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Currículo de D. João VI

 

16/07/2009

Autor e Coautor(es)
Sônia Maria da Silva Gabriel
imagem do usuário

SAO JOSE DOS CAMPOS - SP RUI RODRIGUES DORIA DR

Sônia Maria da Silva Gabriel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Habilidades: - Leitura e interpretação de imagens e textos (livros, jornais, revistas, informações coletadas na Internet) - Organizar informações dentro do contexto solicitado - Utilizar dicionários - Utilizar informações coletadas e relacionar estas informações com as que já tenham conhecimento anterior do assunto trabalhado.
Duração das atividades
Duração: 05 aulas Série: 7ª (atividade desenvolvida na Escola Estadual Doutor Rui Rodrigues Dória)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Bloqueio Continental - Brasil Colônia - breve histórico.
Estratégias e recursos da aula

Situação de aprendizagem:
D. João VI, este intrigante personagem.
 

1ª aula

Levantamento de conhecimento prévio.

Pedi aos alunos que numa página do caderno fizessem um traço bem ao meio, de maneira que ficaram com duas colunas. Na primeira coluna pedi que escrevessem tudo o que soubessem sobre D. João VI. Qualquer informação que se lembrassem. Pedi que deixassem a segunda coluna em branco para retomarmos ao final da atividade.
Terminado este momento, deixei uma questão no ar...
Uma pergunta intrigante
D. João VI: medroso, burro e glutão?
Fiz uma breve revisão sobre a expansão napoleônica e seu interesse em Portugal.
Pedi aos alunos que coletassem informações e imagens sobre a Família Real Portuguesa, algumas curiosidades e também sobre o Rio de Janeiro de 1808.
Decidimos que procuraríamos em: jornais, revistas, livros, internet.
Havia encontrado no site de Laurentino Gomes (WWW.laurentinogomes.com.br) mapas da viagem da Família Real ao Brasil e montamos um painel na sala para que eles pudessem visualizar melhor, e, permanecer na sala já que temos apenas três aulas por semana.
Meus alunos são muito visuais e têm necessidade material concreto para apreender um conceito.

2ª aula

Verificação da coleta de informações individual. Foi marcado um ponto para cada aluno que trouxe o material solicitado.
Aula expositiva sobre a Família Real, foco em D. João VI. Informações sobre os motivos da vinda da Família Real para o Brasil e sobre as características pessoais de D. João VI, apreciamos livros, revistas e cópias de matérias de jornal sobre D. João VI e sua chegada ao Brasil.
Trocamos informações e revisamos, oralmente, ao final da aula as informações mais importantes: a influência da Inglaterra nas decisões de D. João VI, a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas, as principais construções realizadas durante o período de permanência da Família Real em terras brasileiras, a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.

3ª aula

Na terceira aula, reunimos todas as informações coletadas e organizamos a sala em grupos de quatro alunos cada um. Socializamos as informações e levantamos dúvidas para serem esclarecidas. Apresentei aos alunos um currículo (eles já haviam realizado uma atividade que envolvia um currículo com a professora de Português, o que me motivou a criar esta seqüência didática). Reforcei a função e como se preenche o formulário. Entreguei uma cópia para cada aluno e iniciamos o preenchimento do currículo de D. João VI.

Neste momento, surgem muitas dúvidas, fomos listando as que se repetiam mais, tais como: data de nascimento, filiação (tive que explicar novamente estes termos, utilizamos dicionário), habilidades, experiência anterior.
A verificação das informações de forma coletiva foi muito importante, pois há alunos na sala com dificuldades de leitura e interpretação, assim oralmente, sentiram-se mais incentivados a participar.
Recolhi todos os currículos para averiguar o desempenho dos alunos, nesta aula anotamos mais um ponto para a presença participativa e execução da atividade.

Observei que gostaram muito da atividade, estavam animados e se divertiam com a tarefa. Infelizmente um considerável número (mais ou menos 30%) de alunos não compareceu. Estava acontecendo a greve dos professores do Estado de São Paulo e os alunos, principalmente os da zona rural, acreditaram não ter aula.
A escola não aderiu à greve, mas teve uma paralisação de um dia, e assim o término da atividade teve que ser deixada para o retorno em agosto, onde poderei avaliar os resultados.


4ª e 5ª aulas

Depois de observar os currículos, devolverei para os alunos e faremos as considerações em sala, socializaremos as respostas e deixaremos espaço para que os alunos concluam sobre nossa questão inicial. Os alunos poderão se colocar, defender ou não o personagem histórico de acordo com os autores que apreciamos durante o processo (consta na bibliografia), fazendo as necessárias correções.
Para encerrar, pedirei aos alunos que voltem à coluna em branco do caderno e preencham o espaço em branco (Aprendi), colocando ali tudo o que aprenderam sobre D. João VI e a vinda da Família Real ao Brasil, depois pedirei que comparem as duas colunas e notem o quanto aprenderam durante as aulas. Nesta aula, anotaremos o último ponto.

