Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO AS CARACTERÍSTICAS DO PEIXE-BOI

 

31/05/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FON

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Vivenciar uma aula de campo;
  • Conhecer como vive o peixe-boi no seu habitat;
  •  Ampliar os conhecimentos acerca do peixe-boi;
  • Expressar suas idéias oralmente;
  •  Elaborar um questionário com as crianças acerca das suas curiosidades com relação ao peixe-boi;
  • Conhecer os instrumentos de medidas (metro/balança);
  • Medir o peixe-boi, para perceber sua dimensão;
  •  Construir o peixe-boi no seu tamanho real.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características do peixe-boi, alimentação, classe, reprodução, preservação, entre outras
  • Grandezas e medidas.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Conhecendo o Peixe-boi

1º  Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças sabem sobre o peixe-boi, na medida em que as crianças forem falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala suas idéias iniciais. Depois o professor deverá agendar uma visita a um local em que tenha peixe-boi, ou apresenta um DVD que retrate como vive um peixe boi na natureza e em cativeiro.

Obs.: No caso da visita ao aquário, solicitar a autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.

2º  Momento: Antes de saírem para a aula de campo, ou assistirem o DVD, o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:

  • O que vão observar?
  • O que querem saber?

Durante a observação do peixe-boi, o professor deverá instigar as crianças a perceberem algumas coisas sobre o peixe-boi, como:

  • O que os peixes-boi estão fazendo?  
  • Como eles nadam? Onde eles vivem?
  • Eles estão no seu habitat natural?
  • Quem será que trouxe o peixe para o aquário?
  • O que eles comem?  
  • Como eles nascem?

 Obs: Lembrar que durante a aula passeio as crianças deverão fazer o registro das observações. (fotos e anotações).

Imagem do Projeto Peixe-boi No Amazonas  

Foto Pessoal - Crédito Nayde Solange

Atividade 2 - Relembrando a visita

1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram/ vídeo que assistiram.  No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre o peixe-boi. Durante a discussão, o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas sobre as curiosidades sobre o peixe-boi. Depois  da conversa, o professor deverá elaborar questões, que deverão ser pesquisadas em casa, estabelecendo uma relação entre pais e filhos.  

 Sugestões de questões: 

  • O que o peixe-boi come?
  • Como o peixe-boi nasce?
  • Por onde o peixe-boi respira?
  • Por que o peixe-boi consegue ficar muito tempo debaixo d'água?
  • Por que o peixe-boi estava dentro do aquário?
  • Será que o peixe-boi é um animal que está em extinção?
  •  Por que o peixe-boi está em extinção?  
  • Ele é mamífero?

 2º Momento: O professor deverá montar um painel com as crianças sobre as curioridades do peixe-boi e a seleção de algumas fotos da visita ou recorte de revistas/sites.

Atividade 3- Construindo uma história

1º Momento: O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que selecionem algumas fotos da visita, ou desenhem o peixe-boi em diferentes ambientes (natural/cativeiro) para construírem uma história. Para tanto, deverá questionar: Qual o nome que poderemos colocar no peixe-boi? Ele tem mãe? Tem pai? Onde ele mora? O que o peixe-boi gosta de fazer? O que ele come? Nesse momento o professor deve: Incentivar e coordenar as falas das crianças.

SUGESTÃO: Sugerimos começar a história “Era uma Vez...” e terminar “E viveram felizes para sempre”.

2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças apresentem as histórias construídas sobre o peixe-boi. Nesse momento, é muito importante a mediação do professor, para que os demais grupos respeitem as produções dos colegas, bem como, colaborando com o silêncio durante a apresentação.

Atividade 4 – Medindo o peixe-boi

1º Momento: O professor juntamente com as crianças deverão pesquisar o tamanho do peixe boi, e discutir como poderão representar o peixe-boi no tamanho real. Para tanto, o professor deverá questionar: Qual o instrumento que se utiliza para medir o tamanho das coisas/pessoas? Nesse momento o professor deverá deixar que as crianças lancem suas hipóteses, e a partir delas, pedir que realizem a medida. Por exemplo: Se uma criança disser que se pode medir com um lápis, o professor deverá solicitar que ela utilize o lápis para medir o colega, para tanto, se faz necessário solicitar que o colega encoste na parede ou se deite no chão, nesse momento o professor deverá marcar com um giz/lápis o tamanho da criança e deixar que a criança realize a medição. Ao final o professor deverá questionar quantos lápis são necessários para medir o colega. É interessante que o professor entregue um lápis maior ou menor ao que a criança utilizou como referência de medida e perguntar quantos lápis seriam necessários para medir o colega? Com estas problematizações, o professor irá possibilitar que a criança reflita sobre suas hipóteses e poderá apresentar a medida convencional criada pelo homem – o metro.

2 º Momento: O professor deverá apresentar a fita métrica para as crianças e perguntar se alguém sabe utilizar a fita para medir, entregando a fita ao grupo para que eles realizem as medições. Em seguida o professor poderá ir para um espaço livre, colocar uma cartolina na parede e solicitar que façam uma marca na altura de cada criança, depois de posse da fita métrica solicitar que registrem suas medidas, utilizando a medida convencional.

As Fotos abaixo ilustram o momento:

3 º Momento: O professor  deverá medir no chão o tamanho do peixe-boi, comparando com as medidas das crianças, em seguida deve disponibilizar no chão folhas de papel madeira conforme o tamanho estipulado do peixe-boi, e representar através do desenho a imagem do peixe-boi. Em seguida discutir com os alunos: Quantas crianças são necessárias para ter a mesma medida do peixe-boi? Depois das idéias das crianças o professor pode sugerir, por exemplo, que algumas crianças deitem em cima do desenho do peixe-boi, uma após outra, até chegarem a medida do peixe-boi.  Ao final, o professor deverá discutir com as crianças a cor do peixe boi e disponibilizar as tintas para que pintem o peixe-boi.

Recursos Complementares

Algumas cidades disponibilizam de lugares que tem  peixe-boi. O projeto peixe-boi pode ser encontrado nos sites abaixo:

http://www.amigosdopeixe-boi.org.br/  

http://www.overmundo.com.br/guia/projeto-peixe-boi   

O vídeo sobre o peixe-boi pode ser encontrado no site abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=_ICBjZyoSyg     

Avaliação

 Avaliar se as crianças:

  • Conheceram como vive o peixe-boi no seu habitat;  
  • Ampliaram os conhecimentos acerca do peixe-boi;  
  • Expressaram suas idéias oralmente;  
  • Conheceram o instrumento de medida (metro);  
  • Perceberam a dimensão do peixe-boi;
  •  Participaram das atividades com envolvimento.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.