Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MUTUM: QUE BICHO É ESTE?

 

01/06/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer e identificar o habitat, as características físicas, alimentação e a reprodução do mutum;
  • Comparar e diferenciar o mutum com outra ave(urubu).
  • Visitar um viveiro para ampliar os conhecimentos acerca do mutum;
  • Conscientizar os alunos acerca da preservação do mutum e sua importância para o ecossistema.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– UM PÁSSARO DESCONHECIDO

http://sindicatotrescoroas.com.br/ - mutum 

zoo.sorocaba.sp.gov.br/.../Mutum-poranga.jpg 

1º Momento: O professor deverá levar as crianças a Biblioteca da escola para pesquisar nos livros e enciclopédias sobre o mutum.  E/ou assistir um vídeo, indicado no site abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=j0ELtKT4aGI&feature=related 

                    Antes da visita o professor deverá juntamente com as crianças pensar sobre o que querem saber sobre o mutum e para isto, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos.

Atividade 2 – VISITANDO O MUTUM

1º  Momento: O professor deverá agendar uma visita a um viveiro ou local em que tenha mutum lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.

2º  Momento: Antes de saírem para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados:

  • O que vão observar?
  • O que querem saber?

                   Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelos criadores/ biólogos.

                  Durante a aula de campo solicitar que um responsável/biólogo acompanhe a turma para que todas as questões levantadas pelas crianças sejam respondidas, como:

  • O que os mutuns estão fazendo?
  • Onde ele vive?
  • Eles estão no seu habitat natural?
  •  Quem trouxe o mutum para este lugar?
  •  O que eles comem? Como nascem?
  • Quais são as espécies de mutuns?

Obs: Lembrar que durante a aula passeio as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações).

 Atividade 3 - RELEMBRANDO A VISITA

 1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram.

                      No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e fazer um registro sobre o mutum através de desenho. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas. A partir das falas o professor começa a construir uma história orientando as crianças para que continuem, lembrando-as que a história tem começo, meio e fim.

                     Depois o professor lê a historia e expõe junto aos desenhos das crianças no mural.   

Atividade 4 -  SEMINÁRIO SOBRE O  MUTUM E O URUBU

    

http://Mutum-pinima - portalsaofrancisco.com.br                                             http://Urubu Rei - eptv.globo.com  

 1º Momento: O professor deverá apresentar vídeos e fotos do mutum e do urubu e instigar as crianças a compararem e diferenciarem as aves.

  • O que eles têm de parecido?
  • Os dois voam?         
  • Qual é a alimentação do mutum?       
  •  E a do urubu?
  • Qual a cor de cada um?
  • O que diferencia um do outro?  

                    Durante a discussão, o professor deverá possibilitar que todos falem sobre o que observaram.

                   Todas as falas deverão ser registradas, pois a partir das descobertas sobre o mutum as crianças deverão elaborar um seminário para apresentarem aos seus pais. Para tanto deverão elaborar e produzir cartazes ilustrados com fotos.

                   A turma poderá ser dividida em duplas, as quais apresentarão seus cartazes apontando as descobertas e curiosidades sobre o mutum.  

 

Recursos Complementares

Os conhecimentos acerca do mutum podem ser encontrados nos sites abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mutum

www.sindicatotrescoroas.com.br/projeto/mutum.html 

zoo.sorocaba.sp.gov.br

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Conheceram e identificaram o habitat, as características físicas, alimentação e reprodução  do mutum;
  • Ampliaram os conhecimentos acerca da preservação do mutum e sua importância para o ecossistema;
  • Participaram das atividades com envolvimento.   
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.