19/05/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
· Compreender o que é pulso;
· Entender a função – orientação temporal do pulso – nas atividades de dança;
· Organizar os movimentos dos alunos no ritmo da musica em estrutura de oito pulsos;
· Propor um momento de criação e improvisação simples e lúdico.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Atividade 1: Sentar a turma próxima ao aparelho de som, colocar várias músicas para tocar e deixar que o corpo dos alunos responda aos estímulos sonoros com pequenos movimentos. A idéia é pedir aos alunos que escolham pequenos segmentos corporais (como cabeça, mãos ou pés) para movimentá-los (por exemplo: balançando, batendo, vibrando, dedilhando, sapateando, entre outros movimentos) no ritmo da música.
Observar junto aos alunos que irão aparecer duas estruturas de movimento: aquele que se repete, mas apresentam variação na intensidade ou força e velocidade de execução (por exemplo: a ação de brincar de tocar bateria no ar); e outro que também se repete, mas sua execução mantém a mesma intensidade e velocidade (por exemplo: a ação de bater palmas quando se canta parabéns para você). A primeira estrutura corresponde ao ritmo da música – o corpo se move de forma imprevisível não existe uma estrutura cíclica – e a segunda estrutura refere-se ao pulso, marcação abrupta da música contida no seu ritmo – o corpo percebe esse estímulo e realiza movimentos com mesmo intervalo de tempo e contínuo.
O pulso é usado na dança justamente como estrutura reguladora do movimento em relação ao tempo. É comum a turma responder aos estímulos sonoros, mas no caso de haver alunos apáticos, imóveis por qualquer motivo, conduza a aula evidenciando corpos de colegas ativos, em movimentos, como exemplo da atividade, diferenciando as duas estruturas de movimentos. Em casos mais raros onde a turma inteira não corresponde aos estímulos sonoros insista mais uma vez na atividade. Se a apatia continuar o professor, então, evidencia seu próprio corpo diferenciando as duas estruturas propostas na atividade. Em seguida pede que toda a turma reproduza os movimentos junto com ele ao som da música, percebendo o pulso. Outra possibilidade é demonstrar as duas estruturas de movimento por vídeos pré - determinados que as represente.
Uma breve definição de “Pulso”: é a combinação de uma nota forte seguida de uma fraca que se repete ciclicamente, presente na música e dentro do seu ritmo. Normalmente o pulso é mais bem percebido pela nota mais forte, mantendo uma relação temporal com os movimentos realizados na dança formando compassos (ex: 1 e 2; ou 1 e 2 e 3 e 4; ou 1 e 2 e 3 e 4 e 5 e 6 e 7 e 8; e assim por diante).
Atividade 2: Após ter esclarecido o que é pulso, colocar a turma em roda para a seguinte dinâmica:
· O professor pergunta: quem quer começar a brincadeira? O aluno que se propuser iniciar a brincadeira deverá se colocar no centro da roda;
· O aluno escolherá um colega (sem dizer nome e nem mesmo apontar) e em seguida deverá se colocar bem a sua frente (a mais ou menos um metro de distância);
· O aluno deve propor uma movimentação corporal (pode ser qualquer tipo de movimento: danças, gestos esportivos e do cotidiano, golpes de lutas, etc.) e seu colega deverá imitá-lo com exatidão;
· Em seguida o colega escolhido assume a função de escolher outro aluno e assim sucessivamente. Os alunos que forem passando pela brincadeira não voltam para o círculo, eles devem formar uma fila atrás do colega que ainda esta brincando, repetindo também todos os seus movimentos;
· A brincadeira termina quando toda a turma, que antes estava em roda, finalmente forme uma única e grande fila indiana.
Atividade 3: Reiniciar a brincadeira anterior ao som de músicas e com três regrinhas a mais, retomando, agora, o conceito de pulso de forma prática e exploratória;
· Todos os participantes (professores e alunos) agora devem identificar o pulso das músicas que estão tocando. O pulso será identificado por sequência numérica de um a oito (um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete e oito). Os participantes deverão cantar os números em voz alta;
· Voltando a brincadeira. Quando cada aluno for escolher um colega do círculo ele terá o tempo da contagem em voz alta de um a oito, estipulado pelo pulso da música e para executar o seu movimento usar a mesma contagem. Totalizando duas estruturas de tempo de uma a oito para cada participante da brincadeira;
· Caso o tempo estipulado anteriormente seja desrespeitado pelos participantes (ou seja, utilize menos ou mais tempo do que o estipulado) a brincadeira para e recomeça do início pelo participante que errou, desmanchando a fila e voltando todos para o círculo. A brincadeira acaba quando todos estiverem fazendo parte da fila sem ter cometido nenhum erro.
Estrutura física e material didático: Um espaço adequado para a prática de movimentos livres que assegure a particularidade dos alunos, um aparelho de som e diversos CDs com músicas variadas.
Este video ajudará na compreensão da estrutura de movimento exemplificando um bebê, brincando de tocar bateria, se mexendo no ritmo da música, relativo à atividade 1: http://www.youtube.com/watch?v=Kj-3qK6q5sY
Este vídeo ajudará na compreensão da estrutura de movimento exemplificando um homem mexendo, sua cabeça, no pulso da musica, relativo à atividade 1: http://www.youtube.com/watch?v=d8nDeQ_zJWY
Este texto servirá de orientação teórica sobre pulso: http://www.ia.unesp.br/gp/kathya/textos_artigos/musica_movimento_danca.pdf
Reunir a turma e verificar se os alunos compreenderam o conceito de pulso e sua utilização no trabalho de dança.
Pedir que apontem o tempo forte (pulso) nas atividades realizadas durante as aulas e relacionem o pulso com os movimentos criados.
Quatro estrelas 1 calificaciones
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23/04/2012
Quatro estrelasMUITO BOA