20/05/2010
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Conhecimentos acerca dos Seres Vivos
Atividade 1: Assistir o vídeo da música "O boto rosa"
1º Momento: O professor deverá exibir o vídeo da música "O boto rosa" às crianças.
Durante a exibição o professor deverá questioná-las
2º Momento: Ao final da exibição do vídeo, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que observaram no vídeo, registrando suas falas no mural. Depois o professor deverá ler para as crianças e pedir que registrem através de desenho a parte que mais gostaram do vídeo. Após o registro o docente deve fixar os desenhos no mural junto às falas das crianças.
Atividade 2– Boto rosa: animal em extinção
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o boto rosa
Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deve solicitar que os alunos juntamente com seus pais pesquisem sobre a preservação do boto rosa.
2º Momento: O professor juntamente com as crianças, deverá ler o material pesquisado sobre o boto rosa. A partir da leitura e discussão dos textos o professor poderá criar situações problemas como: (Que atitudes de preservação podemos ter para com o boto rosa? Como posso contribuir para a não extinção desse animal?) Essas situações farão com que as crianças reflitam sobre a importância da preservação do boto rosa. O professor deverá registrar as falas das crianças para posterior análise.
Atividade 3 - Interpretando a música "O boto rosa"
1º Momento: O professor deverá distribuir a letra da música, cantar com as crianças e pedir para elas interpretarem a letra da música, questionando-as sobre a extinção do boto rosa.
2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “O boto rosa” de Xuxa. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.
OBS: A letra da música já deve esta exposta no mural da sala.
RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música “O Boto Rosa” de Xuxa
O BOTO ROSA - XUXA
ELE VIVE NA AMAZÔNIA
NAS ÁGUAS DO RIO NEGRO
BOTO ROSA, QUEM NÃO SONHA
DESCOBRIR O TEU SEGREDO
DIZEM QUE ELE TODO PROSA
JÁ FOI MOÇO DE CHAPÉ
JÁ FOI MOÇA BEM FORMOSA
ESCONDIDA ATRÁS DO VÉU
EO EO BOTO ROSA
EO EO É UMA LENDA DE AMOR
EO EO BOTO ROSA
EO EO DEIXA ELE VIVER PESCADOR
O MAIS VELHO DOS GOLFINHOS
FAZ SORRIR QUEM ELE QUER
NAS ÁGUAS DO SEU CAMINHO
NA MAGIA DO SEU BALÉ
MAS O HOMEM SEM PIEDADE
NA COVARDIA DA MATANÇA
FEZ O BOTO MORRER, QUE MALDADE
INOCENTE FEITO UMA CRIANÇA
EO EO BOTO ROSA
EO EO É UMA LENDA DE AMO
EO EO BOTO ROSA
EO EO DEIXA ELE VIVER PESCADOR.
Atividade 4- Campanha: Não mate o boto rosa!
1º Momento: A partir das reflexões das crianças referente as problematizações da preservação do boto rosa, construir com elas um panfleto para ser distribuido na escola. Inicialmente as crianças irão fazer uma pintura. Entregar para as crianças pedaços de cartolina e pedir que elas façam uma pintura sobre a extinção do boto rosa.
OBS: O professor deverá arrumar a sala antes do inicio da pintura. Para isso deve separar as tintas, os pincéis e forrar as mesas com papel jornal e conversar com as crianças sobre o cuidado com os materiais, com o seu corpo e o do amigo, esclarecendo que deverá pintar apenas na cartolina.
As fotos abaixom ilustram o momento:
2º Momento: O professor deve solicitar as crianças que escrevam sobre a extinção do boto rosa abaixo de cada pintura. Em seguida o professor deve fazer uma votação para ser escolhido as cinco melhores pinturas com a escrita para ser colocado no panfleto. Depois de escolhido as pinturas, o professor deverá montar junto as crianças o panfleto que deverá ser xerocado para ser distribuído na escola.
3º Momento: O professor solicita as crianças que distribuam os panfletos sobre a extinção do boto rosa por toda a escola.
O vídeo da música "O boto rosa" de Xuxa pode ser encontrado no site abaixo:
http://letras.terra.com.br/xuxa/91294/
Avaliar se as crianças:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/11/2012
Cinco estrelasGostei bastante dessa Dica do Boto Rosa
23/08/2011
Quatro estrelasAdorei!! me ajudou bastante com meu projeto sobre o boto cor-de-rosa, para a Feira Cultural, inclusive a música escolhida foi a mesma.Parabéns, muito bom o seu projeto!