Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos usar o e-mail para construir uma rede de contatos da classe?

 

21/05/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • construir uma conta de e-mail (exclusiva para fins escolares);
  • construir uma lista de contatos por e-mail;
  • conhecer e utilizar as características estruturais do gênero e-mail;
  • utilizar o e-mail como lugar de produção textual.
Duração das atividades
5h/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deverá ter conhecimentos básicos de navegação na internet e também domínio do funcionamento das ferramentas disponíveis em uma conta de e-mail.

Observação: Caso haja alunos que desconheçam o funcionamento do e-mail, será necessário que você o explique, de forma interativa. Para aqueles que não desconhecem o assunto estabeleça uma participação de monitoramento, auxiliando os demais colegas da turma.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Criando um e-mail para assuntos escolares

A presente aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática.

Mesmo que a maioria dos alunos já possua uma conta de e-mail, a atividade consiste na criação de uma conta de e-mail para que professor(es) e alunos possam desenvolver atividades escolares, comunicar-se acerca de provas e trabalhos escolares, bem como indicar textos, livros, sites e vídeos que estejam disponíveis na internet.

É interessante que todas as contas de e-mail que farão parte da lista de contatos da turma sejam do mesmo provedor.

Observação: Os serviços de e-mail que oferecem maior funcionalidade em suas ferramentas são:

  1. Yahoo -http://br.yahoo.com    
  2. Hotmail - www.hotmail.com   
  3. Gmail -www.gmail.com 

É importante que o professor acesse tas endereços antes da aula para que o mesmo esteja a par do funcionamento da página. Ao acessá-las, procure a opção "e-mail" e, posteriomente, "criar conta" para que o mesmo possa conhecer melhor as informações pedidas durante esse procedimento.

Sugira que os endereços dos e-mails sigam um padrão como, por exemplo:

  • fulandodetalescola@provedor.com; ciclanodasilvaescola@provedor.com; beltranoescola@provedor.com.

Os alunos deverão se agrupar em duplas ou em trios. Formar grupos, nessa atividade, tem o objetivo de um auxílio mútuo entre os componentes. Alunos com maior domínio da linguagem virtual auxiliarão os com menos facilidade.

Com os grupos formados, os alunos deverão:

  • acessar o site do provedor escolhido para a conta de e-mail;
  • acessar o ícone "e-mail";
  • acessar a opção "criar conta", "criar e-mail" ou "inscrever-se" (os nomes dos ícones mudam de acordo com o provedor escolhido);
  • escolher um nome de tela para o e-mail (por exemplo, aluno@provedor.com.br);
  • escolher uma senha segura para proteger a conta de e-mail;
  • acessar a conta de e-mail.

Observação: Alguns provedores pedem informações como idade, profissão, endereço. Geralmente não é obrigatório o preenchimento desses campos. Evite que seus alunos coloquem dados pessoais nas contas de e-mail.

 

Enquanto os alunos criam suas contas de e-mail, elenque certas medidas de segurança que devem ser tomadas para se comunicar pela internet. Aconselhe-os a:

  • não abrir e-mails de endereços desconhecidos;
  • não descarregar arquivos de fontes desconhecidas;
  • evitar a curiosidade de clicar em e-mails de remetentes desconhecidos;
  • nunca fornecer fotos, senhas, endereços e telefones por e-mail;
  • não expor o endereço de e-mail em sites como Orkut, Twitter e blogs;
  • manter sua conta de e-mail "higienizada", apagando os spam e respondendo os e-mails importantes.

 

ATIVIDADE 02

Características do gênero e-mail

A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.

Após a criação da conta de e-mail de todos os alunos, estes deverão acessá-la no laboratório de informática. É importante que a atividade seja desenvolvida individualmente (um aluno por computador), uma vez que o e-mail é um espaço particular de correspondências virtuais.

Trata-se de uma atividade simples, mas importante para que todos os alunos dominem as ferramentas e informações disponibilizadas por sua conta de e-mail.

  • Professor, envie um e-mail de boas vindas aos seus alunos que farão para do grupo de contatos da classe.
  • Todos os alunos deverão acessar o e-mail recebido pelo professor.

Não faça dessa atividade uma aula expositiva. Debata com os alunos a função e os significados das seguintes informações presentes no e-mail:

  • remetente ("De" ou "From") - O nome e o endereço de e-mail;
  • a data e o horário de recebimento do e-mail;
  • o local e a função do campo "assunto";
  • o local e a função do campo "anexar arquivo";
  • a função das ferramentas "encaminhar", "responder" e "apagar".

Reafirme as características estruturais do gênero e-mail:

  • A saudação inicial ("Olá", "Oi", "Boa noite" etc);
  • o corpo do texto que, geralmente, não é muito longo;
  • a saudação final ("Atenciosamente", "Saudades", "Até mais" etc);
  • a assinatura do remetente da mensagem.

São informações que aparentam uma certa obviedade. No entanto, várias pessoas não se valem de tais princípios do gênero para enviar um e-mail. Os alunos deverão compreender que o e-mail é uma forma de texto e tem suas características estruturais.

 

ATIVIDADE 03

Criando um grupo de contatos para a turma

Os alunos já criaram seus e-mails. Dê a eles alguns dias para utilizarem suas conta, enviando e recebendo e-mails dos colegas. Envie e-mails a eles e peça que sempre respondam suas mensagens.

