13/05/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Reconhecer a importância do cidadão participativo e atuante na comunidade em que está inserido.
O conhecimento necessário para esta aula, são os conteúdos já desenvolvidas nas aulas de História do Ensino Fundamental, ou seja, temas como: Processo de constituição do território, da nação e do Estado brasileiro; confrontos, lutas, guerras e revoluções; a cidadania em Atenas e em Roma; a cidadania na comunas medievias; os ideais iluministas; práticas de cidadania durante a Revolução Francesa; e outros.
ATIVIDADE I
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de um trabalho cooperativo e interativo, que deverá ser realizado em atividades de grupo, com no máximo 6 alunos. Ex: Em uma turma com 36 alunos,o professor poderá formar 6 grupos com 6 anos que irão participar desse estudo.
Após o grupo formado, o professor deverá explicar aos alunos como funcionará o estudo, fazendo uma explanação dos objetivos a serem alcançados.
Objetivos: ao formar o grupo, mostrar aos alunos a importância da participação coletiva. Uma comunidade vai bem quando seus integrantes participam em conjunto, buscando sempre o bem comum. Os alunos devem entender que são sujeitos ativos e não meros componentes do grupo.
Será importante envolver os alunos em todo o processo, conscientizando-os de que a participação ativa de todos nessa aula será um exemplo de como deve ser a participação dentro da comunidade. Esse envolvimento acontecerá a partir da distribuição de tarefas para todos, levando-se em consideração que nenhum aluno poderá ficar sem atividade.
Constituição dos grupos: Cada grupo deverá escolher um coordenador. Essa escolha poderá ser feita por indicação ou até mesmo votação entre os componentes do grupo.
O professor deverá disponibilizar para os alunos a Constituição Federal de 1988, ou cópia do Art. 5º da mesma.
Serão trabalhados os seguintes incisos Constitucionais do Artigo 5º, divididos entre os grupos, conforme quadro abaixo:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
GRUPOS |
INCISOS DO ARTIGO 5º |
Grupo I |
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; |
Grupo II |
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; |
Grupo III |
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente; |
Grupo IV |
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; |
Grupo V |
VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; |
Grupo VI |
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação; |
A importância de estudarmos nesta aula os incisos supracitados, deve-se a:
Como conseguir a Constituição Federal? Caso a escola tenha laboratório de informática, é importante que o professor oriente os alunos a acessar o sítio do Senado Federal: www.senado.gov.br, procurar o link legilação e fazer o download atualizado do Constituição Federal de 1988 ou do artigo específico do estudo.
O professor pode também orientar os alunos a acessarem o sítio da Camara dos Deputados Federais, Biblioteca Digital, para que cada grupo possa baixar em audio o inciso que irá estudar, criando mais uma opção de estudo. Basta acessar: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1708
ATIVIDADE II
Com os grupos formados, apresente casos para que sejam discutidos pelos alunos, à luz da Constituição, tomando como base os incisos analisados pelo grupo. Exemplos de casos:
Caso de violência contra a mulher : Marido que matou filha costumava agredir esposa- http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/pernambuco/noticia/2010/04/23/marido-que-matou-filha-costumava-agredir-esposa-219939.php
Caso de Tortura e tratamentos desumanos: Tratamento desumano. http://osm.org.br/osm/tratamento-desumano/
Caso de Abandono do poder executivo, em relação aos direitos do cidadão: População reclama cobra novas atitudes dos vereadores.http://www.mgsulnews.com.br/index.php/politica/282-populacao-cobra-novas-atitudes-dos-vereadores
Caso de Participação da comunidade: Conselho Municipal da Juventude recebe http://www.itauna.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=9869.
ATIVIDADE III
Outros casos podem ser encontrados em jornais ( local, regional, estadual ou nacional). Leva para sala antecipadamente, um número razoável de jornais e revistas ou se preferir e for possível, faça a atividade no laboratório de informática da escola. Solicite a cada grupo que pesquise casos que se enquadram perfeitamente nos incisos estudados pelo grupo.
Sugestão de sites de notícias: g1.globo.com; www.terra.com.br; noticias.uol.com.br; www.folha.uol.com.br.
Após a pesquisa, fazer uma correlação dessas notícias, sempre voltada para a valorização da participação do cidadão no desenvolvimento da comunidade, mostrando aos alunos que na maioria das vezes a violência, descaso das autoridades e a desconsideração dos direitos, acontecem devido ao afastamento da comunidade e da inatividade dos cidadão.
