31/05/2010
KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FON
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Atividade 1 - Conhecendo o Peixe-boi
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças sabem sobre o peixe-boi, na medida em que as crianças forem falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala suas idéias iniciais. Depois o professor deverá agendar uma visita a um local em que tenha peixe-boi, ou apresenta um DVD que retrate como vive um peixe boi na natureza e em cativeiro.
Obs.: No caso da visita ao aquário, solicitar a autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.
2º Momento: Antes de saírem para a aula de campo, ou assistirem o DVD, o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados da aula:
Durante a observação do peixe-boi, o professor deverá instigar as crianças a perceberem algumas coisas sobre o peixe-boi, como:
Obs: Lembrar que durante a aula passeio as crianças deverão fazer o registro das observações. (fotos e anotações).
Imagem do Projeto Peixe-boi No Amazonas
Foto Pessoal - Crédito Nayde Solange
Atividade 2 - Relembrando a visita
1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram/ vídeo que assistiram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e registraram sobre o peixe-boi. Durante a discussão, o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivências, registrando suas falas sobre as curiosidades sobre o peixe-boi. Depois da conversa, o professor deverá elaborar questões, que deverão ser pesquisadas em casa, estabelecendo uma relação entre pais e filhos.
Sugestões de questões:
2º Momento: O professor deverá montar um painel com as crianças sobre as curioridades do peixe-boi e a seleção de algumas fotos da visita ou recorte de revistas/sites.
Atividade 3- Construindo uma história
1º Momento: O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que selecionem algumas fotos da visita, ou desenhem o peixe-boi em diferentes ambientes (natural/cativeiro) para construírem uma história. Para tanto, deverá questionar: Qual o nome que poderemos colocar no peixe-boi? Ele tem mãe? Tem pai? Onde ele mora? O que o peixe-boi gosta de fazer? O que ele come? Nesse momento o professor deve: Incentivar e coordenar as falas das crianças.
SUGESTÃO: Sugerimos começar a história “Era uma Vez...” e terminar “E viveram felizes para sempre”.
2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças apresentem as histórias construídas sobre o peixe-boi. Nesse momento, é muito importante a mediação do professor, para que os demais grupos respeitem as produções dos colegas, bem como, colaborando com o silêncio durante a apresentação.
Atividade 4 – Medindo o peixe-boi
1º Momento: O professor juntamente com as crianças deverão pesquisar o tamanho do peixe boi, e discutir como poderão representar o peixe-boi no tamanho real. Para tanto, o professor deverá questionar: Qual o instrumento que se utiliza para medir o tamanho das coisas/pessoas? Nesse momento o professor deverá deixar que as crianças lancem suas hipóteses, e a partir delas, pedir que realizem a medida. Por exemplo: Se uma criança disser que se pode medir com um lápis, o professor deverá solicitar que ela utilize o lápis para medir o colega, para tanto, se faz necessário solicitar que o colega encoste na parede ou se deite no chão, nesse momento o professor deverá marcar com um giz/lápis o tamanho da criança e deixar que a criança realize a medição. Ao final o professor deverá questionar quantos lápis são necessários para medir o colega. É interessante que o professor entregue um lápis maior ou menor ao que a criança utilizou como referência de medida e perguntar quantos lápis seriam necessários para medir o colega? Com estas problematizações, o professor irá possibilitar que a criança reflita sobre suas hipóteses e poderá apresentar a medida convencional criada pelo homem – o metro.
2 º Momento: O professor deverá apresentar a fita métrica para as crianças e perguntar se alguém sabe utilizar a fita para medir, entregando a fita ao grupo para que eles realizem as medições. Em seguida o professor poderá ir para um espaço livre, colocar uma cartolina na parede e solicitar que façam uma marca na altura de cada criança, depois de posse da fita métrica solicitar que registrem suas medidas, utilizando a medida convencional.
As Fotos abaixo ilustram o momento:
3 º Momento: O professor deverá medir no chão o tamanho do peixe-boi, comparando com as medidas das crianças, em seguida deve disponibilizar no chão folhas de papel madeira conforme o tamanho estipulado do peixe-boi, e representar através do desenho a imagem do peixe-boi. Em seguida discutir com os alunos: Quantas crianças são necessárias para ter a mesma medida do peixe-boi? Depois das idéias das crianças o professor pode sugerir, por exemplo, que algumas crianças deitem em cima do desenho do peixe-boi, uma após outra, até chegarem a medida do peixe-boi. Ao final, o professor deverá discutir com as crianças a cor do peixe boi e disponibilizar as tintas para que pintem o peixe-boi.
Algumas cidades disponibilizam de lugares que tem peixe-boi. O projeto peixe-boi pode ser encontrado nos sites abaixo:
http://www.amigosdopeixe-boi.org.br/
http://www.overmundo.com.br/guia/projeto-peixe-boi
O vídeo sobre o peixe-boi pode ser encontrado no site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=_ICBjZyoSyg
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/05/2011
Cinco estrelasAMEI!!! ESTOU PEME SQUISANDO PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO DA FEIRA DE CONHECIMENTOS E ESSAS IDEIAS ME AJUDAR BASTANTE. PARABÉNS!!!