Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O resumo como exercício de relato oral e escrito

 

17/06/2010

Autor e Coautor(es)
wendell de freitas amaral
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as informações primordiais para a compreensão do texto;

relatar de forma oral e escrita o conteúdo e as informações básicas do texto lido;

desenvolver as habilidades de articulação narrativa (começo, meio e fim);  

produzir resumos sobre os textos lidos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

Para o aluno, o resumo é uma ferramenta de estudo. Ele abrevia o tempo das consultas para aqueles que o fizeram, além de difundir informações que podem estimular outras pessoas à leitura do texto completo.

Apresentar para os alunos exemplos comuns de resumos, como as sinopses de filmes abaixo, presentes na contracapa de dvds  (peça que três alunos leiam para os demais ou peça a alguns alunos que leiam trechos dos exemplos abaixo):

 

BAILE PERFUMADO

Paulo Caldas e Lírio Ferreira

1997/ 93 min.

BICHO DE SETE CABEÇAS

Laís Bodanski

2000/ 88 min.

CIDADE DE DEUS

Fernando Meirelles

2002/ 130 min.

Depois da morte de Padre Cícero, o jovem libanês Benjamin Abrahão parte de Juazeiro em busca de recursos para realizar um antigo sonho: filmar Lampião e seu bando. Para isso recorre a pessoas influentes conseguindo, finalmente, atingir seu objetivo. Com seu filme Abrahão consegue extrair do bando suas características marcantes, mas o cineasta jamais poderia imaginar que exibir seu filme seria muito mais difícil do que realizá-lo. Baseado na história do fotógrafo de Lampião.

Como todo adolescente, Neto (Rodrigo Santoro) gosta de desafiar o perigo e comete pequenas rebeldias incompreendidas pelos pais, como pichar os muros da cidade com os amigos, usar brinco e fumar um baseado de vez em quando. Nada demais. Mas seus pais (Othon Bastos e Cássia Kiss) levam as experiências de Neto muito a sério e, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo num hospital psiquiátrico. No manicômio, Neto conhece uma realidade desumana e vive emoções e horrores que ele nunca imaginou que pudessem existir. A premiada trilha sonora do filme mistura Arnaldo Antunes, André Abujamra, rap e punk rock nacional. Inspirado no livro Canto dos Malditos de Austreségilo Carrano Bueno.

Baseado no romance de Paulo Lins, é uma saga urbana que acompanha o crescimento do conjunto habitacional da Cidade de Deus, entre o fim dos anos 60 e o começo dos anos 80, pelo olhar de dois jovens que moram na comunidade: Buscapé, que sonha se tornar fotógrafo, e Dadinho, que se torna um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro. Nos anos 70, Dadinho muda o nome para Zé Pequeno e passa a controlar o tráfico de drogas em Cidade de Deus. Nos anos 80, Zé Pequeno encontra um rival: Mané Galinha, que quer vingança pelo estupro de sua namorada e pela morte de seu irmão. Estoura a guerra na Cidade de Deus. Nesse meio tempo, Buscapé, que sempre sonhou ser fotógrafo, consegue sua primeira câmera profissional. Registrar esta guerra será a grande chance de sua vida.

"Apresentação sintética, objetiva e precisa, da estrutura narrativa de um filme, a partir do enredo principal, destacando-se elementos de espaço/tempo, personagens principais e situações-chave". Esta é uma definição de sinopse, extraída do site http://www.telacritica.org/sinopses.htm 

Nesse site, há várias sinopses disponíveis para consulta ou substituição das sugeridas acima.

Nos links abaixo, o professor pode buscar mais informações:

www.interfilmes.com 

http://www.sinopsedofilme.com.br  

Após a leitura das sinopses, peça aos alunos que atentem, em cada uma delas, para a ocorrência das seguintes informações da citação anterior (estrutura da narrativa; enredo principal; elementos de espaço/tempo; personagens principais; situações-chave). Após a análise, eles perceberão que essas informações podem variar de resumo para resumo, sendo mais ou menos detalhadas. Por exemplo, a sinopse de "Baile perfumado" baseia-se na situação-chave do enredo que seria a tentativa de Benjamin Abrahão de filmar o bando de Lampião; enquanto que a de "Bicho de sete cabeças" relata duas situações-chave no filme, a incompreensão do comportamento adolescente pelos pais de Neto e a experiência traumática do filho vivida no manicômio, além de dar mais detalhes sobre os atores que representam os personagens principais. Já na sinopse de "Cidade de Deus", o enfoque maior está no espaço (Cidade de Deus) e no tempo (anos 60 a 80) em que ocorre a trama e que marca uma divisão no enredo e na história de seus principais personagens. 