Adaptação do currículo:

Adaptei o currículo dentro do que esperava que eles aprendessem:
Na IDENTIFICAÇÃO, informações pessoais, uma maneira de tratar datas, nomes e locais sem a pressão de decorar.
No espaço FORMAÇÃO ESCOLAR E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, a proposta é que o aluno relate sobre a formação de D. João, sua tendência para religiosidade, apesar de sua não preparação para rei, mas os cuidados com a educação de um príncipe e sua experiência como príncipe regente e depois como rei e onde se fez rei.
No item CARGO PRETENDIDO é interessante brincar com a imaginação dos alunos, que ainda é muito intensa nesta faixa etária. Propus aos meus alunos o desafio de imaginarem-se o próprio rei, mas sem cargo, “pensem que ao sair do Brasil e retornar a Portugal, chegando lá ele não conseguiria se estabelecer novamente e assim está à procura de um novo reino e coloca-se à disposição para governar”.
No espaço HABILIDADES QUE JULGA TER PARA EXERCER O CARGO, os alunos precisam saber tudo aquilo que ele fez como príncipe regente e como rei, suas habilidades como governante.
Finalmente, no item OUTRAS INFORMAÇÕES, eles poderão ter mais liberdade para colocarem informações que encontraram na coleta e que julgaram interessantes sobre nosso personagem histórico.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1848/imagens/Imagem1.jpg
 

Recursos Complementares
Recursos: - Imagens da Família Real - Materiais didáticos e de apoio: livros paradidáticos, revistas, jornais, papel sulfitão, computador e impressora (para levantamento de informações e imagens), canetinhas, xérox do currículo para a turma.
Avaliação
Avaliação: Os pontos anotados durante o processo caracterizam nossa avaliação. Foi acordado com a sala que: o aluno conseguindo os três pontos estipulados atingirá 10,0. Conseguindo dois pontos atingirá 6,00 e conseguindo apenas um ponto atingirá 3,0. Os pontos correspondem à presença do aluno nas aulas e a realização de coleta de informações, construção do currículo e conclusão do conhecimento prévio (Já sei/Aprendi). Bibliografia: Gomes, Laurentino. 1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo, Editora do Brasil, 2008. Mattos, Ilmar Rohloff e outros. O Rio de Janeiro, Capital do Reino. São Paulo, Atual Editora, 3ª Ed., 1995. Revista de História da Biblioteca Nacional. 1808 A Corte Chegou! Uma guinada na História do Brasil, (artigos) vários autores. Ano 3, n° 28, janeiro de 2008. Novaes, Vinícius. Guaratinguetá é beneficiada com a chegada da Coroa Portuguesa (artigo: Coluna Memória). São Paulo. Jornal Valeparaibano, 17 de junho de 2008. Considerações: A atividade está sendo tão interessante que já rendeu frutos. Estou organizando uma sobre Getúlio Vargas para as 8ª séries e junto à professora de Matemática estamos adaptando um currículo para essas mesmas turmas como dinâmica de motivação.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
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Opiniões

  • JOSÉ CARLOS GALVÃO, FRANCISCO BARRETO LEME , São Paulo - disse:
    josecarlos_galvao@hotmail.com

    06/02/2011

    Cinco estrelas

    Proposta de aulas muito boa, obrigado


  • Jenny M. Frank, Escola municipal do CAIC Bairro Novo , Paraná - disse:
    jmfrank@onda.com.br

    28/07/2010

    Quatro estrelas

    Interessante a forma como v. trabalhou as informações históricas organizadas de forma atualizada para o aluno. É um desafio que vencido, servirá de base para a vida profissional do aluno. Parabéns! Aguardo a finalização comentada aqui.


  • Rose Maria dos Santos Kruger, EEB Prof Antonia Alpaídes Cardoso , Santa Catarina - disse:
    rosemskruger@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta aula e vou usá-la numa de minhas aulas. É importante também selecionar a biografia de D.Pedro I. Li o livro sobre sua biografia e fiquei muito maravilhada de seu caráter e amor pleo Brasil apesar de sua saída aos trancos e barrancos. Vale a pena ler é de Isabel Lustosa - perfis brasileiros da Companhia das Letras de 2008.


  • Agna Ruth Martins Pereira, EEF DE SENADOR POMPEU , Ceará - disse:
    agna_ruth10@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muita boa sua aula, porque dessa forma faz despertar nos alunos a curiosidade e gosto pelo conteúdo explorado.


  • Maria da conceição Gomes da Silva, ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA , Paraíba - disse:
    mcg-santos@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da sua aula. Vou adaptar a minha turma depois volto a comentar o resultado Abraço Professora:Ceiça - Dona Inês/PB


Sem classificação.
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