensagem do Twitter - em sua própria página;
Você deve nortear a temática desse primeiro texto do Twitter.
Sugira, por exemplo:
Os alunos receberão os textos criados de todos os colegas da turma.
Demonstre para os alunos que, ao serem seguidores de seus colegas, tudo aquilo que for escrito, eles receberão como novas mensagens em seu Twitter.
ATIVIDADE 04
Respondendo e retwittando as mensagens dos colegas
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Após desenvolver as atividades 01, 02 e 03, aguarde alguns dias para aplicar a atividade 04. No entanto, sugira que os alunos continuem twittando com os colegas da turma, indicando a eles alguns assuntos para discussão.
Se possível, participe também das discussões empreendidas via Twitter.
Depois de alguns dias twittando (em casa, em lan house, na escola), todos os alunos já estarão dominando as ferramentas do Twitter.
Vamos à atividade 04:
O foco dessa atividade são as ferramentas "responder" e "retwittear", que ficam no rodapé de cada mensagem do Twitter.
A ferramenta "responder", obviamente, permite que o usuário envie uma mensagem ao emissor da mensagem.
A ferramenta "retwittear" permite que o usuário envie uma mensagem que recebeu a todos os contatos de seu Twitter, automaticamente.
Proponha que os alunos escrevam um microtexto no Twitter sobre, por exemplo:
Tais discussão são apenas sugestões.
Lembre-se: Os textos (twitts) serão recebidos por todos os alunos da turma, já que todos são "seguidores" entre si.
Escreva também seu texto.
Posterior a escrita de tais textos, você deverá sugerir que cada aluno:
Após essa atividade, os alunos terão participado ativamente enquanto sujeitos sociais, uma vez que:
1. O texto em questão revela um estudo de um professor australiano sobre a linguagem adotada para a comunicação na internet e no celular.
Texto da Veja.com: "Linguagem de internet e celular"
Texto que discute a influência da linguagem utilizada na internet, dentro da sala de aula: " Linguagem da internet influencia sala de aula":
http://idgnow.uol.com.br/internet/2005/07/04/idgnoticia.2006-03-12.8953881510/
AVALIAÇÃO
Professor,
para que todas as quatro atividades sejam efetivadas de forma positiva, é indispensável que você seja o moderador da atividade inicial e participe, juntamente com os alunos, de todas as discussões e debates empreendidos. Para isso, obviamente, você utilizará a sua conta do Twitter.
Você poderá avaliar os alunos de diferentes formas:
Ainda que vários alunos possuam domínio de ferramentas de comunicação virtual como, por exemplo, o Twitter, a efetivação da presente aula contribui para o inclusão digital. Cada vez mais esse conceito de inclusão deve adentrar os muros da escola para que a tecnologia e a informática não sejam mais uma forma de desigualdade.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!