24/05/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:
As aves
Atividade 1: APRECIANDO A ARARA AZUL
1º Momento: O professor deverá levar as crianças para a sala de multimídia para assistirem o documentário sobre a arara azul, antes, porém, deve explicar sobre o que vão assistir e o que deverão observar. Durante a sessão o professor deverá questionar as crianças:
http://www.youtube.com/watch?v=dNEmQZVJVG4
fotos da professora Uiliete no zoológico de Recife/PE
2º Momento: Depois de assistirem o vídeo o professor deverá retomar com os alunos o que assistiram, registrando suas falas, depois deverá solicitar que eles representem através de desenho o que mais gostaram. O professor deverá disponibilizar o material sobre as mesas: papel, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera e hidrocor.
Atividade 2– ARARA AZUL: ANIMAL EM EXTINÇÃO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-azul-grande
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a arara azul.
2º Momento: O professor juntamente com as crianças deverá ler o material pesquisado sobre a arara azul. A partir da leitura e discussão dos textos o professor deverá instigar as crianças a falarem sobre o que conheceram e descobriram sobre a arara azul e a partir daí, elaborarem um texto coletivo que deverá ser exposto no painel da sala e posteriormente ilustrado com os desenhos das crianças. Assuntos referentes à extinção da arara azul podem ser encontrados no site abaixo:
www.saudeanimal.com.br/fauna_brasileira.htm
Atividade 3: CONFECCIONANDO UMA MÁSCARA COM PLUMAS E IMITANDO UMA ARARA AZUL
FOTOS DA PROFESSORA NAYDE NUMA OFICINA DE FAZER MÁSCARAS
1º Momento: O professor deverá retomar com as crianças os conhecimentos anteriores e questionar as crianças como é coberto o corpo da arara azul. Depois o professor deverá combinar com as crianças sobre a construção de uma máscara da arara azul. Para tanto o grupo deverá:
2º Momento: Após o grupo observar a confecção da máscara, o professor deverá propor que cada grupo confeccione sua máscara, para tanto deverá dividir a sala em grupos de 6 crianças. Uma criança deverá ser o modelo e as outras com o auxilio da professora deverão colar as tiras de papel na máscara. Depois de pronta a primeira máscara, outro do grupo passa a ser o modelo, assim sucessivamente até que todos do grupo tenham sua máscara. Deixar a máscara secar por 24 horas.
Obs: Lembrando dos cuidados que deverão ter para não passarem cola na pele e nem nos cabelos dos colegas.
3º Momento: O professor deverá forrar as mesas com jornal e disponibilizar diversos materiais como: tinta, pincel, cola, penas coloridas, papel peso 40 e as máscaras produzidas pelos grupos. Depois deverá lembrar que antes de colar as penas o grupo deverá decidir qual a cor que irão pintar as máscaras, e só após a secagem é que poderão realizar a arte plumária colando as penas coloridas. Quando as máscaras estiverem prontas deverão colocar o elástico na máscara para que a mesma fique no rosto.
4º Momento: Sentar com as crianças na roda e combinar com elas como vai ser a brincadeira de imitar a arara azul. Perguntar para as crianças como a arara azul voa, como bate as asas. Depois cada criança pega a sua máscara e ao som de uma música com sons da natureza faz-de-conta que é uma. arara azul. A partir da leitura e discussão dos textos o professor deverá instigar as crianças a falarem sobre o que conheceram e descobriram sobre a arara azul e a partir daí, elaborarem um texto coletivo que deverá ser exposto no painel da sala e posteriormente ilustrado com os desenhos das crianças.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-azul-grande
http://www.projetoararaazul.org.br/Arara/
http://www.youtube.com/watch?v=dNEmQZVJVG4
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!