16/07/2009
Sônia Maria da Silva Gabriel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Situação de aprendizagem:
D. João VI, este intrigante personagem.
1ª aula
Levantamento de conhecimento prévio.
Pedi aos alunos que numa página do caderno fizessem um traço bem ao meio, de maneira que ficaram com duas colunas. Na primeira coluna pedi que escrevessem tudo o que soubessem sobre D. João VI. Qualquer informação que se lembrassem. Pedi que deixassem a segunda coluna em branco para retomarmos ao final da atividade.
Terminado este momento, deixei uma questão no ar...
Uma pergunta intrigante
D. João VI: medroso, burro e glutão?
Fiz uma breve revisão sobre a expansão napoleônica e seu interesse em Portugal.
Pedi aos alunos que coletassem informações e imagens sobre a Família Real Portuguesa, algumas curiosidades e também sobre o Rio de Janeiro de 1808.
Decidimos que procuraríamos em: jornais, revistas, livros, internet.
Havia encontrado no site de Laurentino Gomes (WWW.laurentinogomes.com.br) mapas da viagem da Família Real ao Brasil e montamos um painel na sala para que eles pudessem visualizar melhor, e, permanecer na sala já que temos apenas três aulas por semana.
Meus alunos são muito visuais e têm necessidade material concreto para apreender um conceito.
2ª aula
Verificação da coleta de informações individual. Foi marcado um ponto para cada aluno que trouxe o material solicitado.
Aula expositiva sobre a Família Real, foco em D. João VI. Informações sobre os motivos da vinda da Família Real para o Brasil e sobre as características pessoais de D. João VI, apreciamos livros, revistas e cópias de matérias de jornal sobre D. João VI e sua chegada ao Brasil.
Trocamos informações e revisamos, oralmente, ao final da aula as informações mais importantes: a influência da Inglaterra nas decisões de D. João VI, a Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas, as principais construções realizadas durante o período de permanência da Família Real em terras brasileiras, a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
3ª aula
Na terceira aula, reunimos todas as informações coletadas e organizamos a sala em grupos de quatro alunos cada um. Socializamos as informações e levantamos dúvidas para serem esclarecidas. Apresentei aos alunos um currículo (eles já haviam realizado uma atividade que envolvia um currículo com a professora de Português, o que me motivou a criar esta seqüência didática). Reforcei a função e como se preenche o formulário. Entreguei uma cópia para cada aluno e iniciamos o preenchimento do currículo de D. João VI.
Neste momento, surgem muitas dúvidas, fomos listando as que se repetiam mais, tais como: data de nascimento, filiação (tive que explicar novamente estes termos, utilizamos dicionário), habilidades, experiência anterior.
A verificação das informações de forma coletiva foi muito importante, pois há alunos na sala com dificuldades de leitura e interpretação, assim oralmente, sentiram-se mais incentivados a participar.
Recolhi todos os currículos para averiguar o desempenho dos alunos, nesta aula anotamos mais um ponto para a presença participativa e execução da atividade.
Observei que gostaram muito da atividade, estavam animados e se divertiam com a tarefa. Infelizmente um considerável número (mais ou menos 30%) de alunos não compareceu. Estava acontecendo a greve dos professores do Estado de São Paulo e os alunos, principalmente os da zona rural, acreditaram não ter aula.
A escola não aderiu à greve, mas teve uma paralisação de um dia, e assim o término da atividade teve que ser deixada para o retorno em agosto, onde poderei avaliar os resultados.
4ª e 5ª aulas
Depois de observar os currículos, devolverei para os alunos e faremos as considerações em sala, socializaremos as respostas e deixaremos espaço para que os alunos concluam sobre nossa questão inicial. Os alunos poderão se colocar, defender ou não o personagem histórico de acordo com os autores que apreciamos durante o processo (consta na bibliografia), fazendo as necessárias correções.
Para encerrar, pedirei aos alunos que voltem à coluna em branco do caderno e preencham o espaço em branco (Aprendi), colocando ali tudo o que aprenderam sobre D. João VI e a vinda da Família Real ao Brasil, depois pedirei que comparem as duas colunas e notem o quanto aprenderam durante as aulas. Nesta aula, anotaremos o último ponto.
Adaptação do currículo:
Adaptei o currículo dentro do que esperava que eles aprendessem:
Na IDENTIFICAÇÃO, informações pessoais, uma maneira de tratar datas, nomes e locais sem a pressão de decorar.
No espaço FORMAÇÃO ESCOLAR E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, a proposta é que o aluno relate sobre a formação de D. João, sua tendência para religiosidade, apesar de sua não preparação para rei, mas os cuidados com a educação de um príncipe e sua experiência como príncipe regente e depois como rei e onde se fez rei.
No item CARGO PRETENDIDO é interessante brincar com a imaginação dos alunos, que ainda é muito intensa nesta faixa etária. Propus aos meus alunos o desafio de imaginarem-se o próprio rei, mas sem cargo, “pensem que ao sair do Brasil e retornar a Portugal, chegando lá ele não conseguiria se estabelecer novamente e assim está à procura de um novo reino e coloca-se à disposição para governar”.
No espaço HABILIDADES QUE JULGA TER PARA EXERCER O CARGO, os alunos precisam saber tudo aquilo que ele fez como príncipe regente e como rei, suas habilidades como governante.
Finalmente, no item OUTRAS INFORMAÇÕES, eles poderão ter mais liberdade para colocarem informações que encontraram na coleta e que julgaram interessantes sobre nosso personagem histórico.
Três estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/02/2011
Cinco estrelasProposta de aulas muito boa, obrigado
28/07/2010
Quatro estrelasInteressante a forma como v. trabalhou as informações históricas organizadas de forma atualizada para o aluno. É um desafio que vencido, servirá de base para a vida profissional do aluno. Parabéns! Aguardo a finalização comentada aqui.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito desta aula e vou usá-la numa de minhas aulas. É importante também selecionar a biografia de D.Pedro I. Li o livro sobre sua biografia e fiquei muito maravilhada de seu caráter e amor pleo Brasil apesar de sua saída aos trancos e barrancos. Vale a pena ler é de Isabel Lustosa - perfis brasileiros da Companhia das Letras de 2008.
24/03/2010
Três estrelasMuita boa sua aula, porque dessa forma faz despertar nos alunos a curiosidade e gosto pelo conteúdo explorado.
24/03/2010
Três estrelasGostei muito da sua aula. Vou adaptar a minha turma depois volto a comentar o resultado Abraço Professora:Ceiça - Dona Inês/PB