23/08/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros, Izana Maria Araújo Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
- Produzir um texto utilizando a organização gráfica do jornal.
- Vivenciar em sala de aula o processo de produção de um jornal.
- Envolver-se de forma prazerosa no processo de produção do jornal.
Para esta aula, as crianças já devem ter participado, em sala de aula, da organização gráfica de um jornal.
Atividade 1
O professor propõe ao grupo produzir um jornal . Para isso organiza com as crianças um roteiro de atividades definindo a função de cada uma nessa produção, os títulos dos cadernos e as publicidades.
Atividade 2
Definido os grupos de trabalho o professor senta com cada um para acompanhar e orientar a produção. Nesse momento, o professor distribui jornais para o grupo escolher a notícia que vai reescrever. Escolhida a notícia, a professora faz a leitura e em seguida as crianças expressam o que entenderam buscando explicar o que aconteceu, com quem, como, quando e porque. Em seguida as crianças organizam suas ideias em forma de texto que é escrito pelo professor. A atividade continua com o grupo recortando a foto que vai ilustrar a notícia produzindo uma legenda.
Sugerimos que durante esse momento os demais grupos se envolva em atividades com livros de história, jogos e desenhos.
ATIVIDADE 3
Concluído o trabalho cada grupo vai socializar a sua produção. Em seguida, o professor combina com o grupo a ordem de organização de cada notícia que devem ser montadas atentando-se para os seguintes elementos: manchete, texto, imagens e legendas.
ATIVIDADE 4
Caso a escola possua máquina copiadora o professor pode organizar um faz de conta onde a sala de mecanografia funcionará como a oficina do jornal da turma e a copiadora será a máquina rotativa, como nos exemplos expressos nas fotos abaixo.
Fonte: Acervo do NEI 2006.
Caso isso não seja possível o professor se responsabiliza pela reprodução do jornal de modo a garantir uma cópia para cada criança e uma para ficar no canto de leitura da sala de aula.
Fonte: NEI, relato da prática, "Do jornal de férias ao Diário de Natal: a imprensa escrita na escola infantil", março/2006
www.carloskuntzel.com.br -Ao acessar este site procure no menu o link planejamento gráfico e, em seguida, clique no título O projeto gráfico do jornal impresso.Este artigo oferece subsídios para o professor compreender o que é o projeto gráfico de um jornal.
Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:
- Participou da produção de um texto coletivo utilizando a organização gráfica do jornal.
- Vivenciou em sala de aula o processo de produção de um jornal.
- Envolveu-se de forma prazerosa no processo de produção do jornal.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!