É importante que os alunos utilizem o computador (no caso dessa aula sugerimos que seja em trios) para fazerem suas pesquisas em sítios de notícias, como os citados abaixo, buscando informações que mostrem a participação do cidadão na melhoria e defesa dos interesses da comunidade em que está inserido. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa em um sítio, conforme o quadro que se segue:
Sugestões:
GRUPOS |
SÍTIO |
Grupo I |
Ação rural movimenta comunidade de Cachoeirinha. http://www.itauna.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=9632 |
Grupo II |
População participa de Mutirão de Combate à Dengue. http://www.fatosenoticias.com/populacao-participa-de-mutirao-de-combate-a-dengue |
Grupo III |
População de Araguaína participa de caminhada contra o câncer. conexaoto.com.br/noticia/populacao...participa.../4088 |
Grupo IV |
População de Duas Barras decide rumos do município. www.friweb.com.br/.../noticia1372-população+de+duas+barras+decide+rumos+do+município.html |
Grupo V |
Manifestação popular bloqueia ponte da amizade. http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/362988/?noticia=MANIFESTACAO+POPULAR+BLOQUEIA+PONTE+DA+AMIZADE |
Grupo VI |
Manifestação popular inicia campanha “Um Braço pela Vida” em São José dos Campos http://www.amisrael.org.il/pt/?p=1910 |
Estes três vídeos podem ser trabalhados da seguinte forma:
O professor poderá apresentá-los em sala de aula, para que toda turma assista aos três vídeos.
Escola e inclusão social: parte 1 [Fazendo escola] Escola e inclusão social: parte 2 [Fazendo escola]
Escola e inclusão social: parte 3 [Fazendo escola]
Após assistirem, serão formado três grupos maiores, conforme quadro a seguir:
Grupos |
Discussões |
Tempo para cada ação |
Grupo A |
Inclusão Social dentro da Escola |
7 minutos |
Grupo B |
Inclusão Social dentro da comunidade |
7 minutos |
Grupo C |
Inquerir os dois grupos sobre as discussões apresentadas |
7 minutos |
O professor participará como mediador e observador orientando a todos os grupos, principalmente ao grupo C que será responsável pela inquirição dos demais.
Os alunos deverão registrar a que conclusão chegaram após o debate entre os grupos. A forma de registro poderá ser em forma de relatório.
Nome | Tipo |
---|---|
Escola e inclusão social: parte 1 [Fazendo escola] | Vídeo |
Escola e inclusão social: parte 3 [Fazendo escola] | Vídeo |
Escola e inclusão social: parte 2 [Fazendo escola] | Vídeo |
Escola e inclusão social: parte 2 [Fazendo escola] | Vídeo |
Escola e inclusão social: parte 3 [Fazendo escola] | Vídeo |
Escola e inclusão social: parte 1 [Fazendo escola] | Vídeo |
Os alunos poderão pesquisar notícias sobre a participação da comunidade nestes sites:
www.portalcapoeira.com/Cidadania/terra-roxa-capoeira-cidadania-e-comunidade
http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/1708
http://www.paraiba.com.br/118544/cidades/moradores-do-renascer-ii-protestam-contra-pedofilia.htm
http://www.avozdacidade.com/portal/Cidades/htm000023179.asp
Os alunos deverão realizar um debate sobre os estudos trabalhados, abrindo uma discussão entre os grupos, de forma que a participação ativa seja trabalhada e notada por todos, como um exemplo para os trabalhos na comunidade.
O professor deverá trabalhar como observador e colaborador, de forma que ao final das apresentações, ele possa avaliar a participação dos alunos, ou seja, comprometimento, coletividade e criatividade.
É importante que o professor anote todos os pontos positivos e negativos desse estudo, sempre com uma avaliação voltada para a participação ativa dos alunos.
Após a apresentação dos trabalhos os professor deve passar para os alunos os pontos que ele anotou, tanto os positivos e os negativos
Os alunos deverão debater e argumentar de acordo com o que estudaram, fazendo socialização do resultados.
A forma dinâmica e interessante de usar a Constituição deve ser destacada.
Os alunos deverão discutir todos os pontos, apresentando sugestões de mudanças, para que os pontos negativos, sejam reconhecidos, e que cada aluno consiga enxergar a necessidade de mudança, na forma de agir, para que a construção da cidadania seja uma realidade.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/11/2010
Cinco estrelasEstive fazendo uma rápida leitura da aula e achei muito boa, acho que vou utilizá-la.
27/09/2010
Cinco estrelasÉ fundamental mostrar aos alunos que eles são capazes de transformar a sociedade, e a escola precisa contribuir com essa conscientização que está sendo bem trabalhada nessa aula a comunidade e o papel do cidadão.
30/07/2010
Quatro estrelasMuito interessante essa aula para ser trabalhada em sala de aula, principalmente em um ano político!