20/05/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios
Atividade 1 – CONHECENDO O HAMSTER
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças sabem sobre hamster, na medida em que as crianças vão falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala suas idéias iniciais. Depois o professor deverá agendar uma visita a uma loja ou local em que tenha hamster, lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.
www.saudeanimal.com.br/hamster_reproducao.htm
Atividade 2 - VISITANDO A LOJA
1º Momento: Antes de saírem para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados:
Neste momento o professor poderá organizar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelos criadores/ biólogos.
2º Momento: Durante a aula de campo solicitar que um responsável/biólogo acompanhe a turma para que todas as questões levantadas pelas crianças sejam respondidas, como:
Obs: Lembrar que durante a aula passeio as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações)
Atividade 3 - RELEMBRANDO A VISITA
O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram. No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e fazer um registro sobre o hamster através de desenho. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas.
Atividade 4 - CONSTRUINDO UM MURAL
1º Momento: Retomar com as crianças os registros de suas falas e juntamente com elas construir um mural com as fotos que foram feitas no momento da visita. Abaixo de cada foto registrar algumas das falas das crianças. Dar uma seqüência lógica entre as fotos e as falas. Depois o professor lê o que está escrito abaixo de cada foto para que as crianças percebam a seqüência dos acontecimentos.
Os conhecimentos acerca do hamster podem ser encontrados nos sites abaixo:
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!