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Tempo sucessivo: delimitação de atividades no período de um dia.

 

12/07/2010

Autor e Coautor(es)
PATRÍCIA LÚCIA GALVÃO DA COSTA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as partes do dia (manhã, tarde e noite) para entender a unidade (dia).
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tempo, dias da semana

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Registrar as ações nos diferentes turnos do dia  

1º momento - O professor  faz o diagnóstico do conhecimento das crianças referente ao conhecimento sobre os turnos da manhã, da tarde e da noite. Para isso entrega um quadro às criança e solicita que registrem o que fazem no período da manhã, à tarde e à noite.

Turno matutino/manhã

Turno vespertino / tarde

Turno noturno /noite

O que você faz pela manhã.

O que você faz à tarde

O você faz a noite á noite

2º momento – O professor organiza as informações iniciais das crianças e um aluno, coordenado e orientado pelo professor, faz o registro das informações  coletivas.  Em um quadro, numa cartolina, escreve as informações de cada grupo. A estratégia é a seguinte: cada grupo tem um coordenador (criança) e esse fala em voz alta o que escreveu: de manhã fizemos... e vai lendo o que foi escrito pelo grupo. A tarde costumamos fazer... E por fim, a noite... a partir desses dados o professor e as crianças destacam as atividades mais freqüentes, realizadas pela maioria das crianças em seu dia a dia.  

3º momento – O professor e os alunos reelaboram o quadro colocando os marcadores do tempo para as crianças, conforme suas experiências. Nesse momento, o docente convida as crianças para delimitar os turnos por uma atividade principal de cada turno, para isso ensina as crianças a categorizar as resposta. Exemplo, se elas escreveram que pela manhã elas vem a escola, fazem leituras, exercício e outras tarefas escolares, o professor questiona com as crianças sobre a atividade principal e assim, elas escrevem que pela manhã elas estudam. O professor e as crianças delimitam alguns marcadores para o entendimento dos turnos do dia. Exemplo:

Turno matutino/manhã

 Turno vespertino / tarde

Turno noturno /noite

Atividade principal

Atividade principal

O você faz a noite á noite

Ilustração

Ilustração

Ilustração

Obs. As crianças procuram imagens para delimitar suas ações nos diferentes turnos.  O professor também poderá associar as várias ações desempenhadas pelas crianças durante o dia. Poderá colocar no quadro, as atividades com maior freqüência vista nas listas escritas pelas crianças, que são realizadas pela manhã, tarde e noite. Após construção do quadro as crianças poderão comparar e averiguar que tipos de atividades geralmente são realizadas em cada período (rotina). Poderá questioná-las sobre o que marca a divisão de cada período do dia (acordar, refeições como café da manhã (desjejum), almoço, jantar, e dormir).

Atividade 3 – destacar e discutir sobre os marcadores do dia – luz e escuridão

1º momento – O professor constrói com as crianças os delimitadores naturais que determinam os dois grandes períodos do dia: dia e noite (a luz solar e a escuridão da noite).   

2º momento – O professor pode ajudar as crianças a pesquisar textos na internet que falam do dia e da noite (nas escolas que as crianças tem acesso a computador), os alunos podem ser organizados em duplas e com o endereço, o professor ensina como procurar acessar http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1c.html. Na página Ciências Naturais para professores do ensino fundamental indica o assunto que as crianças precisam procurar “Dia e noite/duração do dia e da noite”   Obs. Caso a escola não tenha esse recurso, o professor imprime o texto e trabalha diretamente com a leitura e discussão do texto. Referência:  Prof. Dr. Dietrich Schiel/ Texto: Henrique Jesus Quintino de Oliveira/ Revisão Ampliação e Atualização: Jorge Hönel. Duração do Dia e da Noite. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1c.html.     CDCC-USP-SÃO CARLOS Programa Educ@r Apoio: CAPES e Ford Foundation. Acesso: 16 de maio de 2010.              

3º Momento: O professor ajuda as crianças a construir um quadro fracionando o dia (momento que as crianças estão acordadas) na ordem numérica da hora e na posição do sol.

HORA 

DESENHO

Posição do sol no céu/dia

 O QUE FIZ

6h00

8h00

10h00

12h00

14h00

16h00

Hora

Posição do sol no céu/noite

18h00

20h00

22h00

Observação – orientar as crianças para não olhar diretamente para o sol, visto que a luz solar pode provocar cegueira.  

Atividade 4 - Articular o conhecimento do tempo sucessivo com o conhecimento de astronomia.

1º momento – O professor diagnostica o conhecimento que as crianças tem sobre quantas horas tem um dia; a hora que delimita o inicio e o fim do dia. Esse diagnóstico pode ser feito mediante a elaboração de questões: quantas horas têm um dia?  Qual a hora que indica o início de um dia? Qual a hora que indica o final de um dia?  

2º momento -  O professor orienta a observação de desenhos e oferece condições para as crianças  fazerem suposições  sobre a sucessão do tempo que compõe um dia (período manha, tarde e noite)

figura

Observação  criar estratégias para as crianças compreenderem e explicarem o movimento da terra e a sucessão do tempo.  Nesse momento, trabalha com suposições e deduções, no vai e vem de explicação, experimentação e demonstração.

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças montam um seminário com o conhecimento que conseguiram se apropriar sobre a sucessão do tempo, vinculado aos períodos do dia (manhã, tarde e noite).  A turma pode ser dividida em quatro grupos: o primeiro monta as atividades que uma criança pode desenvolver durante um dia; o segundo grupo organiza um quadro mostrando os horários que uma pessoa pode se alimentar  durante um dia; terceiro grupo pode mostrar os horários prováveis que um corpo pode estar em movimento e em repouso durante uma dia.; quarto grupo organiza um quadro mostrando a sucessão da hora entre o inicio e o final de uma dia.  As crianças explicam para as outras, o que conseguiram aprender, compartilhando o resultado do seu trabalho e aplicando o conhecimento em situações de avaliação.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • marcia gisele holetz, APAE , Santa Catarina - disse:
    marciaholetz@hotmail.com

    31/03/2011

    Quatro estrelas

    tirei duvidas a respeito desse tema, pois trabalho com educação especial e muitas vezes não encontramos atividades de acordo com a aprendizagem deles.


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