16/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender a:
Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (tanto que ela sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo, oportunizamos às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.
Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o frevo.
1º Momento: O/a professor/a dará início ao estudo, fazendo perguntas para a turma:
2º Momento: Uma vez escutadas as respostas, o/a professor/a deverá registrá-las e sugerir que assistam vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta um grupo (adultos) apresentando os passos do frevo, http://www.youtube.com/watch?v=lELaEDd2q_g outro vídeo apresenta um grupo (crianças) dançando o frevo.http://www.youtube.com/watch?v=eV-ti_i4m7I Ao final, deverão discutir as semelhanças entre os dois grupos, discutindo o figurino, adereços e as músicas utilizadas, bem como, deverão enriquecer o trabalho pesquisando em revistas, enciclopédias, internet sobre a origem do frevo. http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
Atividade 2 - Apreciando o Frevo..
1º Momento: O/a professor/a deverá convidar um grupo ou pais de alunos, que dancem frevo para se apresentarem para as crianças, bem como, ensinar alguns passos para a turma, porém, antecipadamente deverão fazer alguns combinados: pensar nas perguntas que irão fazer, falar um de cada vez, observar como eles dançam, quais são os instrumentos que eles usam para dançar, qual é o figurino e qual é o tipo de música.
Obs: Caso não tenham acesso a quem dance frevo, o/a professor poderá elaborar uma oficina de dança com as crianças, as quais deverão assistir videos seguindo passo a passo as aulas de frevo:
1 passo - http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM&feature=related - ponta calcanhar
2 passo - http://www.youtube.com/watch?v=FJ4UvK7ziiE&feature=related - Engana povo (ponta e ponta)
3 passo -http://www.youtube.com/watch?v=IzC-xeVy04E&feature=related - ferrolho
4 passo - http://www.youtube.com/watch?v=O7dP2V9CBug&feature=related - segura, senão eu caio
5 passo - http://www.youtube.com/watch?v=C3pdTK9c5lQ&feature=related Bailarina
6 passo - http://www.youtube.com/watch?v=BqjEHUoCaC8&feature=related - Tesoura
dançando o frevo - http://www.youtube.com/watch?v=CmPqjGKAJFI&feature=related
O/a professor deverá instigar que todas as crianças participem da oficina, respeitando sempre as possibilidades de cada um.Para tanto, o/a professor/a deverá organizar o espaço para a realização da oficina, providenciando antecipadamente o som e as músicas (frevo), se possível providenciar uma sombrinha de frevo. para que as crianças possam utilizá-la ao realizar aos passos.
2º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverão registrar esses momentos, fotografando e anotando suas observações, para que posteriormente possam através de um cartaz expor no mural da sala.
Apresentação de frevo
http://www.unerj.br/blogbiblioteca/wp-content/uploads/2009/09/frevo3.jpg
Apresentação de frevo
http://www.hcc-online.com/Students/Kiki_Gomes/frevo2.jpg
Atividade 3 - Elaborando e produzindo o frevo.
1º Momento: O grupo, pautado no que assistiram, e na entevista realizada com uns dos integrantes da dança, deverão discutir como será a coreografia, para tanto o professor deverá ouvir a opinião de todas as crianças. A partir das sugestões das crianças, irão criar a coreografia do frevo, respeitando as possibilidades corporais de cada um.O figurino também deverá ser discutido com a turma, respeitando suas opiniões quanto as cores e modelos. Este momento é de suma importância, pois as crianças estarão participando do processo de construção da dança, deixando de ser menos espectadores e passarão a ser elaboradores e produtores do espetáculo.
Obs.: O importante é que o/aprofessor/a não traga uma coreografia pronta para os alunos, mas permita que eles elaborem novos passos, a partir do que eles vivenciaram, tornando-os autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola.
2º Momento: Agora, as crianças aprenderão a fazer outros passos básicos do frevo. São eles:
DOBRADIÇA - as crianças deverão flexionar as pernas, com os joelhos para frente e o apoio do corpo nas pontas dos pés. Corpo curvado para frente realizando as mudanças dos movimentos: o corpo apoiado nos calcanhares, que devem estar bem aproximados um do outro, pernas distendidas, o corpo jogado para frente e para trás, com a sombrinha na mão direita, subindo e descendo para ajudar no equilíbrio. Não há deslocamentos laterais. Os pés pisam no mesmo local com os calcanhares e pontas.
TESOURA - com o passo cruzados com pequenos deslocamentos à direita e à esquerda. Pequeno pulo, pernas semiflexionadas, sombrinha na mão direita, braços flexionados para os lados. Depois a criança deverá cruzar a perna direita por trás da esquerda em meia ponta, perna direita á frente, ambas semiflexionadas. Um pulo desfaz o flexionamento das pernas e, em seguida, a perna direita vai apoiada pelo calcanhar; enquanto a esquerda, semiflexionada, apoia-se em meia ponta do pé, deslocando o corpo para esquerda. Refaz-se todo o movimento, indo a perna esquerda por trás da direita para desfazer o cruzamento. Neste movimento, o deslocamento para a direita é feito com o corpo um pouco inclinado
LOCOMOTIVA - inicia-se esse passo com o corpo agachado e os braços abertos para frente, em quase circunferência e a sombrinha na mão direita. Dão-se pequenos pulos para encolher e estirar cada uma das pernas, alternadamente.
FERROLHO - Como a sapatear no gelo, as pernas movimentando-se primeiro em diagonal (um passo) seguido de flexão das duas pernas em meia ponta, com o joelho direito virado para a esquerda e vice-versa. Repetem-se os movimentos, vira-se o corpo em sentido contrário ao pé de apoio, acentuando o tempo e a marcha da música. Alternam-se os pés, movimentando-se para frente e para trás, em meia ponta e calcanhar; o passista descreve uma circunferência
PARAFUSO - total flexão das pernas. O corpo fica, inicialmente, apoiado em um só pé virado, ou seja, a parte de cima do pé fica no chão, enquanto o outro pé vira-se, permitindo o apoio de lado (o passista arria o corpo devagar)
Obs.: Todo o processor deverá ser registrado em fotos ou filmagem.
Atividade 4 - Caindo no frevo.
1º Momento: Os alunos irão vivenciar o momento da dança através de uma apresentação, que poderá ser para os pais, quanto para algumas turmas da escola, numa tentativa de apresentar um pouco da nossa cultura nordestina, trazendo a alegria da dança e da música para o público presente. A apresentação poderá ser filmada para que as crianças avaliem o produto final.
2º Momento: Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto, curto e simples sobre o frevo, como forma de informar, de maneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.
3º Momento: O/a professor/a com as crianças organizarão um DVD com a filmagem da turma para presentearem seus pais.
Sites para pesquisar:
O aluno será avaliado:
Quatro estrelas 6 classificações
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06/02/2013
Quatro estrelasAmei.Já adaptei à minha turma e já comecei a vivenciar com eles.
05/02/2013
Quatro estrelasmuito bom
20/08/2012
Quatro estrelasamei s2...
05/10/2011
Cinco estrelasgostei muito ................
28/03/2011
Quatro estrelasParabéns!!!! Gostei muito da aula... Terei que dar uma aula sobre o frevo e isso acrescentará em muito o meu plano de aula.... Obrigado
02/03/2011
Quatro estrelasDidaticamente correta. Parabéns!