Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PEIXE-BOI: ANIMAL EM EXTINÇÃO

 

20/05/2010

Autor e Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  •   Conhecer e identificar as características do peixe-boi, alimentação, classe, reprodução.
  •   Conscientizar os alunos acerca da preservação do peixe-boi e sua importância para o ecossistema.
  •   Conhecer os cuidados que devemos ter para a preservação do peixe-boi;
  •   Elaborar e compartilhar os conhecimentos construídos acerca do peixe-boi através de um seminário.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os Seres Vivos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Assistir um documentário sobre o peixe boi

1º Momento: O professor deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças. Isto também possibilitará que o professor conheça o enredo do filme, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante o filme o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:

  • Onde o peixe-boi vive?
  • O que eles comem?
  •  Como eles se locomovem?
  • O peixe-boi é um peixe?

2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. Através das falas das crianças construírem um texto coletivo ou um mural com gravuras, sempre registrando as falas das crianças.

Atividade 2– Peixe-boi: animal em extinção

1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o peixe-boi:

  •  Vocês sabem o que é extinção?  
  •  Por que será que o peixe-boi está em extinção?
  • Por que o peixe-boi é importante para o meio ambiente?
  • Qual o motivo que mais tem contribuído para a extinção do peixe-boi?

          Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deve solicitar que os alunos juntamente com seus pais pesquisem sobre a preservação do peixe-boi.

2º Momento: O professor juntamente com as crianças, deverá ler o material pesquisado sobre o peixe-boi. A partir da leitura e discussão dos textos o professor poderá criar situações problemas para que as crianças reflitam sobre a importância da preservação do peixe-boi.  

 Atividade 3: Conversando com um biólogo sobre o peixe-boi.

1º  Momento: O professor deve convidar um biólogo ou uma pessoa que tenha conhecimentos sobre o peixe-boi, destacando os cuidados que devemos ter para a preservação do peixe-boi. Para enriquecer o dialogo, o biólogo deverá trazer materiais, por exemplo: revistas, cartazes, textos informativos, etc. Antes da visita, o professor deve pensar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber sobre o peixe-boi, assim no momento da entrevista as crianças já saberiam o que perguntar. No dia da visita o professor deve mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar o dialogo e colocar as respostas no mural da sala. Após a visita o professor juntamente as crianças devem elaborar um texto coletivo sobre os conhecimentos adquiridos com relação ao peixe-boi.

As fotos abaixo ilustram o momento:

 Atividade 4 - Sistematizando conhecimentos sobre o peixe-boi.

1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca do peixe boi a partir dos registros anteriores Nesse momento o professor deve:

  • Incentivar e coordenar as falas das crianças;
  • Escrever o que as crianças falam;

          Depois, o professor deve propor as crianças apresentarem um seminário em grupos sobre o que aprenderam acerca do peixe-boi. O professor deverá elaborar e construir com as crianças um seminário, iniciando pela divisão das crianças em grupos e discutindo sobre o que cada um irá falar sobre o peixe-boi, a apresentação poderá ser feita através de cartazes, fotos  e falas das crianças.

Recursos Complementares

Os documentários podem ser encontrados no site:

http://www.youtube.com/watch?v=24DOTZKSOFO&feature=related 

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram e identificaram as características do peixe-boi, alimentação, classe, reprodução.
  • Ampliaram os conhecimentos acerca da preservação do peixe-boi e sua importância para o ecossistema;
  • Conheceram os cuidados que devemos ter para a preservação do peixe-boi;
  • Elaboraram e compartilharam os conhecimentos construídos acerca do peixe-boi através de um seminário;
  • Participaram das atividades com envolvimento. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.