06/05/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ;Marco G. B. Bularmaqui; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Aprender a brincar com um objeto geométrico: a bola.
Não será necessário conhecimento prévio.
O aluno poderá aprender a brincar com um objeto geométrico: a bola.
Estratégia utilizada: Confecção de brinquedo(bola).
Atividade 1: Fazendo uma bolinha de bexiga (perereca)
Figura 1: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34575103,00.jpg
acesso em: 02.02.10.
Material: 10 bexigas para cada aluno.
Descrição da atividade: passo a passo para confecção da perereca:
1.Encher a primeira bexiga com um pouquinho de água de forma que ela fique redondinha como uma bolinha;
2.Amarrar a ponta da bexiga e cortar o bico;
3.Pegar mais uma bexiga, abrir o bico com as mãos encapar a bolinha: colocar a bexiga de água dentro da outra e assim sucessivamente até utilizar todas as bexigas disponibilizadas pelo professor, lembrando que sempre que envolver a bexiga deverá cortar o bico (Importante: o bico da bolinha deve estar voltado sempre para o fundo da bexiga encapada);
4.Ao final estará pronta uma bolinha de bexiga que pula feito perereca ao ser lançada ao chão.
Professor: esta atividade pode ser desenvolvida para qualquer faixa etária, pois o Deficiente Visual (DV) seja ele criança e/ou adolescente necessita de vivências sensoriais intensas, a fim de proporcioná-lo o desenvolvimento na imagem corporal e especular, pois sabemos que a ausência da visão, torna o desenvolvimento da percepção tátil limitada. Esta atividade justifica-se pela necessidade de grande aproximação dos objetos para uma melhor visão, como também para desenvolvimento do auto conhecimento, valorização de suas potencialidades.
Por isso:
-Viabilize experiências táteis, pois estas poderão contribuir na calibração do sistema proprioceptivo, oportunizando ao DV a partir do autoajustamento um convívio social cada vez mais efetivo.
-Procure não limitar a pessoa cega mais do que a própria cegueira o faz, impedindo-a de realizar o que sabe, pode e deve fazer sozinha.
Atividade 2: Pare.
Figura 2: http://www.nicoliferri.com.br/images/BOLA_183-5.jpg
Acesso em: 02.02.10.
Material: Bola (perereca).
Formação: sentados, em circulo.
Descrição da Atividade: O professor pedirá para que cada aluno escolha um animal, apresentando o nome escolhido ao ouvido do professor. Ao sinal do professor, a bola será passada de mão em mão entre os alunos; um dos alunos será escolhido para sinalizar a paralisação da bola dizendo a palavra “PARE! ”
Ao sinal, o aluno de posse da perereca deverá demonstrar por gestos e apresentação oral sobre as características do animal escolhido. Aquele que for descobrir o nome do animal será o próximo a comandar o jogo.
Dica: para atender a faixas etárias diferenciadas pode-se sugerir nomes de objetos de caça, de instrumentos musicais, instrumentos de trabalho, profissões entre outros.
Brincadeira simples não é professor?
Mas que possibilita vivências e desenvolvimentos diferenciados como:
- Desenvolvimento das habilidades de passar e receber, proporcionando maior controle das mãos;
-Desenvolvimento da noção de direção e lateralidade;
-Contato corporal, que possibilita ao outro conhecer as potencialidades e dificuldades de seu colega;
-Desenvolvimento da atenção e concentração;
-Associação entre gestos e falas;
-Identificação de elementos característicos de cada gesto e fala.
Atividade 3: Figuras Geométricas.
Formação: em fileiras.
Material: figuras geométricas.
Descrição da atividade: Alunos sentados, divididos em duas fileiras. Cada fileira receberá um pote contendo figuras geométricas. Para iniciar a brincadeira, o pote contendo várias formas de figuras geométricas (importante que as figuras sejam confeccionadas de material consistente que os alunos consigam sentir a diferença mediante a sensibilidade tátil) ficará de posse do primeiro aluno de cada fileira. O Professor escolherá uma forma geométrica e pedirá para que achem esta figura no pote. O primeiro que encontrar levantará a figura gritando o nome de sua equipe, assim o outro grupo deverá parar de procurar. Os alunos então passarão o pote para o aluno seguinte que deverá procurar também a figura que o professor pedir.
Obs. Em situação de inclusão todos os alunos deverão estar vendados.
Antes do inicio da aula, o professor poderá explicar aos alunos o que é a bola, assim como citar que é uma esfera que representa algo redondo de uma forma geométrica e para que eles entendam como são as formas geométricas poderá ser passado a eles uma atividade contendo desenho de um círculo (bola),onde deverão contornar a forma geométrica e colar todo o espaço que ela ocupa com algodão, areia, papel crepom em formato de bolinhas ou qualquer outro material que o professor tiver disponível Importante: Aos alunos com DV o Professor deverá delimitar a área do desenho geométrico, colando ao redor dele um barbante para que o aluno identifique no papel a fim de possibilitar participação efetiva na mesma.
Figura 3: http://3.bp.blogspot.com/_Z6lVvG-OXoI/SkZS1h_oSUI/AAAAAAAAByU/7_LZuSndp-U/s1600/geometricas.jpg
acesso em: 07.02.10.
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, onde o professor acompanhará o desempenho nas atividades do aluno.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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29/05/2010
Cinco estrelasmuito bom