Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A HISTÓRIA E ORIGEM DO FREVO.

 

16/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender a:

  • História e origem do Frevo;
  • Cantar as músicas do Frevo;
  • Apreciar a dança que ocorre em Pernambuco;
  • Analisar criticamente esta manifestação cultural;
  • Elaborar coreografia e figurinos do Frevo;
  • Explorar os espaços cênicos;
  • Conhecer a história do frevo;
  • Identificar o frevo como uma dança cultural pernambucana;
  • Aprender alguns passos do frevo;
  • Elaborar uma coreografia com o frevo;
  • Elaborar o figurino;
  • Vivenciar o Frevo através de uma apresentação.

Duração das atividades
Quatro aulas com quarenta minutos de duração cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção do conceito de "dança";
  • Noção do conceito de "coreografia".
Estratégias e recursos da aula

Justificativa para a proposição das aulas: Compreendendo a DANÇA como elemento de fundamental importância na história da humanidade (tanto que ela sempre permeou a vida de todos os povos, tendo em cada cultura inúmeras finalidades) por propiciar a integração entre as pessoas, bem como aprofundar o conhecimento das nossas raízes culturais e do nosso corpo,  oportunizamos às crianças um contato com as principais manifestações folclóricas nordestinas.

Atividade 1 - Conhecendo um pouco sobre o frevo.

1º Momento: O/a professor/a dará início ao estudo, fazendo perguntas para a turma:

  • Quem já dançou frevo?
  • Quem já viu alguém dançar frevo?
  • Como se dança frevo?
  • Quem sabe o que significa a palavra frevo?

2º Momento: Uma vez escutadas as respostas, o/a professor/a deverá registrá-las e sugerir que assistam vídeos que retratem essa dança. O primeiro vídeo apresenta  um grupo (adultos) apresentando os passos do frevo, http://www.youtube.com/watch?v=lELaEDd2q_g  outro vídeo apresenta um grupo (crianças) dançando o frevo.http://www.youtube.com/watch?v=eV-ti_i4m7I Ao final, deverão discutir as semelhanças entre os dois grupos, discutindo o figurino, adereços e as músicas utilizadas, bem como, deverão enriquecer o trabalho pesquisando em revistas, enciclopédias, internet sobre a origem do frevo.   http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo      

Atividade 2 - Apreciando o Frevo..

1º Momento: O/a professor/a deverá convidar um grupo ou pais de alunos, que dancem frevo para se apresentarem para as crianças, bem como, ensinar alguns passos para a turma, porém, antecipadamente deverão fazer alguns combinados: pensar nas perguntas que irão fazer, falar um de cada vez, observar como eles dançam, quais são os instrumentos que eles usam para dançar, qual é o figurino e qual é o tipo de música.

Obs: Caso não tenham acesso a quem dance frevo, o/a professor poderá elaborar uma oficina de dança com as crianças, as quais deverão assistir videos seguindo passo a passo as aulas de frevo:

1 passo  - http://www.youtube.com/watch?v=6EItA9SZmUM&feature=related  - ponta calcanhar  

2 passo - http://www.youtube.com/watch?v=FJ4UvK7ziiE&feature=related - Engana povo (ponta e ponta) 

3 passo -http://www.youtube.com/watch?v=IzC-xeVy04E&feature=related - ferrolho  

4 passo - http://www.youtube.com/watch?v=O7dP2V9CBug&feature=related - segura, senão eu caio  

5 passo - http://www.youtube.com/watch?v=C3pdTK9c5lQ&feature=related Bailarina  

6 passo - http://www.youtube.com/watch?v=BqjEHUoCaC8&feature=related - Tesoura  

dançando o frevo - http://www.youtube.com/watch?v=CmPqjGKAJFI&feature=related  

O/a professor deverá instigar que todas as crianças participem da oficina, respeitando sempre as possibilidades de cada um.Para tanto, o/a professor/a deverá organizar o espaço para a realização da oficina, providenciando antecipadamente o som e as músicas (frevo), se possível providenciar uma sombrinha de frevo. para que as crianças possam utilizá-la ao realizar aos passos.

2º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverão registrar esses momentos, fotografando e anotando suas observações, para que posteriormente possam através de um cartaz expor no mural da sala.

                        Apresentação de frevo

http://www.unerj.br/blogbiblioteca/wp-content/uploads/2009/09/frevo3.jpg 

                           Apresentação de frevo

http://www.hcc-online.com/Students/Kiki_Gomes/frevo2.jpg 

Atividade 3 - Elaborando e produzindo o frevo.

