21/05/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Observação: Caso haja alunos que desconheçam o funcionamento do e-mail, será necessário que você o explique, de forma interativa. Para aqueles que não desconhecem o assunto estabeleça uma participação de monitoramento, auxiliando os demais colegas da turma.
ATIVIDADE 01
Criando um e-mail para assuntos escolares
A presente aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática.
Mesmo que a maioria dos alunos já possua uma conta de e-mail, a atividade consiste na criação de uma conta de e-mail para que professor(es) e alunos possam desenvolver atividades escolares, comunicar-se acerca de provas e trabalhos escolares, bem como indicar textos, livros, sites e vídeos que estejam disponíveis na internet.
É interessante que todas as contas de e-mail que farão parte da lista de contatos da turma sejam do mesmo provedor.
Observação: Os serviços de e-mail que oferecem maior funcionalidade em suas ferramentas são:
É importante que o professor acesse tas endereços antes da aula para que o mesmo esteja a par do funcionamento da página. Ao acessá-las, procure a opção "e-mail" e, posteriomente, "criar conta" para que o mesmo possa conhecer melhor as informações pedidas durante esse procedimento.
Sugira que os endereços dos e-mails sigam um padrão como, por exemplo:
Os alunos deverão se agrupar em duplas ou em trios. Formar grupos, nessa atividade, tem o objetivo de um auxílio mútuo entre os componentes. Alunos com maior domínio da linguagem virtual auxiliarão os com menos facilidade.
Com os grupos formados, os alunos deverão:
Observação: Alguns provedores pedem informações como idade, profissão, endereço. Geralmente não é obrigatório o preenchimento desses campos. Evite que seus alunos coloquem dados pessoais nas contas de e-mail.
Enquanto os alunos criam suas contas de e-mail, elenque certas medidas de segurança que devem ser tomadas para se comunicar pela internet. Aconselhe-os a:
ATIVIDADE 02
Características do gênero e-mail
A presente atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática.
Após a criação da conta de e-mail de todos os alunos, estes deverão acessá-la no laboratório de informática. É importante que a atividade seja desenvolvida individualmente (um aluno por computador), uma vez que o e-mail é um espaço particular de correspondências virtuais.
Trata-se de uma atividade simples, mas importante para que todos os alunos dominem as ferramentas e informações disponibilizadas por sua conta de e-mail.
Não faça dessa atividade uma aula expositiva. Debata com os alunos a função e os significados das seguintes informações presentes no e-mail:
Reafirme as características estruturais do gênero e-mail:
São informações que aparentam uma certa obviedade. No entanto, várias pessoas não se valem de tais princípios do gênero para enviar um e-mail. Os alunos deverão compreender que o e-mail é uma forma de texto e tem suas características estruturais.
ATIVIDADE 03
Criando um grupo de contatos para a turma
Os alunos já criaram seus e-mails. Dê a eles alguns dias para utilizarem suas conta, enviando e recebendo e-mails dos colegas. Envie e-mails a eles e peça que sempre respondam suas mensagens.
A presente atividade deverá ser realizada no laboratório de informática. Como os alunos acessarão suas contas de e-mail, a atividade deverá ser desenvolvida individualmente (um em cada computador).
As contas de e-mail oferecem uma ferramenta que cria um grupo de contatos selecionáveis pelo usuário. Assim, o usuário do e-mail, após criar um dado grupo, poderá enviar uma mesma mensagem a todos os componentes da lista com os contatos selecionados.
Desenvolva essa atividade juntamente com eles e demonstre como a ferramenta do grupo de contatos facilita a comunicação entre todos da turma.
Utilizamos o provedor Yahoo para desenvolver a atividade. Outras contas de e-mail também oferecem as mesmas ferramentas. Apenas verifique quais são os nomes utilizados por cada provedor.
Para criar um grupo de contatos no e-mail do Yahoo, é necessário:
O grupo de contatos da sala de aula já está criado.
Supomos que o nome do grupo foi "escola". No endereço do destinatário do e-mail, o aluno escreverá somente "escola" e todos os contatos desse grupo receberão a mensagem escrita.
ATIVIDADE 04
Produção de textos via e-mail
Essa parte da atividade poderá ser desenvolvida em sala de aula.
Faça um círculo na sala para que todos possam participar do debate proposto de forma mais dinâmica.
Desenvolva com os alunos um debate acerca de um algo relacionado à realidade e ao cotidiano escolares da turma, por exemplo:
Organização do debate:
Incite a argumentação de alunos mais tímidos e calados. Todas as opiniões poderão ser questionadas e debatidas. Reforce a importância das anotações que devem ser feitas durante e após o debate.
Essa parte da atividade deverá ser desenvolvida no laboratório de informática. Os alunos deverão trabalhar individualmente (um por computador).
Após a efetivação do debate, proponha que cada aluno redija um e-mail. Ele deverá:
Imprima todos os e-mails enviados pelos alunos e faça da correção um novo momento de debate e reflexão acerca do tema selecionado. Caso a impressão dos textos seja inviável, desenvolva tal reflexão/correção no laboratório de informática.
Página do governo federal sobre os projetos de inclusão digital. Visite-o e amplie seus conhecimentos sobre o assunto.
O vídeo abaixo ensina (passo a passo) como criar uma conta de e-mail no Yahoo. Caso julgue interessante, pode ser exibido para a turma durante a atividade de criação dos e-mails.
A partir das atividades propostas na presente aula, os alunos podem ser avaliados por meio dos seguintes critérios:
Professor, ainda que vários alunos possuam domínio de ferramentas de comunicação virtual como, por exemplo, o e-mail, a efetivação da presente aula contribui para a inclusão digital. Cada vez mais esse conceito deve adentrar os muros da escola para que a tecnologia e a informática não sejam mais uma forma de desigualdade.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/06/2010
Cinco estrelasMuitíssimo interessante a sua aula. Se deixarem os alunos/cidadãos a solta, corremos ou eles correm o risco de usar a internet quase só para o entretenimento.
13/06/2010
Cinco estrelasAdorei, é realmente uma ótima idéia.