Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Releitura de um dos jornais da cidade

 

23/08/2010

Autor e Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros, Izana Maria Araújo Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Produzir um texto utilizando a organização gráfica do jornal.

- Vivenciar em sala de aula o processo de produção de um jornal.

 - Envolver-se de forma prazerosa no processo de produção do jornal.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula, as crianças já devem ter participado, em sala de aula, da organização gráfica de um jornal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

O professor propõe ao grupo produzir um jornal . Para isso organiza com as crianças um roteiro de atividades definindo a função de cada uma nessa produção, os títulos dos cadernos e as publicidades.

Atividade 2

Definido os grupos de trabalho o professor senta com cada um para acompanhar e orientar a produção. Nesse momento, o professor distribui jornais para o grupo escolher a notícia que vai reescrever. Escolhida a notícia, a professora faz a leitura e em seguida as crianças expressam o que entenderam  buscando explicar o que aconteceu, com quem, como, quando e porque. Em seguida as crianças organizam suas ideias em forma de texto que é escrito pelo professor. A atividade continua com o grupo recortando a  foto que vai ilustrar a notícia produzindo uma legenda.

Sugerimos que durante esse momento os demais grupos  se envolva em atividades com livros de história, jogos e desenhos.

ATIVIDADE 3 

Concluído o trabalho cada grupo vai socializar a sua produção. Em seguida, o professor combina com o grupo a ordem de organização de cada notícia que devem ser montadas atentando-se para   os seguintes elementos: manchete, texto, imagens e legendas.

ATIVIDADE 4

 Caso a escola possua máquina copiadora o professor pode organizar  um faz de conta onde a sala de mecanografia funcionará como a oficina do jornal da turma e a copiadora será a máquina rotativa, como nos exemplos expressos nas fotos abaixo. 

                                       

 Fonte: Acervo do NEI 2006.

Caso isso não seja possível o professor se responsabiliza pela reprodução do jornal de modo a garantir uma cópia para cada criança e uma para ficar no canto de leitura da sala de aula.

Fonte: NEI, relato da prática, "Do jornal de férias ao Diário de Natal: a imprensa escrita na escola infantil", março/2006

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

www.carloskuntzel.com.br  -Ao acessar este site procure no menu o link planejamento gráfico e, em seguida, clique no título O projeto gráfico do jornal impresso.Este artigo oferece subsídios para o professor compreender o que é o projeto gráfico de um jornal.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:

- Participou da produção de um texto coletivo utilizando a organização gráfica do jornal.

- Vivenciou em sala de aula o processo de produção de um jornal.

- Envolveu-se de forma prazerosa no processo de produção do jornal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.