20/05/2010
KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
Os Seres Vivos
Atividade 1: Assistir um documentário sobre o peixe boi
1º Momento: O professor deverá assistir ao filme antes de exibi-lo às crianças. Isto também possibilitará que o professor conheça o enredo do filme, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante o filme o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
2º Momento: Ao final da exibição do documentário, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram, questionando as crianças sobre o que aprenderam. Através das falas das crianças construírem um texto coletivo ou um mural com gravuras, sempre registrando as falas das crianças.
Atividade 2– Peixe-boi: animal em extinção
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre o peixe-boi:
Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deve solicitar que os alunos juntamente com seus pais pesquisem sobre a preservação do peixe-boi.
2º Momento: O professor juntamente com as crianças, deverá ler o material pesquisado sobre o peixe-boi. A partir da leitura e discussão dos textos o professor poderá criar situações problemas para que as crianças reflitam sobre a importância da preservação do peixe-boi.
Atividade 3: Conversando com um biólogo sobre o peixe-boi.
1º Momento: O professor deve convidar um biólogo ou uma pessoa que tenha conhecimentos sobre o peixe-boi, destacando os cuidados que devemos ter para a preservação do peixe-boi. Para enriquecer o dialogo, o biólogo deverá trazer materiais, por exemplo: revistas, cartazes, textos informativos, etc. Antes da visita, o professor deve pensar com as crianças algumas questões sobre o que elas gostariam de saber sobre o peixe-boi, assim no momento da entrevista as crianças já saberiam o que perguntar. No dia da visita o professor deve mediar os questionamentos das crianças, bem como registrar o dialogo e colocar as respostas no mural da sala. Após a visita o professor juntamente as crianças devem elaborar um texto coletivo sobre os conhecimentos adquiridos com relação ao peixe-boi.
As fotos abaixo ilustram o momento:
Atividade 4 - Sistematizando conhecimentos sobre o peixe-boi.
1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar às crianças sobre o que aprenderam acerca do peixe boi a partir dos registros anteriores Nesse momento o professor deve:
Depois, o professor deve propor as crianças apresentarem um seminário em grupos sobre o que aprenderam acerca do peixe-boi. O professor deverá elaborar e construir com as crianças um seminário, iniciando pela divisão das crianças em grupos e discutindo sobre o que cada um irá falar sobre o peixe-boi, a apresentação poderá ser feita através de cartazes, fotos e falas das crianças.
Os documentários podem ser encontrados no site:
http://www.youtube.com/watch?v=24DOTZKSOFO&feature=related
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!