Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO E RESIGNIFICANDO A ARARA AZUL

 

24/05/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Conhecer e identificar o habitat, as características físicas, alimentação, reprodução da arara azul;
  • Ampliar os conhecimentos acerca da arara azul;   
  • Expressar suas idéias oralmente; 
  • Conscientizar os alunos acerca da preservação da arara azul e sua importância para o ecossistema;
  • Conhecer a técnica da arte plumária para a confecção da máscara da arara azul;
  • Utilizar a criatividade durante a elaboração da obra;
  • Desenvolver habilidades de expressão;
  • Respeitar e apreciar a produção dos colegas;
  • Vivenciar brincadeiras imitando a arara azul.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As aves

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: APRECIANDO A ARARA AZUL

1º Momento: O professor deverá levar as crianças para a sala de multimídia para assistirem o documentário sobre a arara azul, antes, porém, deve explicar sobre o que vão assistir e o que deverão observar. Durante a sessão o professor deverá questionar as crianças:

 http://www.youtube.com/watch?v=dNEmQZVJVG4   

  •  Onde as araras estão?
  •  O que elas estão comendo?
  •  As araras são grandes ou pequenas
  •  Qual a cor da arara, porque ela tem esse nome?   

                                  fotos da professora Uiliete no zoológico de Recife/PE

2º Momento:  Depois de assistirem o vídeo o professor deverá retomar com os alunos o que assistiram, registrando suas falas, depois deverá solicitar que eles representem através de desenho o que mais gostaram. O professor deverá disponibilizar o material sobre as mesas: papel, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera e  hidrocor.   

Atividade 2– ARARA AZUL: ANIMAL EM EXTINÇÃO

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-azul-grande 

1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a arara azul.

  •   O que é extinção?      
  •   Por que será que a arara azul está em extinção?
  •  Nesse momento o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deverá solicitar que os alunos juntamente com seus pais pesquisem sobre a preservação da arara azul.

2º Momento: O professor juntamente com as crianças deverá ler o material pesquisado sobre a arara azul. A partir da leitura e discussão dos textos o professor deverá instigar as crianças a falarem sobre o que conheceram e descobriram sobre a arara azul e a partir daí, elaborarem um texto coletivo que deverá ser exposto no painel da sala e posteriormente ilustrado com os desenhos das crianças.   Assuntos referentes à extinção da arara azul podem ser encontrados no site abaixo:

www.saudeanimal.com.br/fauna_brasileira.htm   

 Atividade 3: CONFECCIONANDO UMA MÁSCARA COM PLUMAS E IMITANDO UMA ARARA AZUL

FOTOS DA  PROFESSORA NAYDE NUMA OFICINA DE FAZER MÁSCARAS

1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças os conhecimentos anteriores e questionar as crianças como é coberto o corpo da arara azul. Depois o professor deverá combinar com as crianças sobre a construção de uma máscara da arara azul. Para tanto o grupo deverá:

  1. Primeiramente recortar tiras finas de papel (jornal ou papel reciclado);
  2. O professor pedirá para uma criança ser o modelo para confecção da máscara, prendendo o cabelo da criança para que o mesmo não fique na testa;
  3. Em seguida emendar duas tiras de papel e circular a cabeça da criança na altura da testa, prendendo com a fita crepe;
  4. Passe outra tira por baixo do queixo colando suas extremidades na outra fita fixada na altura da testa;
  5. Passe outra tira de papel  na altura do nariz colando suas extremidades na tira que se encontra na altura da face;
  6. Com o auxilio do pincel deverão ir colando as outras tiras sobre as outras, colem até que a máscara fique dura;
  7.  Depois, com cuidado retire a máscara e deixe secar.

 Momento: Após o grupo observar a confecção da máscara, o professor deverá propor que cada grupo confeccione sua máscara, para tanto deverá dividir a sala em grupos de 6 crianças. Uma criança deverá ser o modelo e as outras com o auxilio da professora deverão colar as tiras de papel na máscara. Depois de pronta a primeira máscara, outro do grupo passa a ser o modelo, assim sucessivamente até que todos do grupo tenham sua máscara. Deixar a máscara secar por 24 horas.

 Obs: Lembrando dos cuidados que deverão ter para não passarem cola na pele e nem nos cabelos dos colegas.

 3º Momento: O professor deverá forrar as mesas com jornal e disponibilizar diversos materiais como: tinta, pincel, cola, penas coloridas, papel peso 40 e as máscaras produzidas pelos grupos. Depois deverá lembrar que antes de colar as penas o grupo deverá decidir qual a cor que irão pintar as máscaras, e só após a secagem é que poderão realizar a arte plumária colando as penas coloridas. Quando as máscaras estiverem prontas deverão colocar o elástico na máscara para que a mesma fique no rosto.

4º Momento: Sentar com as crianças na roda e combinar com elas como vai ser a brincadeira de imitar a arara azul. Perguntar para as crianças como a arara azul voa, como bate as asas. Depois cada criança pega a sua máscara e ao som de uma música com sons da natureza faz-de-conta que é uma. arara azul. A partir da leitura e discussão dos textos o professor deverá instigar as crianças a falarem sobre o que conheceram e descobriram sobre a arara azul e a partir daí, elaborarem um texto coletivo que deverá ser exposto no painel da sala e posteriormente ilustrado com os desenhos das crianças.   

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:  

  • Conheceram e identificaram o habitat, as características físicas, alimentação, reprodução e habitat da arara azul;
  • Ampliaram os conhecimentos acerca da preservação da arara azul e sua importância para o ecossistema;
  •  Expressaram suas idéias oralmente;
  • Conheceram a técnica da arte plumária para a confecção da máscara da arara azul;
  • Utilizaram a criatividade durante a elaboração da obra;
  •  Desenvolveram habilidades de expressão;
  •  Respeitaram e apreciaram a produção dos colegas;
  • Vivenciaram brincadeiras imitando a arara azul.
  • Ampliaram os conhecimentos acerca da arara azul através da construção de jogos (trilha, memória);
  •  Elaboram e participaram dos jogos a partir dos conhecimentos sobre a arara azul;
  • Refletiram sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras dos jogos.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.