 

2ª aula

Na segunda aula, a sugestão é que o professor divida a turma em grupos de três e entregue para cada grupo diferentes textos do mesmo gênero argumentativo (artigos de opinião, por exemplo). Peça-os que façam uma primeira leitura e destaquem as palavras ou expressões que desconhecem e depois, em uma segunda leitura selecionem as informações principais.

Ao iniciar uma nova leitura do texto, os alunos deverão ter em mente três perguntas básicas:

(1) TEMA (assunto)qual é o tema do texto? Ou seja, qual é o assunto geral tratado pelo autor? Sobre o que ele está escrevendo?;

(2) TESE (idéia(s) defendida(s) pelo autor): qual o ponto de vista do autor sobre o tema? Quais são as teses que reforçam a idéia defendida pelo autor?;

(3) ARGUMENTOS (estratégias de convencimento)quais são os argumentos utilizados pelo autor para justificar, comprovar e validar a sua tese? Como ele tenta nos convencer de que suas idéias são verdadeiras?

Orientar os alunos para que, durante a leitura, registrem as respostas às três perguntas no caderno. Depois da leitura e das observações registradas, o aluno poderá iniciar o resumo.

Professor, peça aos grupos que apresentem para a turma um resumo oral do texto lido, para que todos possam compartilhar das informações contidas nos textos, além de proporcionar essa troca o relato oral tem por objetivo exercitar a memorização e a progressão coerente das informações transmitidas, conforme o texto lido.

Lembrar que o resumo deve ser um texto elaborado pelo próprio estudante, ou seja, com as próprias palavras. Um resumo é a apresentação seletiva das idéias de um texto, numa dada leitura de diversos objetos culturais como livros, filmes, propagandas, etc. Trata-se de um relato oral ou escrito que fazemos sobre o conteúdo de um texto que acabamos de ler, ver, ouvir...

 

3ª aula

Na última etapa, passamos para o resumo escrito, partindo das leituras e das anotações feitas sobre o texto distribuído a cada grupo. O resumo deve ter uma seqüência: começo, meio e fim, para comunicar bem. As informações poderão vir numa seqüência como esta: (1) o texto e o autor; (2) o tema; (3) as teses; (4) os argumentos na seqüência em que eles apareceram no texto.

Assim, como trabalho escrito, o resumo deve: 

  • ser sintético (não muito extenso);
  • conter as palavras do próprio estudante, que apresenta as idéias do autor, e seus elementos mais importantes;
  • não trazer comentários ou críticas sobre o autor ou texto, apenas comunicar aquilo que o texto diz;
  • se fazer entender sem a necessidade de consulta ao original;
  • respeitar a ordem em que as idéias são apresentadas;
  • evitar a repetição de frases inteiras do original.

 

Recursos Complementares

 MEDEIROS, João Bosco. Redação científica. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MACHADO, A. R. Revisitando o conceito de resumo. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. 2 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.   

MACHADO, A. R. [coord.]; LOUSADA, E; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. 4 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.     

MACHADO, A. R. [coord.]; ABREU-TARDELLI, L. S. ; LOUSADA, E. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.   

KOCH, I. G. V. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1984.

http://www.brasilescola.com/redacao/resumo-texto.htm 

http://lucajor.vilabol.uol.com.br/resenha.htm  

Avaliação

O professor deverá basear sua avaliação na capacidade de comunicação oral dos alunos, a partir do texto lido, observando principalmente uma coerência com a sequência em que as informações são apresentadas no texto. Além disso, na parte escrita, atentar sobretudo para a capacidade seletiva das informações, como sua apresentação precisa e objetiva no resumo.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.