1º Momento: O grupo, pautado no que assistiram, e na entevista realizada com uns dos integrantes da dança, deverão discutir como será a coreografia, para tanto o professor deverá ouvir a opinião de todas as crianças. A partir das sugestões das crianças, irão criar a coreografia do frevo, respeitando as possibilidades corporais de cada um.O figurino também deverá ser discutido com a turma, respeitando suas opiniões quanto as cores e modelos. Este momento é de suma importância, pois as crianças estarão participando do processo de construção da dança, deixando de ser menos espectadores e passarão a ser elaboradores e produtores do espetáculo.

Obs.: O importante é que o/aprofessor/a não traga uma coreografia pronta para os alunos, mas permita que eles elaborem novos passos, a partir do que eles vivenciaram, tornando-os autores da sua própria dança. É fundamental que as crianças encarem o momento de maneira lúdica, bem humorada e prazerosa, aliás como deve ser toda e qualquer atividade na escola.

2º Momento: Agora, as crianças aprenderão a fazer outros passos básicos do frevo. São eles:

 DOBRADIÇA - as crianças deverão flexionar as pernas, com os joelhos para frente e o apoio do corpo nas pontas dos pés. Corpo curvado para frente realizando as mudanças dos movimentos: o corpo apoiado nos calcanhares, que devem estar bem aproximados um do outro, pernas distendidas, o corpo jogado para frente e para trás, com a sombrinha na mão direita, subindo e descendo para ajudar no equilíbrio. Não há deslocamentos laterais. Os pés pisam no mesmo local com os calcanhares e pontas.

 TESOURA - com o passo cruzados com pequenos deslocamentos à direita e à esquerda. Pequeno pulo, pernas semiflexionadas, sombrinha na mão direita, braços flexionados para os lados. Depois a criança deverá cruzar a perna direita por trás da esquerda em meia ponta, perna direita á frente, ambas semiflexionadas. Um pulo desfaz o flexionamento das pernas e, em seguida, a perna direita vai apoiada pelo calcanhar; enquanto a esquerda, semiflexionada, apoia-se em meia ponta do pé, deslocando o corpo para esquerda. Refaz-se todo o movimento, indo a perna esquerda por trás da direita para desfazer o cruzamento. Neste movimento, o deslocamento para a direita é feito com o corpo um pouco inclinado

LOCOMOTIVA - inicia-se esse passo com o corpo agachado e os braços abertos para frente, em quase circunferência e a sombrinha na mão direita. Dão-se pequenos pulos para encolher e estirar cada uma das pernas, alternadamente.

 FERROLHO - Como a sapatear no gelo, as pernas movimentando-se primeiro em diagonal (um passo) seguido de flexão das duas pernas em meia ponta, com o joelho direito virado para a esquerda e vice-versa. Repetem-se os movimentos, vira-se o corpo em sentido contrário ao pé de apoio, acentuando o tempo e a marcha da música. Alternam-se os pés, movimentando-se para frente e para trás, em meia ponta e calcanhar; o passista descreve uma circunferência

PARAFUSO - total flexão das pernas. O corpo fica, inicialmente, apoiado em um só pé virado, ou seja, a parte de cima do pé fica no chão, enquanto o outro pé vira-se, permitindo o apoio de lado (o passista arria o corpo devagar)

Obs.: Todo o processor deverá ser registrado em fotos ou filmagem.

Atividade 4 - Caindo no frevo.

1º Momento: Os alunos irão vivenciar o momento da dança através de uma apresentação, que poderá ser para os pais, quanto para algumas turmas da escola, numa tentativa de apresentar um pouco da nossa cultura nordestina,  trazendo a alegria da dança e da música para o público presente. A apresentação poderá ser filmada para que as crianças avaliem o produto final.

2º Momento: Terminada a apresentação, é importante que o/a professor/a leia algum texto, curto e simples sobre o frevo, como forma de informar, de maneira mais direta, o público presente sobre essa manifestação folclórica.

3º Momento: O/a professor/a com as crianças  organizarão um DVD com a filmagem da turma para presentearem seus pais.

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Conheceram a história do frevo;
  • Identificaram o frevo como uma dança cultural pernambucana;
  • Aprenderam alguns passos do frevo;
  • Elaboraram uma coreografia com o frevo;
  • Elaboraram o figurino;
  • Vivenciaram o Frevo através de uma apresentação.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 1/6 - 16.67%
  • Quatro estrelas 5/6 - 83.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.