Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Referenciação bibliográfica e sua compreensão para a realização de pesquisas escolares

 

15/06/2010

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interpretar referências bibliográficas de textos apresentados;

localizar em diversos suportes: jornais, revistas, livros e sites, dados de identificação de textos para elaboração de referências bibliográficas;

referenciar textos e suportes em trabalhos escolares, segundo normas da ABNT.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Noções básicas de informática

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta atividade pretende dar aos alunos condições técnicas básicas de produção de um bom trabalho escolar, sobretudo, no seu aspecto formal. É comum professores se queixarem da "falta de capricho" dos estudantes na realização dos trabalhos. "Falta de conhecimento" talvez seja uma melhor expressão para as causas dos trabalhos mal-feitos.

Trabalhos escolares de qualquer área do conhecimento necessitam de um padrão formal, uma uniformidade, para que tanto os professores quanto os alunos se beneficiem dela. Com a popularização de computadores e o cada vez maior uso da internet, além da instalação de laboratórios de informática em escolas, não se justificam afirmações que contrariem a produção de um trabalho digitalizado e impresso (salvo as exceções de problemas locais que inviabilizem o uso de tais tecnologias).

A organização do texto facilita a leitura e auxilia o professor na tarefa de avaliação, além de tornar habitual o uso das normas pelos próprios estudantes, sobretudo os do Ensino Médio, que necessitam produzir textos mais maduros e estão prestes a ingressar na Universidade.

Para esta atividade deve-se mencionar sobre a organização e formatação dos elementos pré-textuais (capa, dedicatória, agradecimentos, epígrafes, sumário); dos elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão) e pós-textuais (anexos e referências bibliográficas).  

 

1ª aula

Para a primeira aula a sugestão é que o professor leve para a sala alguns livros, preferencialmente de gêneros diversos, e divida a turma em grupos de 3 ou 4 para que encontrem as informações essenciais de referência daquelas obras (Autor; Obra; Edição; Local de publicação; Editora; Ano de publicação).

O professor deve orientá-los para a localização destas informações na ficha catalográfica do livro. Peça-os que registrem as informações numa folha de caderno. Depois, os grupos trocam os livros e registram outra referência. Pedir para que criem dados para uma referência fictícia também é interessante para reforçar na memória os elementos necessários para a referência e sua ordem de registro.

Após dois ou três registros, o professor esclarece aos alunos que a referência é essencial em trabalhos de pesquisa podendo vir antes do texto como em resenhas, resumos e fichamentos ou após o corpo de texto como em monografias, dissertações, teses.

Esclarecer também sobre os problemas de cópia e plágios da internet, dos quais alguns alunos se aproveitam na tentativa de forjar uma autoria própria. É justamente porque a maioria dos trabalhos escolares são de pesquisa ou de coleta de informações, que os estudantes devem registrar as fontes de onde colheram os dados do texto.

 

2ª aula

A segunda aula será destinada à visualização de exemplos apresentados pelo professor e produção dos elementos pelos alunos (esta atividade pode ser feita no caderno, em sala de aula, ou diretamente no computador, no laboratório de informática). Divida a sala em grupos para que faça a atividade. Os alunos produzirão uma "boneca" do trabalho. Abaixo, sugestões de capa e sumário.

(todas as imagens são do autor)

Apresente os modelos aos grupos. Essa aula é destinada à visualização pelos alunos de modelos de trabalho, já que essa formatação é muito cobrada e pouco ensinada nas escolas. Em algum momento do Ensino Médio, é necessário sistematizar esses conhecimentos. Os alunos terão oportunidade de ver o modelo e produzir seu próprio trabalho.

3ª aula

Na terceira aula, o professor poderá exemplificar a formatação, as citações e referências bibliográficas, como nos respectivos modelos abaixo.

Antes disso, o professor deverá dividir a sala nos grupos para que cada continue a "boneca" do trabalho, iniciada na aula anterior. O professor pode distribuir folhas aos grupos ou fazer a atividade na sala de informática).

Se possível, a sugestão é que o professor distribua cópias individuais do material para que os alunos possam guardá-lo para fazer consultas posteriores da normatização simplifIcada.

À medida que o professor for apresentando cada parte do trabalho (capa, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, etc), os alunos deverão produzir, nos grupos, tal parte em sua "boneca". Para isso, o professor deverá distribui livros e/ou periódicos para os alunos, podendo também incentivá-los a visualizar conteúdos por meio eletrônico no laboratóro de informática, para que possam treinar o que aprenderam. Pedir que transcrevam para uma folha dois exemplos de citação (direta e indireta) a partir do material fornecido, além de fazer a referência bibliográfica do material usado. Se tiverem um laboratório de informática disponível, pedir para que formatem segundo as regras acima.

Professor: se houver necessidade, use mais uma aula nessa etapa, dependendo da dificuldade dos alunos e do andamento da turma. 

Recursos Complementares

Alguns sites nos quais é possível consultar e fazer download sobre as normas da ABNT:

http://www.ufjf.br/biblioteca/servicos-e-produtos/normalizacao-2/ 

download: 

www.neema.ufc.br/normas_tese_dissertacao.pdf  

http://www.scribd.com/doc/1816529/Normas-ABNT-no-Word 

Avaliação

Ao final das aulas o aluno deverá ter compreendido os caminhos normativos básicos para a formatação de textos, para a realização de citações e de referências bibliográficas em pesquisas escolares.

A sugestão é que se faça, a partir da boneca montada anteriormente, um trabalho sobre tema de interesse dos alunos. O professor deverá primeiramente pedir a cada grupo que escolha seu tema (bullying, distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, história de algum esporte, relacionamentos, etc) para produzirem o trabalho.

Peça aos alunos que pesquisem material sobre os temas escolhidos e tragam para uma aula seguinte. Destine mais 3 aulas para a produção do trabalho, repetindo as etapas anteriores (capa, introdução, referências, etc).

Essa atividade pode ser feita com professores de outras disciplinas para que avaliem a produção conjuntamente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.