Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância do estudo de pulso no trabalho de dança.

 

19/05/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Compreender o que é pulso;

·         Entender a função – orientação temporal do pulso – nas atividades de dança;

·         Organizar os movimentos dos alunos no ritmo da musica em estrutura de oito pulsos;

·         Propor um momento de criação e improvisação simples e lúdico.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Sentar a turma próxima ao aparelho de som, colocar várias músicas para tocar e deixar que o corpo dos alunos responda aos estímulos sonoros com pequenos movimentos. A idéia é pedir aos alunos que escolham pequenos segmentos corporais (como cabeça, mãos ou pés) para movimentá-los (por exemplo: balançando, batendo, vibrando, dedilhando, sapateando, entre outros movimentos) no ritmo da música.

Observar junto aos alunos que irão aparecer duas estruturas de movimento: aquele que se repete, mas apresentam variação na intensidade ou força e velocidade de execução (por exemplo: a ação de brincar de tocar bateria no ar); e outro que também se repete, mas sua execução mantém a mesma intensidade e velocidade (por exemplo: a ação de bater palmas quando se canta parabéns para você). A primeira estrutura corresponde ao ritmo da música – o corpo se move de forma imprevisível não existe uma estrutura cíclica – e a segunda estrutura refere-se ao pulso, marcação abrupta da música contida no seu ritmo – o corpo percebe esse estímulo e realiza movimentos com mesmo intervalo de tempo e contínuo.

O pulso é usado na dança justamente como estrutura reguladora do movimento em relação ao tempo. É comum a turma responder aos estímulos sonoros, mas no caso de haver alunos apáticos, imóveis por qualquer motivo, conduza a aula evidenciando corpos de colegas ativos, em movimentos, como exemplo da atividade, diferenciando as duas estruturas de movimentos. Em casos mais raros onde a turma inteira não corresponde aos estímulos sonoros insista mais uma vez na atividade. Se a apatia continuar o professor, então, evidencia seu próprio corpo diferenciando as duas estruturas propostas na atividade. Em seguida pede que toda a turma reproduza os movimentos junto com ele ao som da música, percebendo o pulso. Outra possibilidade é demonstrar as duas estruturas de movimento por vídeos pré - determinados que as represente.   

Uma breve definição de “Pulso”: é a combinação de uma nota forte seguida de uma fraca que se repete ciclicamente, presente na música e dentro do seu ritmo. Normalmente o pulso é mais bem percebido pela nota mais forte, mantendo uma relação temporal com os movimentos realizados na dança formando compassos (ex: 1 e 2; ou 1 e 2 e 3 e 4; ou 1 e 2 e 3 e 4 e 5 e 6 e 7 e 8; e assim por diante).   

Atividade 2: Após ter esclarecido o que é pulso, colocar a turma em roda para a seguinte dinâmica:

·         O professor pergunta: quem quer começar a brincadeira? O aluno que se propuser iniciar a brincadeira deverá se colocar no centro da roda;

·         O aluno escolherá um colega (sem dizer nome e nem mesmo apontar) e em seguida deverá se colocar bem a sua frente (a mais ou menos um metro de distância);

·         O aluno deve propor uma movimentação corporal (pode ser qualquer tipo de movimento: danças, gestos esportivos e do cotidiano, golpes de lutas, etc.) e seu colega deverá imitá-lo com exatidão;

·         Em seguida o colega escolhido assume a função de escolher outro aluno e assim sucessivamente. Os alunos que forem passando pela brincadeira não voltam para o círculo, eles devem formar uma fila atrás do colega que ainda esta brincando, repetindo também todos os seus movimentos;

·         A brincadeira termina quando toda a turma, que antes estava em roda, finalmente forme uma única e grande fila indiana.   

Atividade 3: Reiniciar a brincadeira anterior ao som de músicas e com três regrinhas a mais, retomando, agora, o conceito de pulso de forma prática e exploratória;

·         Todos os participantes (professores e alunos) agora devem identificar o pulso das músicas que estão tocando. O pulso será identificado por sequência numérica de um a oito (um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete e oito). Os participantes deverão cantar os números em voz alta;

·         Voltando a brincadeira. Quando cada aluno for escolher um colega do círculo ele terá o tempo da contagem em voz alta de um a oito, estipulado pelo pulso da música e para executar o seu movimento usar a mesma contagem. Totalizando duas estruturas de tempo de uma a oito para cada participante da brincadeira;

·         Caso o tempo estipulado anteriormente seja desrespeitado pelos participantes (ou seja, utilize menos ou mais tempo do que o estipulado) a brincadeira para e recomeça do início pelo participante que errou, desmanchando a fila e voltando todos para o círculo. A brincadeira acaba quando todos estiverem fazendo parte da fila sem ter cometido nenhum erro.   

Estrutura física e material didático: Um espaço adequado para a prática de movimentos livres que assegure a particularidade dos alunos, um aparelho de som e diversos CDs com músicas variadas.

Recursos Complementares

Este video ajudará na compreensão da estrutura de movimento exemplificando um bebê, brincando de tocar bateria, se mexendo no ritmo da música, relativo à atividade 1: http://www.youtube.com/watch?v=Kj-3qK6q5sY 

Este vídeo ajudará na compreensão da estrutura de movimento exemplificando um homem mexendo, sua cabeça, no pulso da musica, relativo à atividade 1:    http://www.youtube.com/watch?v=d8nDeQ_zJWY 

Este texto servirá de orientação teórica sobre pulso: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/textos_artigos/musica_movimento_danca.pdf 

Avaliação

Reunir a turma e verificar se os alunos compreenderam o conceito de pulso e sua utilização no trabalho de dança.

Pedir que apontem o tempo forte (pulso) nas atividades realizadas durante as aulas e relacionem o pulso com os movimentos criados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.