01/06/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Atividade 1– UM PÁSSARO DESCONHECIDO
http://sindicatotrescoroas.com.br/ - mutum
zoo.sorocaba.sp.gov.br/.../Mutum-poranga.jpg
1º Momento: O professor deverá levar as crianças a Biblioteca da escola para pesquisar nos livros e enciclopédias sobre o mutum. E/ou assistir um vídeo, indicado no site abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=j0ELtKT4aGI&feature=related
Antes da visita o professor deverá juntamente com as crianças pensar sobre o que querem saber sobre o mutum e para isto, o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos.
Atividade 2 – VISITANDO O MUTUM
1º Momento: O professor deverá agendar uma visita a um viveiro ou local em que tenha mutum lembrando da importância da autorização dos pais para a aula de campo, bem como providenciar antecipadamente o transporte.
2º Momento: Antes de saírem para a aula de campo o professor deverá conversar com as crianças sobre alguns combinados:
Neste momento o professor poderá levantar com as crianças algumas questões que poderão ser respondidas pelos criadores/ biólogos.
Durante a aula de campo solicitar que um responsável/biólogo acompanhe a turma para que todas as questões levantadas pelas crianças sejam respondidas, como:
Obs: Lembrar que durante a aula passeio as crianças deverão fazer o registro das observações (fotos e anotações).
Atividade 3 - RELEMBRANDO A VISITA
1º Momento: O professor deverá fazer uma avaliação com as crianças sobre a visita que fizeram.
No momento da roda o professor deverá retomar o que elas observaram e fazer um registro sobre o mutum através de desenho. Durante a discussão o professor deverá instigar para que as crianças expressem seus sentimentos e suas vivencias, registrando suas falas. A partir das falas o professor começa a construir uma história orientando as crianças para que continuem, lembrando-as que a história tem começo, meio e fim.
Depois o professor lê a historia e expõe junto aos desenhos das crianças no mural.
Atividade 4 - SEMINÁRIO SOBRE O MUTUM E O URUBU
http://Mutum-pinima - portalsaofrancisco.com.br http://Urubu Rei - eptv.globo.com
1º Momento: O professor deverá apresentar vídeos e fotos do mutum e do urubu e instigar as crianças a compararem e diferenciarem as aves.
Durante a discussão, o professor deverá possibilitar que todos falem sobre o que observaram.
Todas as falas deverão ser registradas, pois a partir das descobertas sobre o mutum as crianças deverão elaborar um seminário para apresentarem aos seus pais. Para tanto deverão elaborar e produzir cartazes ilustrados com fotos.
A turma poderá ser dividida em duplas, as quais apresentarão seus cartazes apontando as descobertas e curiosidades sobre o mutum.
Os conhecimentos acerca do mutum podem ser encontrados nos sites abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mutum
www.sindicatotrescoroas.com.br/projeto/mutum.html
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!