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O PAPEL DA RAZÃO E DA EMOÇÃO NOS DILEMAS MORAIS.

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Analisar e identificar nas situações de dilemas morais, os posicionamentos orientados ora pela razão, ora pela emoção.
  2. Compreender que razão e emoção são componentes de nossas decisões e atitudes diante de dilemas morais.
  3. Desenvolver a tomada de consciência dos próprios valores morais.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita; conheçam o conceito de dilema moral; consigam diferenciar razão (pensamento, lógica) de emoção (sentimento, afetividade).    

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE: O professor deverá iniciar a aula solicitando aos alunos que se organizem em pequenos grupos. Em seguida, deverá distribuir para cada grupo uma situação hipotética de um dilema moral, para ser lida e debatida pelos alunos (Professor, a estratégia proposta favorece a troca de pontos de vista entre os alunos; o exercício da escuta do outro e do poder de argumentar; o desenvolvimento da capacidade de analisar situações e de se posicionar frente a elas; a tomada de consciência dos próprios valores e dos valores dos colegas; o processo de construção da autonomia moral).  

Sugestões de possíveis situações de dilemas morais:

Situação 1: Na distribuição das tarefas entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, coube à Maria ficar responsável por dar comida aos animais que viviam no terrário. Na sexta-feira, a professora observou que os animais estavam morrendo e perguntou sobre o que tinha acontecido com eles. Com medo de ser castigada, Maria não assumiu seu esquecimento e a professora prometeu castigar toda a turma se ninguém explicasse o que havia acontecido. Apenas João sabia que Maria tinha se esquecido de cumprir sua tarefa. João deverá contar para a professora? Por quê?   

Situação 2: A escola "X" estava empenhada nas festividades do Dia da Criança e, para isto preparava uma gincana, sendo que a turma vencedora seria premiada com um passeio. Um dos alunos não contribuiu com as tarefas e ainda provocou briga entre os colegas. Ele deverá participar do passeio? Por quê?   

Situação 3: No dia da prova de matemática, João esqueceu o lápis. O único colega que tinha um lápis extra  era Pedro, mas ele não gostava de João e por isso não lhe emprestou. Mariana, então, roubou o lápis de Pedro e entregou-o a João. Ao descobrir que João estava com seu lápis, Pedro pediu à professora que punisse João por tê-lo roubado. João deverá contar que foi Mariana quem roubou o lápis? Por quê?

Fonte: http://sala.clacso.org.ar/gsdl/cgi-bin/library?e=d-000-00---0anped--00-0-0--0prompt-10---4------0-1l--1-es-Zz-1---20-help---00031-001-0-0utfZz-8-00&cl=CL2.4&d=HASH315a9290ca5f4dc3e6dab2&gt=0  (Situações adaptadas do texto “O discurso sócio-moral de professoras da pré-escola”, de Débora Anunciação).    

Após as discussões nos pequenos grupos, os alunos deverão socializar para toda a turma, as argumentações e os posicionamentos tomados por eles diante das situações dilemáticas.

2ª ATIVIDADE: Dando continuidade, professor e alunos deverão analisar cada situação discutida anteriormente, procurando identificar nas opiniões e nas tomadas de posições dos grupos, aquelas que foram escolhidas ora pela razão, ora pela emoção (Professor, algumas análises poderão revelar uma espécie de “vingança” regulamentada - cada um tem o que faz por merecer; outras poderão expressar uma forma de compensação - se houve ajuda é justo que quem ajudou seja recompensado pela sua ação; outras ainda poderão basear-se em virtudes para além do justo e do injusto, pautadas na cooperação, na reciprocidade, na generosidade, na compaixão, na lealdade e na amorosidade. O importante neste exercício reflexivo é que os alunos compreendam que razão e emoção caminham juntas quando temos que decidir e agir frente aos dilemas morais).   

Em seguida, os alunos, mediados pelo professor, deverão produzir um texto coletivo que expresse a síntese do trabalho realizado, tendo em vista o papel da razão e da emoção nos dilemas morais (Professor, seria interessante propor um trabalho interdisciplinar na escola, envolvendo os professores da área de Matemática e de Filosofia. As argumentações e julgamentos dos alunos poderiam ser ampliados pelas questões problematizadoras e desafiadoras trazidas pelos professores de Filosofia e o “tratamento” quantitativo das respostas dos alunos frente às situações de dilemas morais poderia ser explorado pelos professores de Matemática, considerando a adequação dos recursos matemáticos à faixa etária em questão).

3ª ATIVIDADE: O professor deverá apresentar aos alunos o vídeo da fábula “A Cigarra e a Formiga” disponível no sítio http://www.youtube.com/watch?v=9v8VjXkhZdo 

A partir do vídeo que traz a releitura da fábula de La Fontaine, os alunos serão desafiados pelo professor a construir um dilema moral sobre a ação dos personagens, explicitando a sua posição diante dele. Os dilemas construídos deverão ser compartilhados com toda a turma e aqueles escolhidos pelos alunos, poderão ser utilizados em atividades coletivas envolvendo os outros alunos da escola. Esta estratégia permitirá que o exercício de reflexão moral sobre os dilemas se amplie por todo o espaço escolar.

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar para esta aula, sugerimos que faça a leitura do texto “As crianças diante dos dilemas morais” disponível no sítio: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/uma-moral-para-agir-mundo-juizo-senso-dilemas-justica-regras-afetividade-piaget-gilligan-511707.shtml    

Para ampliar ainda mais os seus conhecimentos acerca dos dilemas morais, sugerimos a leitura do texto “A contribuição de Kohlberg à Sociologia” de Marcos Rolim, disponível no sítio http://www.rolim.com.br/2002/_pdfs/ensaios2.pdf  

Avaliação

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.   

Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram: analisar e identificar nas situações de dilemas morais, os momentos em que nos posicionamos orientados ora pela razão, ora pela emoção; compreender que razão e emoção são componentes de nossas decisões e atitudes diante de dilemas morais; criar dilemas morais a partir da fábula “A cigarra e a formiga”.

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