A presente atividade deverá ser realizada no laboratório de informática. Como os alunos acessarão suas contas de e-mail, a atividade deverá ser desenvolvida individualmente (um em cada computador).

As contas de e-mail oferecem uma ferramenta que cria um grupo de contatos selecionáveis pelo usuário. Assim, o usuário do e-mail, após criar um dado grupo, poderá enviar uma mesma mensagem a todos os componentes da lista com os contatos selecionados.

Desenvolva essa atividade juntamente com eles e demonstre como a ferramenta do grupo de contatos facilita a comunicação entre todos da turma.

Utilizamos o provedor Yahoo para desenvolver a atividade. Outras contas de e-mail também oferecem as mesmas ferramentas. Apenas verifique quais são os nomes utilizados por cada provedor.

Para criar um grupo de contatos no e-mail do Yahoo, é necessário:

  1. acessar a guia de ferramentas "contatos";
  2. clicar em "adicionar categoria". No Yahoo, o grupo de contatos é nomeado de "categoria";
  3. criar um nome para a categoria (indique a criação de um nome em comum para essa categoria, por exemplo, "turma da escola", "escola", "sala do 5B");
  4. clicar em "exibir todos os contatos" e selecionar os endereços de e-mail de todos os colegas da turma;
  5. clicar em "adicionar a categoria" e selecionar o nome do grupo criado;
  6. clicar em "concluído".

O grupo de contatos da sala de aula já está criado.

Supomos que o nome do grupo foi "escola". No endereço do destinatário do e-mail, o aluno escreverá somente "escola" e todos os contatos desse grupo receberão a mensagem escrita.

 

ATIVIDADE 04

Produção de textos via e-mail

Essa parte da atividade poderá ser desenvolvida em sala de aula.

Faça um círculo na sala para que todos possam participar do debate proposto de forma mais dinâmica.

Desenvolva com os alunos um debate acerca de um algo relacionado à realidade e ao cotidiano escolares da turma, por exemplo:

  • proibição/permissão do uso de celulares, bonés, MP3 na escola;
  • violência física e verbal entre membros da comunidade escolar;
  • algum problema estrutural que a escola esteja sofrendo (salas pequenas, quadra de esportes destruída, falta de merenda etc)

Organização do debate:

  • ser desenvolvido em sala de aula;
  • o professor deverá trabalhar como o mediador entre os debatedores;
  • todos deverão construir as regras para o debate;
  • professor e alunos deverão discutir sobre as etapas do debate: argumentar, questionar, justificar, responder, escutar;
  • o professor não poderá interferir na opinião dos alunos;
  • os alunos devem anotar as opiniões que julgarem interessantes.

Incite a argumentação de alunos mais tímidos e calados. Todas as opiniões poderão ser questionadas e debatidas. Reforce a importância das anotações que devem ser feitas durante e após o debate.

Essa parte da atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática. Os alunos deverão trabalhar individualmente (um por computador).

Após a efetivação do debate, proponha que cada aluno redija um e-mail. Ele deverá:

  • argumentar acerca do assunto do debate (poderá utilizar comentários do debate em sala);
  • embasar-se nos argumentos selecionados/anotados a partir do debate em sala;
  • enviar o e-mail para todos os componentes do grupo de contatos (inclusive o e-mail do professor);
  • seguir as características estudadas acerca do gênero e-mail.

Imprima todos os e-mails enviados pelos alunos e faça da correção um novo momento de debate e reflexão acerca do tema selecionado. Caso a impressão dos textos seja inviável, desenvolva tal reflexão/correção no laboratório de informática.

Recursos Complementares

Página do governo federal sobre os projetos de inclusão digital. Visite-o e amplie seus conhecimentos sobre o assunto.

http://inclusao.ibict.br  

 

O vídeo abaixo ensina (passo a passo) como criar uma conta de e-mail no Yahoo. Caso julgue interessante, pode ser exibido para a turma durante a atividade de criação dos e-mails.

http://www.youtube.com/watch?v=AbkRuRtsEGY  

Avaliação

A partir das atividades propostas na presente aula, os alunos podem ser avaliados por meio dos seguintes critérios:

  • compreender o funcionamento (características do gênero) e das ferramentas do e-mail (lista de contatos);
  • compreender o e-mail como uma ferramenta de correspondência virtual (uma carta que não precisa dos correios);
  • participar/argumentar/questionar durante os debates empreendidos;
  • produzir textos no espaço virtual do e-mail.

Professor, ainda que vários alunos possuam domínio de ferramentas de comunicação virtual como, por exemplo, o e-mail, a efetivação da presente aula contribui para a inclusão digital. Cada vez mais esse conceito deve adentrar os muros da escola para que a tecnologia e a informática não sejam mais uma forma de desigualdade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Paula Gibbert, Escola Municipal Selvino Damian Preve , Mato Grosso - disse:
    paulagibbert@ibest.com.br

    23/06/2010

    Cinco estrelas

    Muitíssimo interessante a sua aula. Se deixarem os alunos/cidadãos a solta, corremos ou eles correm o risco de usar a internet quase só para o entretenimento.


  • Rosângela Lopes Borges, Colégio Unicaldas , Goiás - disse:
    rosalb2@hotmail.com

    13/06/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, é realmente uma ótima idéia.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.